Caindo na rede, caindo na real: Em busca do inédito viável no mundo em (pós)pandemia/ Falling in the (inter)net, getting real: In search of the unknown viable in a (post)pandemic world

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Cláudia Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scheifer, Camila Lawson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17903
Resumo: RESUMO: Neste texto, propomos uma reflexão teórico-prática acerca dos desafios impostos pelo ensino remoto online num mundo em pandemia, a partir do que identificamos como rupturas tecnológica, espaciotemporal e epistemológica que surgem quando transpomos o universo físico da sala de aula para o ambiente virtual. Nosso intuito, partindo desta reflexão, é pensar caminhos para a construção de um inédito viável no campo da educação linguística que aponte para uma outra e alternativa escola.  PALAVRAS-CHAVE: educação linguística, pandemia, ruptura, inédito viável, escola.ABSTRACT: In this paper, we propose a theoretical-practical reflection on the challenges imposed by online remote education in a pandemic world, from what we identify as technological, spatiotemporal and epistemological disruptions that arise when we transpose the physical universe of the classroom to the virtual environment. Based on this reflection, our goal is to think of ways of building an unknown viable in the field of language education that points to an alternative school. KEYWORDS: language education, pandemic, disruption, unknown viable, school.
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Nosso intuito, partindo desta reflexão, é pensar caminhos para a construção de um inédito viável no campo da educação linguística que aponte para uma outra e alternativa escola.  PALAVRAS-CHAVE: educação linguística, pandemia, ruptura, inédito viável, escola.ABSTRACT: In this paper, we propose a theoretical-practical reflection on the challenges imposed by online remote education in a pandemic world, from what we identify as technological, spatiotemporal and epistemological disruptions that arise when we transpose the physical universe of the classroom to the virtual environment. Based on this reflection, our goal is to think of ways of building an unknown viable in the field of language education that points to an alternative school. KEYWORDS: language education, pandemic, disruption, unknown viable, school.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisAlmeida, Ana Cláudia Pereira deScheifer, Camila Lawson2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17903Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17903/2893http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17903/2894/*ref*/BUZATO, M. 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