Exportação concluída — 

Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aptekmann,K.P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes-Junior,A.F., Suhett,W.G., Guberman,U.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000200022
Resumo: Obtiveram-se informações sobre o manejo nutricional adotado para cães e gatos domiciliados, avaliou-se o grau de conhecimento dos proprietários e correlacionaram-se esses dados com fatores socioeconômicos dos entrevistados. Um questionário foi respondido por 496 proprietários de cães e/ou gatos. Verificou-se que os proprietários reconhecem que a alimentação está diretamente relacionada com a saúde animal e se preocupam com a qualidade do alimento fornecido. A ração seca é considerada a melhor opção para a alimentação de cães e gatos e é o tipo de alimento mais utilizado pelos proprietários. Os cães são alimentados preferencialmente duas vezes ao dia, e os gatos recebem alimento à vontade. Os proprietários buscam informações sobre a alimentação dos animais principalmente com veterinários ou estudantes de veterinária e lojas agropecuárias ou pet shops. Em geral, os proprietários de maior escolaridade têm preferência pela ração seca. O custo com a alimentação dos animais é considerado alto, especialmente para os proprietários que fornecem rações terapêuticas. Dessa forma, não são todos que podem arcar com esse custo. Observou-se que os proprietários que fornecem esse tipo de ração são os que apresentam maior poder aquisitivo. O tipo de alimento fornecido ao animal, ração ou comida caseira, não é influenciado pelo ambiente no qual o proprietário reside (rural ou urbano).
id UFMG-8_8da85046aac2157afb4cc8736a30d8fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352013000200022
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - BrasilcãogatoenquetenutriçãoquestionárioObtiveram-se informações sobre o manejo nutricional adotado para cães e gatos domiciliados, avaliou-se o grau de conhecimento dos proprietários e correlacionaram-se esses dados com fatores socioeconômicos dos entrevistados. Um questionário foi respondido por 496 proprietários de cães e/ou gatos. Verificou-se que os proprietários reconhecem que a alimentação está diretamente relacionada com a saúde animal e se preocupam com a qualidade do alimento fornecido. A ração seca é considerada a melhor opção para a alimentação de cães e gatos e é o tipo de alimento mais utilizado pelos proprietários. Os cães são alimentados preferencialmente duas vezes ao dia, e os gatos recebem alimento à vontade. Os proprietários buscam informações sobre a alimentação dos animais principalmente com veterinários ou estudantes de veterinária e lojas agropecuárias ou pet shops. Em geral, os proprietários de maior escolaridade têm preferência pela ração seca. O custo com a alimentação dos animais é considerado alto, especialmente para os proprietários que fornecem rações terapêuticas. Dessa forma, não são todos que podem arcar com esse custo. Observou-se que os proprietários que fornecem esse tipo de ração são os que apresentam maior poder aquisitivo. O tipo de alimento fornecido ao animal, ração ou comida caseira, não é influenciado pelo ambiente no qual o proprietário reside (rural ou urbano).Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000200022Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.2 2013reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352013000200022info:eu-repo/semantics/openAccessAptekmann,K.P.Mendes-Junior,A.F.Suhett,W.G.Guberman,U.C.por2013-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352013000200022Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2013-05-06T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
title Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
spellingShingle Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
Aptekmann,K.P.
cão
gato
enquete
nutrição
questionário
title_short Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
title_full Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
title_fullStr Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
title_full_unstemmed Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
title_sort Manejo nutricional de cães e gatos domiciliados no estado do Espírito Santo - Brasil
author Aptekmann,K.P.
author_facet Aptekmann,K.P.
Mendes-Junior,A.F.
Suhett,W.G.
Guberman,U.C.
author_role author
author2 Mendes-Junior,A.F.
Suhett,W.G.
Guberman,U.C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aptekmann,K.P.
Mendes-Junior,A.F.
Suhett,W.G.
Guberman,U.C.
dc.subject.por.fl_str_mv cão
gato
enquete
nutrição
questionário
topic cão
gato
enquete
nutrição
questionário
description Obtiveram-se informações sobre o manejo nutricional adotado para cães e gatos domiciliados, avaliou-se o grau de conhecimento dos proprietários e correlacionaram-se esses dados com fatores socioeconômicos dos entrevistados. Um questionário foi respondido por 496 proprietários de cães e/ou gatos. Verificou-se que os proprietários reconhecem que a alimentação está diretamente relacionada com a saúde animal e se preocupam com a qualidade do alimento fornecido. A ração seca é considerada a melhor opção para a alimentação de cães e gatos e é o tipo de alimento mais utilizado pelos proprietários. Os cães são alimentados preferencialmente duas vezes ao dia, e os gatos recebem alimento à vontade. Os proprietários buscam informações sobre a alimentação dos animais principalmente com veterinários ou estudantes de veterinária e lojas agropecuárias ou pet shops. Em geral, os proprietários de maior escolaridade têm preferência pela ração seca. O custo com a alimentação dos animais é considerado alto, especialmente para os proprietários que fornecem rações terapêuticas. Dessa forma, não são todos que podem arcar com esse custo. Observou-se que os proprietários que fornecem esse tipo de ração são os que apresentam maior poder aquisitivo. O tipo de alimento fornecido ao animal, ração ou comida caseira, não é influenciado pelo ambiente no qual o proprietário reside (rural ou urbano).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000200022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000200022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352013000200022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.2 2013
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220886340796416