Linguística cognitiva e produção/avaliação de objetos de aprendizagem em dança / Cognitive linguistics and production/assessment of learning objects in dance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Siane Paula de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Luhan Dias, Gino, Maurício Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16738
Resumo: RESUMO: Este trabalho busca refletir sobre como a Linguística Cognitiva – no que tange à teoria da metáfora conceitual ao conceito de embodiment –auxilia os processos de delineamento, produção e avaliação de um material didático virtual destinado à disciplina Anatomia para o movimento, do curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. Esse material compreende trêsobjetos de aprendizagem (um jogo digital e dois players de vídeos animados interativos)ressaltando conteúdos sobre os sistemasanatômicos humanos: esquelético, muscular e articular. A metodologia deste estudo segue um caminho crítico-analítico sobre o processo experienciado no desenvolvimento e na testagem desses objetos. Nesse contexto, a teoria da metáfora conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) contribuiu com os processos de delineamento e planejamento da primeira avaliação dos objetos produzidos, uma vez que cada objetoé constituído por modelos análogos às estruturas anatômicas humanas e seu processo de avaliação destaca os conteúdos anatômicos representados. O conceito de embodiment (GIBBS, 2005), por seu turno,influenciouo processo de produção, mostrando por quais meios as metáforas seriam representadas e, principalmente, por balizar a segunda avaliação dos objetos que foram aplicados durante um semestre letivo em sala de aula. Essa avaliação traz inferências sobre os possíveis impactos dos objetos de aprendizagem na referida disciplina. A partir dos resultados apurados, espera-se contribuir com o processo de produção de objetos de aprendizagem na sociedade e no desenvolvimento de metodologias adequadas às finalidades propostas.PALAVRAS-CHAVE: analogias e metáforas; embodiment;dança; linguística cognitiva; objetos de aprendizagem. ABSTRACT: This work seeks to reflect on how the Cognitive Linguistics – about the conceptual metaphor theory and embodiment – assiste the production processes and assessment of a virtual learning material for the course Anatomy for the Movement in the Degree Course of Dance from Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. This material comprises three learning objects (a digital game and two players of animated videos with the possibility of interaction) and emphasizes contents on human anatomical systems: skeletal, muscular or joint. The methodology of this study is critical-analytical about the development of this objects and its testing. In this context, the theory of conceptual metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 2002) contributed to the design and planning processes of the first evaluation of the objects produced, since each is constituted by similar models to human anatomical structures and its evaluation process highlights the represented anatomical content. The concept of embodiment (GIBBS, 2005) influenced the production process, highlighting by which means metaphors would be represented, and especially for guiding the second evaluation of the objects that were applied during one semester in the classroom. This assessment brings inferences about the possible impact of learning objects in that subject. From the results obtained, it is expected to contribute to the process of production of learning objects in society, and in developing appropriate methodologies to the goals purposes.KEYWORDS: analogies and metaphors; embodiment; dance; cognitive linguistics; learning objects.
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