Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marília Pinto de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Toledo, Cinthia Torres, Oliveira, Ivana Gonçalves de, Modesto, Ângela Esteves, Neto, Claudio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre as atuais configurações de gênero no trabalho docente no ensino fundamental 1, que foi historicamente associado a uma feminilidade e a práticas de cuidado. Contudo, as formas de gestão empresarial, difundidas na administração pública brasileira desde o final da década de 1990, têm colocado em questão esse modelo, ao exigirem dos educadores e educadoras posturas baseadas não apenas na lógica de mercado, mas também em valores que se considera como relativos a um tipo de masculinidade, como individualismo, competitividade, foco na ascensão na carreira e em recompensas monetárias. Para investigar se esses movimentos levaram ao apagamento dos traços históricos de feminilidade associados ao trabalho das professoras do fundamental 1, foi feito um estudo qualitativo na rede pública estadual de SP, que indicou a permanência de referências a uma feminilidade, porém ressignificadas e contraditoriamente integradas às novas políticas gerencialistas.
id UFMG-5_1232d32e3043ba8b937ba9902b564250
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21344
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professorastrabalho docente – gênero – ensino fundamental 1 – gerencialismo – cuidadoO artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre as atuais configurações de gênero no trabalho docente no ensino fundamental 1, que foi historicamente associado a uma feminilidade e a práticas de cuidado. Contudo, as formas de gestão empresarial, difundidas na administração pública brasileira desde o final da década de 1990, têm colocado em questão esse modelo, ao exigirem dos educadores e educadoras posturas baseadas não apenas na lógica de mercado, mas também em valores que se considera como relativos a um tipo de masculinidade, como individualismo, competitividade, foco na ascensão na carreira e em recompensas monetárias. Para investigar se esses movimentos levaram ao apagamento dos traços históricos de feminilidade associados ao trabalho das professoras do fundamental 1, foi feito um estudo qualitativo na rede pública estadual de SP, que indicou a permanência de referências a uma feminilidade, porém ressignificadas e contraditoriamente integradas às novas políticas gerencialistas.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenttext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17321https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17322https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17323Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marília Pinto deToledo, Cinthia TorresOliveira, Ivana Gonçalves deModesto, Ângela EstevesNeto, Claudio da Silva2023-05-30T13:26:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21344Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:26:03Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
title Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
spellingShingle Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
Carvalho, Marília Pinto de
trabalho docente – gênero – ensino fundamental 1 – gerencialismo – cuidado
title_short Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
title_full Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
title_fullStr Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
title_full_unstemmed Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
title_sort Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
author Carvalho, Marília Pinto de
author_facet Carvalho, Marília Pinto de
Toledo, Cinthia Torres
Oliveira, Ivana Gonçalves de
Modesto, Ângela Esteves
Neto, Claudio da Silva
author_role author
author2 Toledo, Cinthia Torres
Oliveira, Ivana Gonçalves de
Modesto, Ângela Esteves
Neto, Claudio da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marília Pinto de
Toledo, Cinthia Torres
Oliveira, Ivana Gonçalves de
Modesto, Ângela Esteves
Neto, Claudio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente – gênero – ensino fundamental 1 – gerencialismo – cuidado
topic trabalho docente – gênero – ensino fundamental 1 – gerencialismo – cuidado
description O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre as atuais configurações de gênero no trabalho docente no ensino fundamental 1, que foi historicamente associado a uma feminilidade e a práticas de cuidado. Contudo, as formas de gestão empresarial, difundidas na administração pública brasileira desde o final da década de 1990, têm colocado em questão esse modelo, ao exigirem dos educadores e educadoras posturas baseadas não apenas na lógica de mercado, mas também em valores que se considera como relativos a um tipo de masculinidade, como individualismo, competitividade, foco na ascensão na carreira e em recompensas monetárias. Para investigar se esses movimentos levaram ao apagamento dos traços históricos de feminilidade associados ao trabalho das professoras do fundamental 1, foi feito um estudo qualitativo na rede pública estadual de SP, que indicou a permanência de referências a uma feminilidade, porém ressignificadas e contraditoriamente integradas às novas políticas gerencialistas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17321
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17322
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21344/17323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122459197440