A policialização da violência em meio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Windson Jefferson Mendes de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPAH
Resumo: Esta tese trata da violência em meio escolar, a partir das experiências da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) entre 1988 e 2007, no policiamento dos estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte. Seu objetivo é explicitar os mecanismos que fazem com que a percepção hoje dominante sobre esse problema esteja moldada por uma visão policial, fazendo com que, cada vez mais, educadores e gestores educacionais percam espaço no debate público sobre o tema. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e, quanto à natureza, como qualitativa. Utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais, além de entrevistas, para a construção do objeto de estudo. Apresentam-se, ainda, traços de raciocínio indutivo e técnicas do método histórico. Investiga-se o processo de construção do modelo ideal de policial-militar em Minas Gerais, numa sociedade moderna, tendo como referenciais analíticos o uso da força e a formação da imagem policial como eixo de aproximação da PMMG com as unidades escolares. Também, analisam-se os sabres e poderes produzidos pelo corpo policial em face da sua atuação no meio escolar. A pesquisa mostra que a construção de uma nova imagem policial Anjos da Escola não eliminou, em momento algum, sua ambigüidade matricial, ou seja, estar entre o transcendente e o racional, constituindo-se numa das estratégias para se aproximar das escolas. Por fim, concluiu-se que é possível haver uma polícia que no cumprimento da lei e na manutenção da paz, que o policiamento escolar é a fonte de onde se podem extrair os fluidos desse modelo policial e que a riqueza que tem sido o encontro da escola e da polícia ainda não foi suficientemente reconhecida.
id UFMG_002a9fff8a046422aab081ac150095a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XPAH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Alberto Oliveira GoncalvesLuis Flávio SaporiEliane Marta Santos Teixeira LopesRogerio Cunha de CamposMarcelo Ricardo PereiraWindson Jefferson Mendes de Oliveira2019-08-10T12:13:32Z2019-08-10T12:13:32Z2008-08-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPAHEsta tese trata da violência em meio escolar, a partir das experiências da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) entre 1988 e 2007, no policiamento dos estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte. Seu objetivo é explicitar os mecanismos que fazem com que a percepção hoje dominante sobre esse problema esteja moldada por uma visão policial, fazendo com que, cada vez mais, educadores e gestores educacionais percam espaço no debate público sobre o tema. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e, quanto à natureza, como qualitativa. Utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais, além de entrevistas, para a construção do objeto de estudo. Apresentam-se, ainda, traços de raciocínio indutivo e técnicas do método histórico. Investiga-se o processo de construção do modelo ideal de policial-militar em Minas Gerais, numa sociedade moderna, tendo como referenciais analíticos o uso da força e a formação da imagem policial como eixo de aproximação da PMMG com as unidades escolares. Também, analisam-se os sabres e poderes produzidos pelo corpo policial em face da sua atuação no meio escolar. A pesquisa mostra que a construção de uma nova imagem policial Anjos da Escola não eliminou, em momento algum, sua ambigüidade matricial, ou seja, estar entre o transcendente e o racional, constituindo-se numa das estratégias para se aproximar das escolas. Por fim, concluiu-se que é possível haver uma polícia que no cumprimento da lei e na manutenção da paz, que o policiamento escolar é a fonte de onde se podem extrair os fluidos desse modelo policial e que a riqueza que tem sido o encontro da escola e da polícia ainda não foi suficientemente reconhecida.This thesis deals with violence in schools, from the experiences of the Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) from 1988 to 2007, by the policing of schools in Belo Horizonte. Its aims to clarify the mechanisms that cause the current dominant perception about this issue be shaped by a police vision, so that, increasingly, educators and educational administrators lose space in the public debate on the subject. This research is characterized as exploratory, and about the nature, as qualitative. It was used bibliographic and documentary procedures, through out interviews, to build the object of study. There are, moreover, traces of inductive reasoning and techniques of historical method. It is investigated the process of construction of the ideal model of military policeman in Minas Gerais, in a modern society, with analytical references the use of force and the appearance of the police image as the axis of approximation of PMMG with the school. Also, the knowledge and police powers produced by the police force are analyzed in face of its performance at schools. The research shows that the construction of polices "new image" "School's Angels" did not eliminate, at any time, its matrix ambiguity, ie, to be among the transcendent and rational, in order to be one of the strategies for schools approaching. Finally, it was concluded that it is possible to have a police force that acts on law enforcement and peacekeeping, that school policing is a kind of source from which can be extracted the fluids of this police practice and that the wealth that has been the meeting of the school and police has not be sufficiently recognized yet.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPolicia Militar de Minas Gerais  Violência escolar  Minas Gerais Violência escolarPolícia Militar de Minas GeraisEscolaA policialização da violência em meio escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdfapplication/pdf4801936https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPAH/1/a_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf9610f76c72db513c1cc4d3830f561bd2MD51TEXTa_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf.txta_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf.txtExtracted texttext/plain630784https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPAH/2/a_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf.txt545891f73fe39b1a16c16ee0b2d8f5e0MD521843/FAEC-84XPAH2019-11-14 05:14:07.848oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XPAHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:14:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A policialização da violência em meio escolar
title A policialização da violência em meio escolar
spellingShingle A policialização da violência em meio escolar
Windson Jefferson Mendes de Oliveira
Violência escolar
Polícia Militar de Minas Gerais
Escola
Educação
Policia Militar de Minas Gerais  
Violência escolar  Minas Gerais 
title_short A policialização da violência em meio escolar
title_full A policialização da violência em meio escolar
title_fullStr A policialização da violência em meio escolar
title_full_unstemmed A policialização da violência em meio escolar
title_sort A policialização da violência em meio escolar
author Windson Jefferson Mendes de Oliveira
author_facet Windson Jefferson Mendes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luis Flávio Sapori
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rogerio Cunha de Campos
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcelo Ricardo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Windson Jefferson Mendes de Oliveira
contributor_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Luis Flávio Sapori
Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Rogerio Cunha de Campos
Marcelo Ricardo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Polícia Militar de Minas Gerais
Escola
topic Violência escolar
Polícia Militar de Minas Gerais
Escola
Educação
Policia Militar de Minas Gerais  
Violência escolar  Minas Gerais 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Policia Militar de Minas Gerais  
Violência escolar  Minas Gerais 
description Esta tese trata da violência em meio escolar, a partir das experiências da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) entre 1988 e 2007, no policiamento dos estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte. Seu objetivo é explicitar os mecanismos que fazem com que a percepção hoje dominante sobre esse problema esteja moldada por uma visão policial, fazendo com que, cada vez mais, educadores e gestores educacionais percam espaço no debate público sobre o tema. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e, quanto à natureza, como qualitativa. Utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais, além de entrevistas, para a construção do objeto de estudo. Apresentam-se, ainda, traços de raciocínio indutivo e técnicas do método histórico. Investiga-se o processo de construção do modelo ideal de policial-militar em Minas Gerais, numa sociedade moderna, tendo como referenciais analíticos o uso da força e a formação da imagem policial como eixo de aproximação da PMMG com as unidades escolares. Também, analisam-se os sabres e poderes produzidos pelo corpo policial em face da sua atuação no meio escolar. A pesquisa mostra que a construção de uma nova imagem policial Anjos da Escola não eliminou, em momento algum, sua ambigüidade matricial, ou seja, estar entre o transcendente e o racional, constituindo-se numa das estratégias para se aproximar das escolas. Por fim, concluiu-se que é possível haver uma polícia que no cumprimento da lei e na manutenção da paz, que o policiamento escolar é a fonte de onde se podem extrair os fluidos desse modelo policial e que a riqueza que tem sido o encontro da escola e da polícia ainda não foi suficientemente reconhecida.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:13:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPAH
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XPAH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPAH/1/a_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XPAH/2/a_policializacao_da_violencia_em_meio_escolar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9610f76c72db513c1cc4d3830f561bd2
545891f73fe39b1a16c16ee0b2d8f5e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971409891229696