A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação / The Writing of Abstracts in the Framework of Undergraduate Students’ Academic Literacies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Benedito Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16900
Resumo: RESUMO: A produção escrita de resumos de trabalhos científicos integra práticas de letramento complexas e diversificadas, das quais os estudantes são chamados a participar desde a graduação universitária. Neste estudo, sob a perspectiva dos estudos de letramento e de teorias de gênero aplicadas à escrita acadêmica, analisamos 32 exemplares de resumos, observando sua configuração retórica como um dos elementos indicadores dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Observações adicionais sobre os letramentos acadêmicos dos autores foram construídas a partir da aplicação de um questionário enviado por e-mail. Os resultados sugerem certa flexibilidade tanto da parte dos alunos como dos participantes experimentados da comunidade discursiva em lidar com as convenções que regem a construção do resumo acadêmico.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; resumos; organização retórica.ABSTRACT: The writing of scientific works’ abstracts integrates complex and diversified literacy practices, in which students are invited to participate since their undergraduate courses. In this study, from the perspective of literacy studies and genre theories applied to academic writing, we analyzed 32 exemplars of abstracts, observing their rhetorical configuration as one of the indicators of undergraduate students’ academic literacies. Additional observations on the authors’ academic literacies were constructed through a questionnaire sent to them by email. The results suggest a certain flexibility both on the part of the students and of the experienced participants of the discourse community in dealing with the conventions that govern the construction of the academic abstracts.KEYWORDS: academic literacies; abstracts; rhetorical organization.