Textos multimodais na aula de língua estrangeira

Bibliographic Details
Main Author: Winter, Daiane
Publication Date: 2015
Format: Article
Language: por
Source: Texto livre
Download full: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704
Summary: RESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento.  ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy.
id UFMG-9_e8c4367a8315593c74a941aa551f736c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16704
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Textos multimodais na aula de língua estrangeiravídeomotivaçãolíngua estrangeiramultiletramentoRESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento.  ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670410.17851/1983-3652.8.2.107-124Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-1241983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704/13461Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWinter, Daiane2020-07-18T18:19:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16704Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:46Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos multimodais na aula de língua estrangeira
title Textos multimodais na aula de língua estrangeira
spellingShingle Textos multimodais na aula de língua estrangeira
Winter, Daiane
vídeo
motivação
língua estrangeira
multiletramento
title_short Textos multimodais na aula de língua estrangeira
title_full Textos multimodais na aula de língua estrangeira
title_fullStr Textos multimodais na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Textos multimodais na aula de língua estrangeira
title_sort Textos multimodais na aula de língua estrangeira
author Winter, Daiane
author_facet Winter, Daiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winter, Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv vídeo
motivação
língua estrangeira
multiletramento
topic vídeo
motivação
língua estrangeira
multiletramento
description RESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento.  ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704
10.17851/1983-3652.8.2.107-124
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.2.107-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704/13461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124
Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124
Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141781307392