Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug,F.D.M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tillmann,M.T., Piñeiro,M.B.C., Mendes,C.B.M., Capella,S.O., Bruhn,F.R.P., Nobre,M.O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601723
Resumo: RESUMO O objetivo do presente estudo foi avaliar o questionário observacional e os testes de reatividade como forma de triagem e diagnóstico da disfunção cognitiva em cães idosos. Foram estudados 10 cães acima de sete anos, que apresentavam queixas comportamentais. Foi utilizado questionário que abordava questões comportamentais, como desorientação, atividade, interação socioambiental, alterações no padrão do sono e casa-sujidade. As respostas foram convertidas em pontuações, cujo somatório classificou o cão com disfunção cognitiva canina (DCC), ou borderline (BL), ou sem alterações comportamentais (SAC). Logo depois, foram realizados, em todos os cães, os seguintes testes cognitivos: open field, curiosidade, interação com humano e com espelho. Pela avaliação do questionário, foi determinado que dois cães tinham DCC, três eram BL, cinco eram SAC. Os cães classificados com DCC tinham idade superior aos demais e apresentaram alterações em todos os testes de reatividade, enquanto os cães BL apresentaram alterações em dois testes de reatividade e os SAC não apresentaram alterações. Conclui-se que, com o aumento da expectativa de vida canina, o questionário observacional foi um instrumento de triagem para a identificação dos cães classificados com DCC, BL e SAC, e os testes de reatividade como um método inovador para identificar o verdadeiro estado cognitivo dos pacientes idosos.
id UFMG-8_1e3a76d96c9b57c25dfac894b829d97c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352018000601723
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva caninasenilidadedéficit cognitivoopen fieldcuriosidadeinteração com humanoRESUMO O objetivo do presente estudo foi avaliar o questionário observacional e os testes de reatividade como forma de triagem e diagnóstico da disfunção cognitiva em cães idosos. Foram estudados 10 cães acima de sete anos, que apresentavam queixas comportamentais. Foi utilizado questionário que abordava questões comportamentais, como desorientação, atividade, interação socioambiental, alterações no padrão do sono e casa-sujidade. As respostas foram convertidas em pontuações, cujo somatório classificou o cão com disfunção cognitiva canina (DCC), ou borderline (BL), ou sem alterações comportamentais (SAC). Logo depois, foram realizados, em todos os cães, os seguintes testes cognitivos: open field, curiosidade, interação com humano e com espelho. Pela avaliação do questionário, foi determinado que dois cães tinham DCC, três eram BL, cinco eram SAC. Os cães classificados com DCC tinham idade superior aos demais e apresentaram alterações em todos os testes de reatividade, enquanto os cães BL apresentaram alterações em dois testes de reatividade e os SAC não apresentaram alterações. Conclui-se que, com o aumento da expectativa de vida canina, o questionário observacional foi um instrumento de triagem para a identificação dos cães classificados com DCC, BL e SAC, e os testes de reatividade como um método inovador para identificar o verdadeiro estado cognitivo dos pacientes idosos.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601723Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.6 2018reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-10184info:eu-repo/semantics/openAccessKrug,F.D.M.Tillmann,M.T.Piñeiro,M.B.C.Mendes,C.B.M.Capella,S.O.Bruhn,F.R.P.Nobre,M.O.por2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352018000601723Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-12-10T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
title Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
spellingShingle Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
Krug,F.D.M.
senilidade
déficit cognitivo
open field
curiosidade
interação com humano
title_short Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
title_full Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
title_fullStr Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
title_full_unstemmed Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
title_sort Avaliação diagnóstica na síndrome disfunção cognitiva canina
author Krug,F.D.M.
author_facet Krug,F.D.M.
Tillmann,M.T.
Piñeiro,M.B.C.
Mendes,C.B.M.
Capella,S.O.
Bruhn,F.R.P.
Nobre,M.O.
author_role author
author2 Tillmann,M.T.
Piñeiro,M.B.C.
Mendes,C.B.M.
Capella,S.O.
Bruhn,F.R.P.
Nobre,M.O.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug,F.D.M.
Tillmann,M.T.
Piñeiro,M.B.C.
Mendes,C.B.M.
Capella,S.O.
Bruhn,F.R.P.
Nobre,M.O.
dc.subject.por.fl_str_mv senilidade
déficit cognitivo
open field
curiosidade
interação com humano
topic senilidade
déficit cognitivo
open field
curiosidade
interação com humano
description RESUMO O objetivo do presente estudo foi avaliar o questionário observacional e os testes de reatividade como forma de triagem e diagnóstico da disfunção cognitiva em cães idosos. Foram estudados 10 cães acima de sete anos, que apresentavam queixas comportamentais. Foi utilizado questionário que abordava questões comportamentais, como desorientação, atividade, interação socioambiental, alterações no padrão do sono e casa-sujidade. As respostas foram convertidas em pontuações, cujo somatório classificou o cão com disfunção cognitiva canina (DCC), ou borderline (BL), ou sem alterações comportamentais (SAC). Logo depois, foram realizados, em todos os cães, os seguintes testes cognitivos: open field, curiosidade, interação com humano e com espelho. Pela avaliação do questionário, foi determinado que dois cães tinham DCC, três eram BL, cinco eram SAC. Os cães classificados com DCC tinham idade superior aos demais e apresentaram alterações em todos os testes de reatividade, enquanto os cães BL apresentaram alterações em dois testes de reatividade e os SAC não apresentaram alterações. Conclui-se que, com o aumento da expectativa de vida canina, o questionário observacional foi um instrumento de triagem para a identificação dos cães classificados com DCC, BL e SAC, e os testes de reatividade como um método inovador para identificar o verdadeiro estado cognitivo dos pacientes idosos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601723
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-10184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.6 2018
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220892350185472