Pasta 00731 - volumes 01 e 02 end. quarteirões fechados da praça Sete de Setembro.: apenso ao processo n. - 01.059220.95.10 : sobre a produção de uma nova sensibilidade urbana pela arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico Canuto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-6WMP9S
Resumo: Partindo da premissa de que a Arquitetura define sua especificidade em um movimento contínuo de diferenciação e apropriação de conhecimentos de outros campos que para ela convergem, como o planejamento urbano, a geografia, a história, a etnografia, a arte e asociologia, entre outras que de alguma forma se relacionam criticamente com o espaço e sua produção, esse trabalho procura estabelecer, a partir de movimentos interdisciplinares, novas maneiras de se pensar e atuar sobre as relações de produção de uma esfera ampliada da vida cotidiana territorializadas no urbano, este pensado como um campo de forças conflituosas que, por vezes, levam a impasses e falsas consensualizações. Para tal, considerou-se tanto a Praça Sete de Setembro como um caso exemplar, assim como seuprocesso de aprovação e construção que datam inicialmente de 1989 inserido dentro de um concurso nacional de arquitetura cujo local de propostas era a área central de Belo Horizonte, o BH Centro até sua requalificação em 2003. Compreendendo o espaço da Praça Sete deSetembro e seu processo de produção não como um estudo de caso específico dentro do trabalho, mas como espacialidade gerada a partir da história da cidade onde ela existe, analisa-se criticamente o modo como o profissional arquiteto atuou e reformou tal espaço, a partir de que lugar institucional ele o fez e que urbanidade foi gerada com o projeto e sua espacialização, apontando a que propósitos tal requalificação urbana interessa, bem como novas possibilidades de atuação e proposição, latentes nessa realidade espacial. A dissertação se estrutura, num primeiro momento, numa análise do estado da arte daprofissão de arquiteto e urbanista e sua relação com seus procedimentos formalizadores desde o século XVIII até o presente, estabelecendo conexões com o Estado, o espaço que ele produz e reproduz, e a natureza das relações produzidas no cotidiano vivenciado pela população. Depois, é estabelecido e discutido um novo instrumental para se compreender o espaço socialmente vivido e suas relações territorializadas, bem como sua produção, através da proposição e explicitação dos conceitos de (F)ormalidades, (REF)ormalidades e (INF)ormalidades. Lançando mão desses novos conceitos aplicados ao caso da Praça Sete de Setembro, contextualizado dentro da história da cidade de Belo Horizonte, procura-se compreender a natureza do urbano e sua produção numa escala espaço-temporal. E finalmente, no último capítulo, a partir do espaço gerado e apropriado por seus usuários, e seus constantes choques com outras instâncias territoriais(zadas), são propostas novas bases para novos modos de atuação no urbano pelo arquiteto, assim como a geração de um conhecimento, de natureza propositiva, sobre a cidade e seus espaços.
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Para tal, considerou-se tanto a Praça Sete de Setembro como um caso exemplar, assim como seuprocesso de aprovação e construção que datam inicialmente de 1989 inserido dentro de um concurso nacional de arquitetura cujo local de propostas era a área central de Belo Horizonte, o BH Centro até sua requalificação em 2003. Compreendendo o espaço da Praça Sete deSetembro e seu processo de produção não como um estudo de caso específico dentro do trabalho, mas como espacialidade gerada a partir da história da cidade onde ela existe, analisa-se criticamente o modo como o profissional arquiteto atuou e reformou tal espaço, a partir de que lugar institucional ele o fez e que urbanidade foi gerada com o projeto e sua espacialização, apontando a que propósitos tal requalificação urbana interessa, bem como novas possibilidades de atuação e proposição, latentes nessa realidade espacial. 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E finalmente, no último capítulo, a partir do espaço gerado e apropriado por seus usuários, e seus constantes choques com outras instâncias territoriais(zadas), são propostas novas bases para novos modos de atuação no urbano pelo arquiteto, assim como a geração de um conhecimento, de natureza propositiva, sobre a cidade e seus espaços.Considering that Architecture defines its specificity in a continuous movement of differentiation and appropriation of knowledge from other fields that convey to it, like urban planning, geography, history, ethnography, art and sociology, among others that somehowhave a critical relation with space and its production, this work seeks to establish, through interdisciplinary movements, new ways of thinking and acting upon the relations of production of an amplified dimension of everyday life territorialized on the urban field, thinking of it as a field of conflicting forces which, sometimes, lead to impasses and falseconsensuses. Sete de Setembro Square, in Belo Horizonte, is the object of analysis, as also is its process of approval and construction initiated in 1989, within a National Contest of Architecture whose object of intervention was the central area of Belo Horizonte, the BH Centro until its remodeling, in 2003. Understanding the space of the square and itsproduction, not as a specific case but as a spatiality generated from the history of the city in which it exists, this work attempts to construct a critical analysis of the way by which the architects acted and redesigned such a space, from what institutional place did they project it and what kind of urbanity was generated from the concept within the project and itsmaterialization, pointing out which purposes such remodeling was attending to, as well as the new possibilities of professional exercise and latent propositions within such a spatial reality. This work is structured, in a first moment, within an analysis of the state of the art of the architect and urbanist professions and their relation with formalizing procedures from the 18th. Century until now, attempting to establish connections with the State, the space it produces and reproduces, and the nature of these relations produced within everyday life such as lived by the population. In a second moment, it establishes and discusses a new instrument to understand lived social space and its territorialized relations, as well as its production by proposing the following concepts: (F)ormalizations, (REF)ormalizations and (INF)ormalizations. Applying these concepts to the case of the Sete de Setembro Square within a historical contextualization of the city of Belo Horizonte, an attempt is made tounderstand the nature of the urban and of its production within a time-space scale. And finally, in the last chapter, looking at the generation and appropriation of the space by its users as well as at its constant shocks with other territorialized instances, an attempt is madeto propose new ways for the architect to act upon the urban field, as well to produce a knowledge of a proposing nature about the city and its spaces.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPraça Sete (Belo Horizonte, MG)Praças Belo Horizonte(MG)Planejamento urbanoPlanejamentoPraça Sete (Belo HorizonteUrbanoMG)ArquiteturaPasta 00731 - volumes 01 e 02 end. quarteirões fechados da praça Sete de Setembro.: apenso ao processo n. - 01.059220.95.10 : sobre a produção de uma nova sensibilidade urbana pela arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa_frederico_canuto.pdfapplication/pdf30760297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-6WMP9S/1/disserta__o_completa_frederico_canuto.pdf2053a20a42fd3fecc05299d284049b42MD51TEXTdisserta__o_completa_frederico_canuto.pdf.txtdisserta__o_completa_frederico_canuto.pdf.txtExtracted texttext/plain460273https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-6WMP9S/2/disserta__o_completa_frederico_canuto.pdf.txt2c1e27e5c0d4b2a7e49f1dc6b7d6b45bMD521843/RAAO-6WMP9S2019-11-14 15:43:18.14oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-6WMP9SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:43:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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