Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pedro Marcos Roma de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Porto, Geciane Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21236
Resumo: Foram analisadas publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases do Web of Science, Proquest, Scielo e portal periódicos CAPES, os resultados da revisão da literatura colocam o Brasil como sendo o possível agente de fronteira neste campo investigativo. Apesar das amostras com organizações universitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, resultados estes nos quais a variável tempo de carreira docente emerge como principal fator explicativo à transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica e tecnológica. Nesta revisão observa-se que quanto ao marco teórico todos os estudos, sem exceções, convergem para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento e nesta revisão crítica apresenta-se questionamentos sobre os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral, entretanto também há uma visão otimista e promissora acerca deste campo de investigação.
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