O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962 |
Resumo: | Este artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo de letramento, bem como sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (2014[1998]) e sobre a noção de prática institucional do mistério apresentada por Lillis (1999) e Lillis e Scott, (2007). Para a discussão, foram trazidos dois trechos de artigos de opinião publicados no Boletim, publicação interna à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre as políticas de ação afirmativa e letramentos acadêmicos. |
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O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no BrasilLetramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade públicaEste artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo de letramento, bem como sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (2014[1998]) e sobre a noção de prática institucional do mistério apresentada por Lillis (1999) e Lillis e Scott, (2007). Para a discussão, foram trazidos dois trechos de artigos de opinião publicados no Boletim, publicação interna à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre as políticas de ação afirmativa e letramentos acadêmicos. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Juliana Silva2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962/1125612162http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12962/1839Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12962Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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