O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962
Resumo: Este artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo de letramento, bem como sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (2014[1998]) e sobre a noção de prática institucional do mistério apresentada por Lillis (1999) e Lillis e Scott, (2007). Para a discussão, foram trazidos dois trechos de artigos de opinião publicados no Boletim, publicação interna à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre as políticas de ação afirmativa e letramentos acadêmicos.  
id UFMG-7_7ecc0ba5566dac8a64298a34f0d4aa3d
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12962
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no BrasilLetramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade públicaEste artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo de letramento, bem como sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (2014[1998]) e sobre a noção de prática institucional do mistério apresentada por Lillis (1999) e Lillis e Scott, (2007). Para a discussão, foram trazidos dois trechos de artigos de opinião publicados no Boletim, publicação interna à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre as políticas de ação afirmativa e letramentos acadêmicos.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Juliana Silva2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962/1125612162http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12962/1839Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12962Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
title O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
spellingShingle O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
Santos, Juliana Silva
Letramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade pública
title_short O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
title_full O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
title_fullStr O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
title_sort O discurso sobre cotas raciais antes da Lei 12.711/12: letramentos acadêmicos e perspectivas para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil
author Santos, Juliana Silva
author_facet Santos, Juliana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade pública
topic Letramentos; letramentos acadêmicos; cotas raciais; universidade pública
description Este artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo de letramento, bem como sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (2014[1998]) e sobre a noção de prática institucional do mistério apresentada por Lillis (1999) e Lillis e Scott, (2007). Para a discussão, foram trazidos dois trechos de artigos de opinião publicados no Boletim, publicação interna à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre as políticas de ação afirmativa e letramentos acadêmicos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12962/1125612162
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12962/1839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1788989874796232704