JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Liane Castro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426
Resumo: O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa a investigar práticas alfabetizadoras que circulam em escolas da rede municipal de Salvador quanto ao uso de jogos voltados à apropriação da língua escrita. A metodologia qualitativa, de perspectiva colaborativa, propõe o levantamento de acervos, práticas e discursos envolvendo jogos e outros materiais para a alfabetização, bem como uma intervenção junto a escolas, visando a construir conhecimentos partilhados sobre esses recursos, articulando função lúdica e função didática. Resultados da primeira fase da pesquisa, a partir de entrevistas e observação, revelam que as professoras reconhecem o valor dos jogos na alfabetização, mas sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento indica que esse uso é incipiente, sendo muitas as justificativas dadas para essa ausência. Os resultados sugerem que é preciso investir, na formação docente, em ações para fortalecer estratégias didáticas que abordam o ensino da escrita de modo reflexivo, não mecânico.
id UFMG-5_f69060fb1144811d0fca7350e161fe97
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21426
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORASAlfabetizaçãoJogosRecursos didáticos.O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa a investigar práticas alfabetizadoras que circulam em escolas da rede municipal de Salvador quanto ao uso de jogos voltados à apropriação da língua escrita. A metodologia qualitativa, de perspectiva colaborativa, propõe o levantamento de acervos, práticas e discursos envolvendo jogos e outros materiais para a alfabetização, bem como uma intervenção junto a escolas, visando a construir conhecimentos partilhados sobre esses recursos, articulando função lúdica e função didática. Resultados da primeira fase da pesquisa, a partir de entrevistas e observação, revelam que as professoras reconhecem o valor dos jogos na alfabetização, mas sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento indica que esse uso é incipiente, sendo muitas as justificativas dadas para essa ausência. Os resultados sugerem que é preciso investir, na formação docente, em ações para fortalecer estratégias didáticas que abordam o ensino da escrita de modo reflexivo, não mecânico.Educação em Revista 2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426/26161Copyright (c) 2020 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Liane Castro de2023-05-29T12:50:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21426Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:50:25Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
title JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
spellingShingle JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
Araujo, Liane Castro de
Alfabetização
Jogos
Recursos didáticos.
title_short JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
title_full JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
title_fullStr JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
title_full_unstemmed JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
title_sort JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS
author Araujo, Liane Castro de
author_facet Araujo, Liane Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Liane Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Jogos
Recursos didáticos.
topic Alfabetização
Jogos
Recursos didáticos.
description O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa a investigar práticas alfabetizadoras que circulam em escolas da rede municipal de Salvador quanto ao uso de jogos voltados à apropriação da língua escrita. A metodologia qualitativa, de perspectiva colaborativa, propõe o levantamento de acervos, práticas e discursos envolvendo jogos e outros materiais para a alfabetização, bem como uma intervenção junto a escolas, visando a construir conhecimentos partilhados sobre esses recursos, articulando função lúdica e função didática. Resultados da primeira fase da pesquisa, a partir de entrevistas e observação, revelam que as professoras reconhecem o valor dos jogos na alfabetização, mas sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento indica que esse uso é incipiente, sendo muitas as justificativas dadas para essa ausência. Os resultados sugerem que é preciso investir, na formação docente, em ações para fortalecer estratégias didáticas que abordam o ensino da escrita de modo reflexivo, não mecânico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21426/26161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 36 n. 1 (2020): Dossiê: Alfabetização e Letramento no Campo Educacional
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122464440320