A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900 |
Resumo: | RESUMO: A produção escrita de resumos de trabalhos científicos integra práticas de letramento complexas e diversificadas, das quais os estudantes são chamados a participar desde a graduação universitária. Neste estudo, sob a perspectiva dos estudos de letramento e de teorias de gênero aplicadas à escrita acadêmica, analisamos 32 exemplares de resumos, observando sua configuração retórica como um dos elementos indicadores dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Observações adicionais sobre os letramentos acadêmicos dos autores foram construídas a partir da aplicação de um questionário enviado por e-mail. Os resultados sugerem certa flexibilidade tanto da parte dos alunos como dos participantes experimentados da comunidade discursiva em lidar com as convenções que regem a construção do resumo acadêmico.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica.ABSTRACT: The writing of scientific works’ abstracts integrates complex and diversified literacy practices, in which students are invited to participate since their undergraduate courses. In this study, from the perspective of literacy studies and genre theories applied to academic writing, we analyzed 32 exemplars of abstracts, observing their rhetorical configuration as one of the indicators of undergraduate students’ academic literacies. Additional observations on the authors’ academic literacies were constructed through a questionnaire sent to them by email. The results suggest a certain flexibility both on the part of the students and of the experienced participants of the discourse community in dealing with the conventions that govern the construction of the academic abstracts.KEYWORDS: academic literacies; abstracts; rhetorical organization. |
id |
UFMG-7_645f7a3bd2b48113dab4cf59d220f409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16900 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literaciesletramentos acadêmicos; resumos; organização retórica; academic literacies; abstracts; rhetorical organization.RESUMO: A produção escrita de resumos de trabalhos científicos integra práticas de letramento complexas e diversificadas, das quais os estudantes são chamados a participar desde a graduação universitária. Neste estudo, sob a perspectiva dos estudos de letramento e de teorias de gênero aplicadas à escrita acadêmica, analisamos 32 exemplares de resumos, observando sua configuração retórica como um dos elementos indicadores dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Observações adicionais sobre os letramentos acadêmicos dos autores foram construídas a partir da aplicação de um questionário enviado por e-mail. Os resultados sugerem certa flexibilidade tanto da parte dos alunos como dos participantes experimentados da comunidade discursiva em lidar com as convenções que regem a construção do resumo acadêmico.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica.ABSTRACT: The writing of scientific works’ abstracts integrates complex and diversified literacy practices, in which students are invited to participate since their undergraduate courses. In this study, from the perspective of literacy studies and genre theories applied to academic writing, we analyzed 32 exemplars of abstracts, observing their rhetorical configuration as one of the indicators of undergraduate students’ academic literacies. Additional observations on the authors’ academic literacies were constructed through a questionnaire sent to them by email. The results suggest a certain flexibility both on the part of the students and of the experienced participants of the discourse community in dealing with the conventions that govern the construction of the academic abstracts.KEYWORDS: academic literacies; abstracts; rhetorical organization.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqMelo, Bárbara Olímpia Ramos deBezerra, Benedito Gomes2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900/1125614039http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16900/2710/*ref*/ARAÚJO, A. D. Uma análise da organização discursiva de resumos na área de educação. Revista do GELNE, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 26-30, 1999. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003./*ref*/BARTHOLOMAE, D. Inventing the University. In: ROSE, M. (ed.). When a Writer Can’t Write: Studies in Writer’s Block and Others Composing Process Problems. New York: Guilford Press, 1985. p. 273-285./*ref*/BAWARSHI, A.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013./*ref*/BAZERMAN, C. A vida do gênero, a vida na sala de aula. In: ______. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 23-34./*ref*/BERKENKOTTER, C.; HUCKIN, T. N. Genre Knowledge in Disciplinary Communication: Cognition, Culture, Power. Hillsdale: LEA, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/358302/*ref*/BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017./*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-150104-1014/*ref*/BEZERRA, B. G. Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 443-461, 2012a. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000300002/*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012b. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p247/*ref*/BEZERRA, B. G. Colônia de gêneros: o conceito e seu potencial analítico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2007, Tubarão, SC. Anais [...] Tubarão, SC: Unisul, 2007. p. 715-728./*ref*/BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O. Gêneros acadêmicos e processos de letramento no ensino superior. In: PEREIRA, R. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2018. p. 173-205./*ref*/BHATIA, V. K. Análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009. p. 159-195./*ref*/BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: A Genre-Based View. London: Continuum, 2004./*ref*/BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva na comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-75./*ref*/BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2003./*ref*/GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1992./*ref*/GILTROW, J. Meta-genre. In: COE, R.; LINGARD, L.; TESLENKO, T. (ed.). The Rhetoric and Ideology of Genre. Cresskill: Hampton Press, 2002. p. 187-205./*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, Oxfordshire, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11/*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. Student Writing in Higher Education: An Academic Literacies Approach. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364/*ref*/MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: ______. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial; Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 21-44./*ref*/OLIVEIRA, J. H. P. de. Análise de gênero em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017./*ref*/PIMENTEL, R. L. Um estudo sobre hibridização e agrupamento de gêneros no Facebook. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B. V.; DONAHUE, T. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing across the Curriculum”: Approaches across Countries and Contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (ed.). Genre in a Changing World. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; West Lafayette: Parlor, 2009. p. 395-423. DOI: https://doi.org/10.37514/PER-B.2009.2324.2.20/*ref*/STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014./*ref*/STREET, B. V. Eventos de letramento e práticas de letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92./*ref*/STREET, B. V. Os novos estudos sobre letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 33-53./*ref*/SWALES, J. M. Research Genres: Exploration and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524827/*ref*/SWALES, J. M. Genre Analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990./*ref*/SWALES, J. M. Occluded Genres in the Academy: The Case of the Submission Letter. In: VENTOLA, E.; MAURANEN, A. (ed.). Academic Writing: Intercultural e Textual Issues. Amsterdam: John Benjamins, 1996. p. 45-58. DOI: https://doi.org/10.1075/pbns.41.06swa/*ref*/SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.309332Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T17:59:45Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16900Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-03-29T17:59:45Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
title |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
spellingShingle |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies Melo, Bárbara Olímpia Ramos de letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica; academic literacies; abstracts; rhetorical organization. |
title_short |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
title_full |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
title_fullStr |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
title_full_unstemmed |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
title_sort |
A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies |
author |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
author_facet |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Bezerra, Benedito Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Benedito Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Bezerra, Benedito Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica; academic literacies; abstracts; rhetorical organization. |
topic |
letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica; academic literacies; abstracts; rhetorical organization. |
description |
RESUMO: A produção escrita de resumos de trabalhos científicos integra práticas de letramento complexas e diversificadas, das quais os estudantes são chamados a participar desde a graduação universitária. Neste estudo, sob a perspectiva dos estudos de letramento e de teorias de gênero aplicadas à escrita acadêmica, analisamos 32 exemplares de resumos, observando sua configuração retórica como um dos elementos indicadores dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Observações adicionais sobre os letramentos acadêmicos dos autores foram construídas a partir da aplicação de um questionário enviado por e-mail. Os resultados sugerem certa flexibilidade tanto da parte dos alunos como dos participantes experimentados da comunidade discursiva em lidar com as convenções que regem a construção do resumo acadêmico.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica.ABSTRACT: The writing of scientific works’ abstracts integrates complex and diversified literacy practices, in which students are invited to participate since their undergraduate courses. In this study, from the perspective of literacy studies and genre theories applied to academic writing, we analyzed 32 exemplars of abstracts, observing their rhetorical configuration as one of the indicators of undergraduate students’ academic literacies. Additional observations on the authors’ academic literacies were constructed through a questionnaire sent to them by email. The results suggest a certain flexibility both on the part of the students and of the experienced participants of the discourse community in dealing with the conventions that govern the construction of the academic abstracts.KEYWORDS: academic literacies; abstracts; rhetorical organization. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900/1125614039 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16900/2710 /*ref*/ARAÚJO, A. D. Uma análise da organização discursiva de resumos na área de educação. Revista do GELNE, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 26-30, 1999. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. /*ref*/BARTHOLOMAE, D. Inventing the University. In: ROSE, M. (ed.). When a Writer Can’t Write: Studies in Writer’s Block and Others Composing Process Problems. New York: Guilford Press, 1985. p. 273-285. /*ref*/BAWARSHI, A.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. /*ref*/BAZERMAN, C. A vida do gênero, a vida na sala de aula. In: ______. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 23-34. /*ref*/BERKENKOTTER, C.; HUCKIN, T. N. Genre Knowledge in Disciplinary Communication: Cognition, Culture, Power. Hillsdale: LEA, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/358302 /*ref*/BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. /*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-150104-1014 /*ref*/BEZERRA, B. G. Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 443-461, 2012a. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000300002 /*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012b. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p247 /*ref*/BEZERRA, B. G. Colônia de gêneros: o conceito e seu potencial analítico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2007, Tubarão, SC. Anais [...] Tubarão, SC: Unisul, 2007. p. 715-728. /*ref*/BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O. Gêneros acadêmicos e processos de letramento no ensino superior. In: PEREIRA, R. C. M. (org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2018. p. 173-205. /*ref*/BHATIA, V. K. Análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009. p. 159-195. /*ref*/BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: A Genre-Based View. London: Continuum, 2004. /*ref*/BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva na comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-75. /*ref*/BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2003. /*ref*/GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1992. /*ref*/GILTROW, J. Meta-genre. In: COE, R.; LINGARD, L.; TESLENKO, T. (ed.). The Rhetoric and Ideology of Genre. Cresskill: Hampton Press, 2002. p. 187-205. /*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, Oxfordshire, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4504_11 /*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. Student Writing in Higher Education: An Academic Literacies Approach. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364 /*ref*/MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: ______. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial; Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 21-44. /*ref*/OLIVEIRA, J. H. P. de. Análise de gênero em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017. /*ref*/PIMENTEL, R. L. Um estudo sobre hibridização e agrupamento de gêneros no Facebook. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. /*ref*/RUSSELL, D. R.; LEA, M.; PARKER, J.; STREET, B. V.; DONAHUE, T. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing across the Curriculum”: Approaches across Countries and Contexts. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (ed.). Genre in a Changing World. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; West Lafayette: Parlor, 2009. p. 395-423. DOI: https://doi.org/10.37514/PER-B.2009.2324.2.20 /*ref*/STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. /*ref*/STREET, B. V. Eventos de letramento e práticas de letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92. /*ref*/STREET, B. V. Os novos estudos sobre letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 33-53. /*ref*/SWALES, J. M. Research Genres: Exploration and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524827 /*ref*/SWALES, J. M. Genre Analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. /*ref*/SWALES, J. M. Occluded Genres in the Academy: The Case of the Submission Letter. In: VENTOLA, E.; MAURANEN, A. (ed.). Academic Writing: Intercultural e Textual Issues. Amsterdam: John Benjamins, 1996. p. 45-58. DOI: https://doi.org/10.1075/pbns.41.06swa /*ref*/SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.309332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1788989873230708736 |