Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Luiz Henrique Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jesiel Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812
Resumo: RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos.   ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.