Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vera Wannmacher
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Thais Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746
Resumo: Neste artigo, é relatado um estudo que examinou a contribuição de materiais de leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, para 52 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à consciência linguística no uso de estratégias de leitura (predição, leitura detalhada e scanning). Tal estudo tem como suporte os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção dos materiais de ensino, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados indicam: diferença significativa na comparação pré e pós-teste; diferença não significativa na comparação entre as tecnologias (virtual e não virtual) com tendência favorável à não virtual na leitura da fábula e da crônica e à virtual na leitura do conto; presença de diferença significativa em situações pontuais no que se refere à comparação de desempenho entre as estratégias de leitura.    ABSTRACT:In this article, we report a study that examined the contribution of reading materials of chronicles, short stories and fables, on virtual and non-virtual technologies, to 52 students of the 9th grade of Middle School, regarding linguistic awareness in the use of reading strategies (prediction, detailed reading and scanning). This study is based on Psycholinguistic studies on reading applied to teaching, with support on Computation. The research involved the teaching materials production, the team preparation, the construction and application of these materials in workshops at the selected school, the construction and application of pre-test before the workshops and post-test after the workshops and the data treatment. The results indicate: significant difference in the pre-test and post-test comparison; a non-significant difference in the comparison between technologies (virtual and non-virtual) with tendency towards non-virtual in the fable and chronicle reading and favorable to virtual in the tale reading; presence of a significant difference in specific situations regarding the comparison of performance among the reading strategies.
id UFMG-9_d84d2e8867e9cf4b85458ba99129a4b3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16746
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technologyConsciência linguística no uso de estratégias de leitura na escola, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual estratégias de leituratecnologia virtual e não virtualconsciência linguísticafábulacrônica e contoNeste artigo, é relatado um estudo que examinou a contribuição de materiais de leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, para 52 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à consciência linguística no uso de estratégias de leitura (predição, leitura detalhada e scanning). Tal estudo tem como suporte os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção dos materiais de ensino, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados indicam: diferença significativa na comparação pré e pós-teste; diferença não significativa na comparação entre as tecnologias (virtual e não virtual) com tendência favorável à não virtual na leitura da fábula e da crônica e à virtual na leitura do conto; presença de diferença significativa em situações pontuais no que se refere à comparação de desempenho entre as estratégias de leitura.    ABSTRACT:In this article, we report a study that examined the contribution of reading materials of chronicles, short stories and fables, on virtual and non-virtual technologies, to 52 students of the 9th grade of Middle School, regarding linguistic awareness in the use of reading strategies (prediction, detailed reading and scanning). This study is based on Psycholinguistic studies on reading applied to teaching, with support on Computation. The research involved the teaching materials production, the team preparation, the construction and application of these materials in workshops at the selected school, the construction and application of pre-test before the workshops and post-test after the workshops and the data treatment. The results indicate: significant difference in the pre-test and post-test comparison; a non-significant difference in the comparison between technologies (virtual and non-virtual) with tendency towards non-virtual in the fable and chronicle reading and favorable to virtual in the tale reading; presence of a significant difference in specific situations regarding the comparison of performance among the reading strategies.Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1674610.17851/1983-3652.10.1.66-82Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-821983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746/13503Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vera WannmacherSantos, Thais Vargas2020-07-22T22:16:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16746Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:16:29Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
Consciência linguística no uso de estratégias de leitura na escola, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual
title Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
spellingShingle Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
Pereira, Vera Wannmacher
estratégias de leitura
tecnologia virtual e não virtual
consciência linguística
fábula
crônica e conto
title_short Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
title_full Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
title_fullStr Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
title_full_unstemmed Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
title_sort Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology
author Pereira, Vera Wannmacher
author_facet Pereira, Vera Wannmacher
Santos, Thais Vargas
author_role author
author2 Santos, Thais Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
Santos, Thais Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias de leitura
tecnologia virtual e não virtual
consciência linguística
fábula
crônica e conto
topic estratégias de leitura
tecnologia virtual e não virtual
consciência linguística
fábula
crônica e conto
description Neste artigo, é relatado um estudo que examinou a contribuição de materiais de leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, para 52 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à consciência linguística no uso de estratégias de leitura (predição, leitura detalhada e scanning). Tal estudo tem como suporte os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção dos materiais de ensino, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados indicam: diferença significativa na comparação pré e pós-teste; diferença não significativa na comparação entre as tecnologias (virtual e não virtual) com tendência favorável à não virtual na leitura da fábula e da crônica e à virtual na leitura do conto; presença de diferença significativa em situações pontuais no que se refere à comparação de desempenho entre as estratégias de leitura.    ABSTRACT:In this article, we report a study that examined the contribution of reading materials of chronicles, short stories and fables, on virtual and non-virtual technologies, to 52 students of the 9th grade of Middle School, regarding linguistic awareness in the use of reading strategies (prediction, detailed reading and scanning). This study is based on Psycholinguistic studies on reading applied to teaching, with support on Computation. The research involved the teaching materials production, the team preparation, the construction and application of these materials in workshops at the selected school, the construction and application of pre-test before the workshops and post-test after the workshops and the data treatment. The results indicate: significant difference in the pre-test and post-test comparison; a non-significant difference in the comparison between technologies (virtual and non-virtual) with tendency towards non-virtual in the fable and chronicle reading and favorable to virtual in the tale reading; presence of a significant difference in specific situations regarding the comparison of performance among the reading strategies.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746
10.17851/1983-3652.10.1.66-82
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.1.66-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746/13503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82
Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82
Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-82
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142284623872