Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Luiz Henrique Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jesiel Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812
Resumo: RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos.   ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.
id UFMG-9_20b38032c3403e1c88e91d7a1561d46b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16812
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching processImplicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa novas TICensino-aprendizagem de língua inglesamateriais autênticosRESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos.   ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1681210.17851/1983-3652.11.3.65-88Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-881983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812/13573Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Luiz Henrique MendesSilva, Jesiel Soares2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16812Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
Implicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
title Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
spellingShingle Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
Brandão, Luiz Henrique Mendes
novas TIC
ensino-aprendizagem de língua inglesa
materiais autênticos
title_short Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
title_full Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
title_fullStr Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
title_full_unstemmed Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
title_sort Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
author Brandão, Luiz Henrique Mendes
author_facet Brandão, Luiz Henrique Mendes
Silva, Jesiel Soares
author_role author
author2 Silva, Jesiel Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Luiz Henrique Mendes
Silva, Jesiel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv novas TIC
ensino-aprendizagem de língua inglesa
materiais autênticos
topic novas TIC
ensino-aprendizagem de língua inglesa
materiais autênticos
description RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos.   ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812
10.17851/1983-3652.11.3.65-88
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.65-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812/13573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1788989903735881728