Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zang,L.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,M.P., Tagliari,N.J., Fagundes,N., Ferreira,M.P., Alievi,M.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000300613
Resumo: RESUMO O cisto aracnoide medular (CAM) é uma doença que pode ocorrer em humanos e animais, podendo causar sinais clínicos neurológicos. A origem dessa enfermidade ainda é desconhecida assim como sua patofisiologia. Acredita-se que pode ser congênita ou adquirida. Até o momento, não foi verificada predileção por raça, sexo ou idade. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de CAM lombar em um cão com 13 anos de idade, que causou paralisia dos membros pélvicos. Ao exame clínico, o paciente apresentava dor lombar na palpação epaxial, incontinência urinária e fecal, com paraplegia de membros pélvicos. A sintomatologia progrediu durante oito meses, com histórico de trauma. Na mielografia, foi identificado um CAM na região lombar (L1-L2) lateralizado para a esquerda. O tratamento instituído foi a laminectomia e a durectomia. A paciente apresentou melhora dos sinais clínicos após 11 dias da realização da cirurgia. O tratamento cirúrgico obteve bons resultados para essa enfermidade. O CAM pode ocorrer em cães geriátricos ou com paraplegia de membros, assim deve ser incluído na lista de diagnóstico diferencial das mielopatias lombares compressivas.
id UFMG-8_3a863fd4ac5309e89fc909b63fc0b666
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352017000300613
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Cisto aracnoide medular em um cão: relato de casocaninocisto aracnoidedurectomiageriatriaRESUMO O cisto aracnoide medular (CAM) é uma doença que pode ocorrer em humanos e animais, podendo causar sinais clínicos neurológicos. A origem dessa enfermidade ainda é desconhecida assim como sua patofisiologia. Acredita-se que pode ser congênita ou adquirida. Até o momento, não foi verificada predileção por raça, sexo ou idade. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de CAM lombar em um cão com 13 anos de idade, que causou paralisia dos membros pélvicos. Ao exame clínico, o paciente apresentava dor lombar na palpação epaxial, incontinência urinária e fecal, com paraplegia de membros pélvicos. A sintomatologia progrediu durante oito meses, com histórico de trauma. Na mielografia, foi identificado um CAM na região lombar (L1-L2) lateralizado para a esquerda. O tratamento instituído foi a laminectomia e a durectomia. A paciente apresentou melhora dos sinais clínicos após 11 dias da realização da cirurgia. O tratamento cirúrgico obteve bons resultados para essa enfermidade. O CAM pode ocorrer em cães geriátricos ou com paraplegia de membros, assim deve ser incluído na lista de diagnóstico diferencial das mielopatias lombares compressivas.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000300613Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.3 2017reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-8591info:eu-repo/semantics/openAccessZang,L.Oliveira,M.P.Tagliari,N.J.Fagundes,N.Ferreira,M.P.Alievi,M.M.por2017-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352017000300613Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2017-07-07T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
title Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
spellingShingle Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
Zang,L.
canino
cisto aracnoide
durectomia
geriatria
title_short Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
title_full Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
title_fullStr Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
title_full_unstemmed Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
title_sort Cisto aracnoide medular em um cão: relato de caso
author Zang,L.
author_facet Zang,L.
Oliveira,M.P.
Tagliari,N.J.
Fagundes,N.
Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
author_role author
author2 Oliveira,M.P.
Tagliari,N.J.
Fagundes,N.
Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zang,L.
Oliveira,M.P.
Tagliari,N.J.
Fagundes,N.
Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
dc.subject.por.fl_str_mv canino
cisto aracnoide
durectomia
geriatria
topic canino
cisto aracnoide
durectomia
geriatria
description RESUMO O cisto aracnoide medular (CAM) é uma doença que pode ocorrer em humanos e animais, podendo causar sinais clínicos neurológicos. A origem dessa enfermidade ainda é desconhecida assim como sua patofisiologia. Acredita-se que pode ser congênita ou adquirida. Até o momento, não foi verificada predileção por raça, sexo ou idade. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de CAM lombar em um cão com 13 anos de idade, que causou paralisia dos membros pélvicos. Ao exame clínico, o paciente apresentava dor lombar na palpação epaxial, incontinência urinária e fecal, com paraplegia de membros pélvicos. A sintomatologia progrediu durante oito meses, com histórico de trauma. Na mielografia, foi identificado um CAM na região lombar (L1-L2) lateralizado para a esquerda. O tratamento instituído foi a laminectomia e a durectomia. A paciente apresentou melhora dos sinais clínicos após 11 dias da realização da cirurgia. O tratamento cirúrgico obteve bons resultados para essa enfermidade. O CAM pode ocorrer em cães geriátricos ou com paraplegia de membros, assim deve ser incluído na lista de diagnóstico diferencial das mielopatias lombares compressivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000300613
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000300613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-8591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.3 2017
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220890841284608