Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,A.F.G.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Scapinello,C., Moraes,G.V., Leite,M.C. P., Motta,A.C.M., Figueira,J.L., Catelan,F., Retore,M., Sato,J., Zago,C.H.F., Araujo,I.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000100109
Resumo: Avaliaram-se as características quantitativas e qualitativas do sêmen de coelhos alimentados com uma ração referência e outra ração formulada com 79,83% de subprodutos de mandioca. Utilizaram-se 20 reprodutores da raça Nova Zelândia Branco, com idade média inicial de sete meses, alojados individualmente em gaiolas e distribuídos em delineamento experimental inteiramente ao acaso, com duas dietas e dez repetições. Realizaram-se dez colheitas de sêmen por animal durante seis meses. Avaliaram-se o volume de sêmen sem gel e volume de gel, cor do sêmen, pH, motilidade espermática progressiva, vigor espermático, concentração espermática, número de espermatozoides no ejaculado, espermatozoides normais, anormais e anormalidades primárias e secundárias. O volume de sêmen sem gel, o índice de normalidade, as anormalidades primárias e secundárias foram iguais (P>0,05) para os animais alimentados com a ração referência e a com subprodutos de mandioca. Os demais parâmetros do sêmen foram melhores (P<0,05) nos animais tratados com a ração com subprodutos de mandioca. Os resultados das características quali-quantitativas do sêmen dos coelhos da Raça Nova Zelândia Branco demonstram que é possível utilizar ração com 79,83% do volume da formulação com subprodutos de mandioca, na dieta de reprodutores, sem prejuízos nas características do sêmen, desde que observados os níveis reduzidos de taninos e ácido cianídrico.
id UFMG-8_2f15e8f9acfee75ea9bf5e8f34184aef
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352015000100109
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhosfarinha de varredura de mandiocafeno do terço superior da rama de mandiocareproduçãoAvaliaram-se as características quantitativas e qualitativas do sêmen de coelhos alimentados com uma ração referência e outra ração formulada com 79,83% de subprodutos de mandioca. Utilizaram-se 20 reprodutores da raça Nova Zelândia Branco, com idade média inicial de sete meses, alojados individualmente em gaiolas e distribuídos em delineamento experimental inteiramente ao acaso, com duas dietas e dez repetições. Realizaram-se dez colheitas de sêmen por animal durante seis meses. Avaliaram-se o volume de sêmen sem gel e volume de gel, cor do sêmen, pH, motilidade espermática progressiva, vigor espermático, concentração espermática, número de espermatozoides no ejaculado, espermatozoides normais, anormais e anormalidades primárias e secundárias. O volume de sêmen sem gel, o índice de normalidade, as anormalidades primárias e secundárias foram iguais (P>0,05) para os animais alimentados com a ração referência e a com subprodutos de mandioca. Os demais parâmetros do sêmen foram melhores (P<0,05) nos animais tratados com a ração com subprodutos de mandioca. Os resultados das características quali-quantitativas do sêmen dos coelhos da Raça Nova Zelândia Branco demonstram que é possível utilizar ração com 79,83% do volume da formulação com subprodutos de mandioca, na dieta de reprodutores, sem prejuízos nas características do sêmen, desde que observados os níveis reduzidos de taninos e ácido cianídrico.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000100109Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.67 n.1 2015reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-7252info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,A.F.G.Scapinello,C.Moraes,G.V.Leite,M.C. P.Motta,A.C.M.Figueira,J.L.Catelan,F.Retore,M.Sato,J.Zago,C.H.F.Araujo,I.G.por2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352015000100109Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2015-10-27T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
title Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
spellingShingle Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
Oliveira,A.F.G.
farinha de varredura de mandioca
feno do terço superior da rama de mandioca
reprodução
title_short Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
title_full Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
title_fullStr Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
title_full_unstemmed Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
title_sort Avaliação de dieta formulada com subprodutos de mandioca na produção de sêmen de coelhos
author Oliveira,A.F.G.
author_facet Oliveira,A.F.G.
Scapinello,C.
Moraes,G.V.
Leite,M.C. P.
Motta,A.C.M.
Figueira,J.L.
Catelan,F.
Retore,M.
Sato,J.
Zago,C.H.F.
Araujo,I.G.
author_role author
author2 Scapinello,C.
Moraes,G.V.
Leite,M.C. P.
Motta,A.C.M.
Figueira,J.L.
Catelan,F.
Retore,M.
Sato,J.
Zago,C.H.F.
Araujo,I.G.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,A.F.G.
Scapinello,C.
Moraes,G.V.
Leite,M.C. P.
Motta,A.C.M.
Figueira,J.L.
Catelan,F.
Retore,M.
Sato,J.
Zago,C.H.F.
Araujo,I.G.
dc.subject.por.fl_str_mv farinha de varredura de mandioca
feno do terço superior da rama de mandioca
reprodução
topic farinha de varredura de mandioca
feno do terço superior da rama de mandioca
reprodução
description Avaliaram-se as características quantitativas e qualitativas do sêmen de coelhos alimentados com uma ração referência e outra ração formulada com 79,83% de subprodutos de mandioca. Utilizaram-se 20 reprodutores da raça Nova Zelândia Branco, com idade média inicial de sete meses, alojados individualmente em gaiolas e distribuídos em delineamento experimental inteiramente ao acaso, com duas dietas e dez repetições. Realizaram-se dez colheitas de sêmen por animal durante seis meses. Avaliaram-se o volume de sêmen sem gel e volume de gel, cor do sêmen, pH, motilidade espermática progressiva, vigor espermático, concentração espermática, número de espermatozoides no ejaculado, espermatozoides normais, anormais e anormalidades primárias e secundárias. O volume de sêmen sem gel, o índice de normalidade, as anormalidades primárias e secundárias foram iguais (P>0,05) para os animais alimentados com a ração referência e a com subprodutos de mandioca. Os demais parâmetros do sêmen foram melhores (P<0,05) nos animais tratados com a ração com subprodutos de mandioca. Os resultados das características quali-quantitativas do sêmen dos coelhos da Raça Nova Zelândia Branco demonstram que é possível utilizar ração com 79,83% do volume da formulação com subprodutos de mandioca, na dieta de reprodutores, sem prejuízos nas características do sêmen, desde que observados os níveis reduzidos de taninos e ácido cianídrico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000100109
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000100109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.67 n.1 2015
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220888522883072