Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812 |
Resumo: | RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos. ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials. |
id |
UFMG-9_20b38032c3403e1c88e91d7a1561d46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16812 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching processImplicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa novas TICensino-aprendizagem de língua inglesamateriais autênticosRESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos. ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1681210.17851/1983-3652.11.3.65-88Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-881983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812/13573Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Luiz Henrique MendesSilva, Jesiel Soares2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16812Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process Implicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
spellingShingle |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process Brandão, Luiz Henrique Mendes novas TIC ensino-aprendizagem de língua inglesa materiais autênticos |
title_short |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
title_full |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
title_fullStr |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
title_full_unstemmed |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
title_sort |
Teacher and student implications in the use of the new ICT in the English language learning-teaching process |
author |
Brandão, Luiz Henrique Mendes |
author_facet |
Brandão, Luiz Henrique Mendes Silva, Jesiel Soares |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jesiel Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Luiz Henrique Mendes Silva, Jesiel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
novas TIC ensino-aprendizagem de língua inglesa materiais autênticos |
topic |
novas TIC ensino-aprendizagem de língua inglesa materiais autênticos |
description |
RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares. PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos. ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo Horizonte – Minas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones. KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812 10.17851/1983-3652.11.3.65-88 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.3.65-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812/13573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88 Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88 Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 65-88 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1788989903735881728 |