Cálculo das proficiências dos alunos de MG na prova de matemática do ENEM de 2011 através de um modelo da Teoria de Resposta ao Item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricia Gomes Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9GXP45
Resumo: O presente trabalho na área de avaliação educacional aborda o cálculo das proficiências dos alunos de Minas Gerais que fizeram a prova de Matemática do ENEM/2011 usando um modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que supõeque o desempenho de um avaliado em um teste pode ser predito (ou explicado) pela proficiência (habilidade) e pelas características dos itens do teste. A TRI tem contribuído com modelos que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo responder corretamente a um item e suas habilidades na área em que está sendo avaliado. Adotou-se o modelo logístico com 3 parâmetros que descreve a relação entre a habilidade do indivíduo examinado e a probabilidade de uma resposta correta com três parâmetros: dificuldade, discriminação e casualidade. Esta monografia apresenta um estudo da Teoria de Resposta ao Item aplicada aos microdados dos 438.974 alunos que fizeram a inscrição nos 853 municípios de Minas Gerais. Os resultados mostraram que as proficiências estimadas para o sexo masculino foram maiores que para o feminino. Com relação à rede administrativa de ensino, os melhores desempenhos foram observados nos alunos da rede Federal, seguido daqueles da particular, depois municipal, e por último, estadual.Observou-se ainda que as maiores proficiências foram registradas nos municípios maiores. Para leitura e formatação do banco de dados foi utilizado o software SPSS, enquanto que a análise da modelagem via TRI foi realizada pelo BILOG e a visualização dos dados através de tabelas, gráficos e mapas foi obtida usando o ambiente computacional R.
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