Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240 |
Resumo: | O texto busca analisar a construção social da excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede em 1956 e a criação de sedes anexas(para ampliação do acesso à instituição) e o fim do regime democrático em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição. Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e professores daquele período, busca-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição Verifica-se a produção de uma memória coletiva de distinção da instituição, corpo docente e discente, definidora da identidade e trajetória na vida adulta dos alunos |
id |
UFMG-5_26bc52cc09bb5ced9becb471073a97cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21240 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964)educação - secundária- história- excelênciaO texto busca analisar a construção social da excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede em 1956 e a criação de sedes anexas(para ampliação do acesso à instituição) e o fim do regime democrático em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição. Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e professores daquele período, busca-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição Verifica-se a produção de uma memória coletiva de distinção da instituição, corpo docente e discente, definidora da identidade e trajetória na vida adulta dos alunos Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240/30453Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessteixeira, aleluia HeringerGouvêa, Maria Cristina Soares2023-05-30T13:18:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21240Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:18:47Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
title |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
spellingShingle |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) teixeira, aleluia Heringer educação - secundária- história- excelência |
title_short |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
title_full |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
title_fullStr |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
title_full_unstemmed |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
title_sort |
Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964) |
author |
teixeira, aleluia Heringer |
author_facet |
teixeira, aleluia Heringer Gouvêa, Maria Cristina Soares |
author_role |
author |
author2 |
Gouvêa, Maria Cristina Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
teixeira, aleluia Heringer Gouvêa, Maria Cristina Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação - secundária- história- excelência |
topic |
educação - secundária- história- excelência |
description |
O texto busca analisar a construção social da excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede em 1956 e a criação de sedes anexas(para ampliação do acesso à instituição) e o fim do regime democrático em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição. Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e professores daquele período, busca-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição Verifica-se a produção de uma memória coletiva de distinção da instituição, corpo docente e discente, definidora da identidade e trajetória na vida adulta dos alunos |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240/30453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1788989882794770432 |