“ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Jeane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Meyer, Dagmar Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131
Resumo: Este artigo se desdobra de uma pesquisa, ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, analisadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, aqui exploramos alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e refletimos sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.
id UFMG-5_1323d8a7121752258e05c6796ca69472
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21131
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃOJuventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.Este artigo se desdobra de uma pesquisa, ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, analisadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, aqui exploramos alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e refletimos sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131/17020Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFélix, JeaneMeyer, Dagmar Estermann2023-05-29T14:45:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21131Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:45:24Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
title “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
spellingShingle “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
Félix, Jeane
Juventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.
title_short “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
title_full “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
title_fullStr “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
title_sort “ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO
author Félix, Jeane
author_facet Félix, Jeane
Meyer, Dagmar Estermann
author_role author
author2 Meyer, Dagmar Estermann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Jeane
Meyer, Dagmar Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.
topic Juventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.
description Este artigo se desdobra de uma pesquisa, ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, analisadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, aqui exploramos alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e refletimos sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131/17020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121266966528