Textos multimodais na aula de língua estrangeira
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Texto livre |
Download full: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704 |
Summary: | RESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento. ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy. |
id |
UFMG-9_e8c4367a8315593c74a941aa551f736c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16704 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos multimodais na aula de língua estrangeiravídeomotivaçãolíngua estrangeiramultiletramentoRESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento. ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670410.17851/1983-3652.8.2.107-124Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-1241983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704/13461Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWinter, Daiane2020-07-18T18:19:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16704Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:46Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
title |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira Winter, Daiane vídeo motivação língua estrangeira multiletramento |
title_short |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
title_full |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
title_sort |
Textos multimodais na aula de língua estrangeira |
author |
Winter, Daiane |
author_facet |
Winter, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winter, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vídeo motivação língua estrangeira multiletramento |
topic |
vídeo motivação língua estrangeira multiletramento |
description |
RESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento. ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. . KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704 10.17851/1983-3652.8.2.107-124 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.8.2.107-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704/13461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124 Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124 Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124 Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 107-124 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141781307392 |