Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social
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Data de Publicação: | 2012 |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16609 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor. |
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Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede socialSemiótica greimasiana. Percurso gerativo. Bullying. Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1660910.17851/1983-3652.5.1.52-66Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 52-66Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 52-66Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 52-66Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 52-661983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16609/13369Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGama, Agleice Marquesdos Santos, Francine MendesAzevedo, Ranielli2020-07-18T18:40:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16609Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:40:14Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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