Post-massive media: a survey of podcast specialized in the environment as an instrument for environmental awareness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arantxa Carla da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paes, Renata da Cruz, Pontes, Altem Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16838
Resumo: RESUMO: O intuito deste artigo é realizar um mapeamento dos podcasts existentes no Brasil e que são utilizados como ferramenta para disseminação de temas voltados ao meio ambiente. Para tanto, foi analisado o uso desse modelo de mídia de comunicação e o seu fator de conscientização ambiental. Em termos metodológicos, a pesquisa foi qualiquantitativa e exploratória, consistindo no levantamento de 20 podcasts de acesso gratuito e disponíveis na web. Foram contabilizados 1.189 episódios divididos desigualmente entre 20 podcasts. A partir da Análise de Conteúdo (AC), identificou-se que a maioria dos podcasts é produzido em São Paulo e surgiu no ano de 2018. Eles são publicados semanalmente e a maioria em formato de entrevista. Notou-se ainda que o tema ambiental de maior ocorrência é sustentabilidade. Apesar de esta mídia ser relativamente recente, especialmente no Brasil, os podcasts têm se disseminado e instigado debates sobre o meio ambiente, inclusive no que se refere à Amazônia, que é, entretanto, temática ainda pouco discutida nessa plataforma digital. PALAVRAS-CHAVE: comunicação; internet; áudio; cibercultura.   ABSTRACT: The purpose of this article is to map the podcasts that exist in Brazil and are used as a tool to disseminate themes focused on the environment. For this, the use of this communication media model and its environmental awareness factor was analyzed. In methodological terms, the research was qualitative and exploratory, consisting of the survey of 20 podcasts of free access and available on the web. There were 1,189 episodes divided unequally between 20 podcasts. Anchored in the Content Analysis, it was identified that most podcasts are produced in São Paulo and emerged in the year 2018. They are published weekly, and most of them have the content based on interviews. It was also noted that the environmental theme of greatest occurrence is sustainability. Although this media is relatively recent, especially in Brazil, podcasts have disseminated and instigated debates about the environment, including about the Amazon, but it is still little discussed in this digital platform. KEYWORDS: communication; internet; audio; cyberculture.
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