Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle de Assis Caetano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
Resumo: No cotidiano das escolas, frequentemente podemos perceber diferentes atitudes, gestos e comportamentos que demonstram o preconceito e o racismo praticado contra os negros. Essas posturas são percebidas através das brincadeiras, dos apelidos e xingamentos lançados em relação ao sujeito negro. De uma maneira muito geral, as referências que se fazem em relação ao negro sugerem sua incapacidade, passividade, feiura, sujeira, o que acaba colaborandopara a construção de uma identidade negativa e para a reprodução de uma ideologia racista. Desse modo, tentando deslocar ou desconstruir essa imagem negativa cheia de estereótipos sempre atribuída aos negros, foi realizado junto com as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Werneck, um trabalho sobre a identidade individual e coletiva, tentando apontar a contribuição eimportância dos negros e africanos para a sociedade brasileira.Ao realizar esse trabalho buscou-se oferecer ás crianças a possibilidade de conhecer a África como um continente imenso, diverso e apresentar a história de luta e resistência dos negros no Brasil de forma a construir referências positivas sobre os negros e a produzir como efeito a valorização da identidade negra. A tarefa não é nada fácil. Contudo, a realização desse trabalho deu a largada para que mudanças e transformações comecem a se processar no interior da escola. É evidente que a educação das relações étnico-raciais deve ser sistemática e pautar todas as práticas e ações na escola, mas, com disposição e conhecimento é possível contribuir para a desconstrução da ideologia racista e promover a afirmação da identidade negra na escola.
id UFMG_0b1d684cf7e527b314a0fb4205b7c513
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8FFS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elania de OliveiraDanielle de Assis Caetano2019-08-09T19:02:33Z2019-08-09T19:02:33Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFSNo cotidiano das escolas, frequentemente podemos perceber diferentes atitudes, gestos e comportamentos que demonstram o preconceito e o racismo praticado contra os negros. Essas posturas são percebidas através das brincadeiras, dos apelidos e xingamentos lançados em relação ao sujeito negro. De uma maneira muito geral, as referências que se fazem em relação ao negro sugerem sua incapacidade, passividade, feiura, sujeira, o que acaba colaborandopara a construção de uma identidade negativa e para a reprodução de uma ideologia racista. Desse modo, tentando deslocar ou desconstruir essa imagem negativa cheia de estereótipos sempre atribuída aos negros, foi realizado junto com as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Werneck, um trabalho sobre a identidade individual e coletiva, tentando apontar a contribuição eimportância dos negros e africanos para a sociedade brasileira.Ao realizar esse trabalho buscou-se oferecer ás crianças a possibilidade de conhecer a África como um continente imenso, diverso e apresentar a história de luta e resistência dos negros no Brasil de forma a construir referências positivas sobre os negros e a produzir como efeito a valorização da identidade negra. A tarefa não é nada fácil. Contudo, a realização desse trabalho deu a largada para que mudanças e transformações comecem a se processar no interior da escola. É evidente que a educação das relações étnico-raciais deve ser sistemática e pautar todas as práticas e ações na escola, mas, com disposição e conhecimento é possível contribuir para a desconstrução da ideologia racista e promover a afirmação da identidade negra na escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoNegros  Identidade racialRelações etnicasIdentidade NegraEnsino FundamentalRelações Étnico-RaciaisDo enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdfapplication/pdf27470068https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FFS/1/acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf8fb02bd2985bd6028275e5059ad8e468MD51TEXTacpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf.txtacpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf.txtExtracted texttext/plain57144https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FFS/2/acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf.txt4e9578cb9a1d8fa8d501b951fc6c1079MD521843/VRNS-9P8FFS2019-11-14 03:16:10.353oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8FFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:16:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
title Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
spellingShingle Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
Danielle de Assis Caetano
Identidade Negra
Ensino Fundamental
Relações Étnico-Raciais
Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
title_short Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
title_full Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
title_fullStr Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
title_full_unstemmed Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
title_sort Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
author Danielle de Assis Caetano
author_facet Danielle de Assis Caetano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elania de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Danielle de Assis Caetano
contributor_str_mv Elania de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Negra
Ensino Fundamental
Relações Étnico-Raciais
topic Identidade Negra
Ensino Fundamental
Relações Étnico-Raciais
Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
description No cotidiano das escolas, frequentemente podemos perceber diferentes atitudes, gestos e comportamentos que demonstram o preconceito e o racismo praticado contra os negros. Essas posturas são percebidas através das brincadeiras, dos apelidos e xingamentos lançados em relação ao sujeito negro. De uma maneira muito geral, as referências que se fazem em relação ao negro sugerem sua incapacidade, passividade, feiura, sujeira, o que acaba colaborandopara a construção de uma identidade negativa e para a reprodução de uma ideologia racista. Desse modo, tentando deslocar ou desconstruir essa imagem negativa cheia de estereótipos sempre atribuída aos negros, foi realizado junto com as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Werneck, um trabalho sobre a identidade individual e coletiva, tentando apontar a contribuição eimportância dos negros e africanos para a sociedade brasileira.Ao realizar esse trabalho buscou-se oferecer ás crianças a possibilidade de conhecer a África como um continente imenso, diverso e apresentar a história de luta e resistência dos negros no Brasil de forma a construir referências positivas sobre os negros e a produzir como efeito a valorização da identidade negra. A tarefa não é nada fácil. Contudo, a realização desse trabalho deu a largada para que mudanças e transformações comecem a se processar no interior da escola. É evidente que a educação das relações étnico-raciais deve ser sistemática e pautar todas as práticas e ações na escola, mas, com disposição e conhecimento é possível contribuir para a desconstrução da ideologia racista e promover a afirmação da identidade negra na escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:02:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FFS/1/acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8FFS/2/acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fb02bd2985bd6028275e5059ad8e468
4e9578cb9a1d8fa8d501b951fc6c1079
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971404865404928