Casey Heynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Isabel Cristina Vieira Coimbra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Daniervelin Renata Marques, Serrano, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16605
Resumo: O registro audiovisual de um conflito entre estudantes australianos, Casey Heynes (http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg), ficou conhecido mundialmente por meio da difusão em sites de compartilhamento de vídeos. As imagens apresentam a agressão a um estudante que reage subitamente, e, com uma força inesperada, derruba o agressor. As imagens impressionaram o mundo e levantaram uma importante discussão nas escolas, alertando pais e professores sobre um tipo de violência conhecida como bullying. Neste trabalho, analisa-se, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa, o acontecimento como sequência de ações e reações que constroem diferentes sentidos no processo enunciativo. A partir da investigação do plano do conteúdo, privilegiamos o nível narrativo do percurso gerativo de sentido, especialmente o percurso da paixão. Dessa forma, pela confrontação entre sujeito agressor e sujeito agredido na relação homem-mundo, vislumbram-se percursos passionais em que se pode tangenciar, pelas categorias aspectuais, as gradações que particularizam o bullying no vídeo citado.
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