ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Kelly Ambrosio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Enumo, Sônia Regina Fiorim, Paula, Kely Maria Pereira de, Batista, Elisa Pozzatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149
Resumo: O estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Foram mantidos os 19 artigos empíricos sobre o tema e disponíveis integralmente. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações ao trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.
id UFMG-5_5330b0e523102e9b48d9ad055ca0d6b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21149
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURAEstresseRevisão de LiteraturaProfessoresO estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Foram mantidos os 19 artigos empíricos sobre o tema e disponíveis integralmente. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações ao trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17039https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17040https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17041https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17042https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17043Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Kelly AmbrosioEnumo, Sônia Regina FiorimPaula, Kely Maria Pereira deBatista, Elisa Pozzatto2023-05-29T15:53:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21149Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:24Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
title ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
spellingShingle ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
Silveira, Kelly Ambrosio
Estresse
Revisão de Literatura
Professores
title_short ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
title_full ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
title_fullStr ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
title_full_unstemmed ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
title_sort ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
author Silveira, Kelly Ambrosio
author_facet Silveira, Kelly Ambrosio
Enumo, Sônia Regina Fiorim
Paula, Kely Maria Pereira de
Batista, Elisa Pozzatto
author_role author
author2 Enumo, Sônia Regina Fiorim
Paula, Kely Maria Pereira de
Batista, Elisa Pozzatto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Kelly Ambrosio
Enumo, Sônia Regina Fiorim
Paula, Kely Maria Pereira de
Batista, Elisa Pozzatto
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Revisão de Literatura
Professores
topic Estresse
Revisão de Literatura
Professores
description O estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Foram mantidos os 19 artigos empíricos sobre o tema e disponíveis integralmente. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações ao trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17039
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17040
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17041
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17042
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149/17043
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1788989882359611392