A síndrome da exclusão social: As origens, os fatores de risco, os múltiplos sintomas biopsicosociais ao longo dos períodos do ciclo de vida e os fatores perpetuadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Benedito Lombardi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-856HYS
Resumo: Introdução: este projeto originou-se quando ainda estudante de medicina, comecei a observar que as crianças carentes adoeciam de forma difusa, ou seja, vários sistemas do organismo eram afetados simultaneamente, inclusive a saúde mental. Essas observaçõescontinuaram na residência e na prática de pediatria e, mais tarde, em um ambulatório de psiquiatria infantil, onde constatei que, além do adoecimento difuso, as crianças encaminhadas o eram, principalmente, devido às dificuldades escolares (D.E). Decidi na ocasião que este tema deveria ser abordado em atenção primária, portanto, na comunidade enão em atenção secundária como é o caso dos ambulatórios de psiquiatria infantil. Desde então venho trabalhando em atenção primária onde realizei uma primeira pesquisa, em nível de mestrado, em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida que teve como finalidade descrever o perfil biopsicossocial de crianças que estavam na 1ª série, isto porque na época, ano de 1990, grande número delas era reprovada e evadia-se da escola nessa série. Naquela pesquisa empreguei o método Estudo de Caso e foram examinadas 39 crianças de 1ª serie de uma escola pública, escolhidas aleatoriamente entreas 465 que cursavam essa série. Os achados mostraram que: antes da entrada para a escola a maioria das crianças da amostra foi exposta a múltiplos fatores de risco; à entrada para a 1ª série a maioria apresentava-se multiplamente impactada, ou seja, com impactos na saúde física, psíquica e social e suas famílias apresentavam muitos problemas; três anos após, 1993, a amostra estava tendo prejuízos na inserção escolar. Este estudo, portanto, contribuiu para a compreensão das causas da repetência e evasão escolar na perspectiva da medicinade crianças. Justificativa: após a realização da pesquisa acima, a qual fundamentou projetos de intervenção, continuei trabalhando na comunidade. Mas, à medida que fui me inteirando cada vez mais da realidade local, constatei, porém, que os problemas escolares, em geral, nada mais eram do que um dos sintomas do fenômeno da Exclusão Social, um processo histórico que, na verdade, as pessoas da comunidade estavam envolvidas por ele. Essas observações se estenderam até os primeiros anos da década atual quando, então, decidi revisitar o trabalho de mestrado e também verificar como estavam os participantes da pesquisa de 1990, hoje adultos. Objetivos: os objetivos dessa nova pesquisa foram estudar os impactos biopsicossociais do processo da Exclusão Social sobre um grupo de pessoas em diferentes momentos dos seus ciclos de vida. Métodos: o método empregado, Estudo de Caso, constituiu-se de duas partes. Na parte I foi realizada a releitura da dissertação do mestrado cujos achados foram reinterpretados a partir da pediatria, psiquiatria e de teorias do desenvolvimento da criança, tendo como pano de fundo a Exclusão Social. Na parte II, realizada em 2008, foram entrevistados 26 dos 39 participantes da pesquisa de 1990. Nessa segunda parte o método empregado foi uma entrevista inicialmente aberta seguida por uma semi-estruturada para pesquisar a História de Vida. Apenas alguns tópicos da história de cada um foram pesquisados: a trajetória escolar, a trajetória no trabalho e as queixas sobre a saúde ao longo dos 18 anos que separaram as duas pesquisas. Resultados e discussão: a análise e interpretação da releitura da dissertação de mestrado mostraram como o processo da Exclusão Social pode ter produzido os múltiplos impactos encontrados na pesquisa de 1990. A pesquisa atual mostrou que este processo excludente continuava atuando de várias formas adversas sobre a amostra, uma vez que foram identificados impactos negativos na trajetória escolar, na trajetória do trabalho ediversas reações psíquicas às situações estressantes, experimentadas ao longo da vida dos participantes, resultando em prejuízos enormes na inclusão social dos indivíduos da amostra. Além disso, provavelmente, essa história de fracassos causou prejuízos também nas estruturas psíquicas das pessoas. Entretanto, ao longo das entrevistas outros fatos relevantes se destacaram conforme relato espontâneo dos participantes, como por exemplo, um número importante de pessoasda comunidade envolvidas com o abuso de drogas e/ou tráfico foram assassinadas ou detidas em penitenciária. O entendimento sobre essas constatações, é que, além das influências da adolescência, período do ciclo de vida crítico para o desenvolvimento, por exemplo, da auto-estima, a droga, ao chegar à comunidade, encontrou um cenário propício para se multiplicar. Primeiramente porque se constituiu em uma possibilidade real de aumento da renda das pessoas as quais enfrentavam dificuldades de inclusão social o que poderia ser resolvido com o tráfico; em segundo lugar, como as pessoas tiveram impactosna estruturas psíquicas, provocadores de frustrações, ansiedade, depressão, angústia, raiva, a droga, poderia ser uma forma de aliviar esses sintomas e/ou encorajar os sujeitos. Mas, se de um lado o tráfico levava à disputa por espaços para aumentar a venda, por outro a dependência da droga levava o indivíduo a roubar, assaltar, vender bens de familiares para a compra da mesma. Ambos os caminhos geraram a violência no interior da própria comunidade que acabou em mortes e prisões de forma expressiva. A chegada das drogas em uma comunidade vitimizada pelo processo de Exclusão Social precipitou opróprio auto-extermínio de um segmento importante da própria comunidade formado por jovens. Em outras palavras, a Exclusão Social preparou o cenário de adversidades para que a entrada das drogas se encarregasse de acelerar o processo excludente ao colocar um fimna vida de grande número de jovens da comunidade. Conclusões: com este estudo foi possível identificar as possíveis origens da Exclusão Social e a associação dela com inúmeros fatores de risco que por sua vez podem ter produzido os múltiplos impactos biopsicossociais sobre a amostra estudada nos diferentes períodos do ciclo de vida. A constatação da existência de um processo evolutivo, articulado, justificou a denominação Síndrome da Exclusão Social para o quadro descritoe, este título, preenche uma lacuna existente na literatura quanto à definição desse quadro clínico tão freqüente, mas que ainda é tratado com muita indiferença. Essa definição dá maior consistência e visibilidade ao fenômeno ao mostrar como determinantes sociaispodem produzir impactos devastadores na saúde e intergeracionais. Ao mesmo tempo a denominação ainda é capaz de convergir para si a atenção de várias áreas do conhecimento para sua compreensão e uma melhor abordagem. Considerações finais: esse estudo aponta caminhos para a intervenção, prevenção e promoção de saúde. Ao descrever a evolução dos efeitos da Exclusão Social sobre os sujeitos nos diferentes momentos do ciclo de vida, o fenômeno tornou-se maiscompreensível e, portanto, factível de sofrer transformações.
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Desde então venho trabalhando em atenção primária onde realizei uma primeira pesquisa, em nível de mestrado, em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida que teve como finalidade descrever o perfil biopsicossocial de crianças que estavam na 1ª série, isto porque na época, ano de 1990, grande número delas era reprovada e evadia-se da escola nessa série. Naquela pesquisa empreguei o método Estudo de Caso e foram examinadas 39 crianças de 1ª serie de uma escola pública, escolhidas aleatoriamente entreas 465 que cursavam essa série. Os achados mostraram que: antes da entrada para a escola a maioria das crianças da amostra foi exposta a múltiplos fatores de risco; à entrada para a 1ª série a maioria apresentava-se multiplamente impactada, ou seja, com impactos na saúde física, psíquica e social e suas famílias apresentavam muitos problemas; três anos após, 1993, a amostra estava tendo prejuízos na inserção escolar. Este estudo, portanto, contribuiu para a compreensão das causas da repetência e evasão escolar na perspectiva da medicinade crianças. Justificativa: após a realização da pesquisa acima, a qual fundamentou projetos de intervenção, continuei trabalhando na comunidade. Mas, à medida que fui me inteirando cada vez mais da realidade local, constatei, porém, que os problemas escolares, em geral, nada mais eram do que um dos sintomas do fenômeno da Exclusão Social, um processo histórico que, na verdade, as pessoas da comunidade estavam envolvidas por ele. Essas observações se estenderam até os primeiros anos da década atual quando, então, decidi revisitar o trabalho de mestrado e também verificar como estavam os participantes da pesquisa de 1990, hoje adultos. Objetivos: os objetivos dessa nova pesquisa foram estudar os impactos biopsicossociais do processo da Exclusão Social sobre um grupo de pessoas em diferentes momentos dos seus ciclos de vida. Métodos: o método empregado, Estudo de Caso, constituiu-se de duas partes. Na parte I foi realizada a releitura da dissertação do mestrado cujos achados foram reinterpretados a partir da pediatria, psiquiatria e de teorias do desenvolvimento da criança, tendo como pano de fundo a Exclusão Social. Na parte II, realizada em 2008, foram entrevistados 26 dos 39 participantes da pesquisa de 1990. Nessa segunda parte o método empregado foi uma entrevista inicialmente aberta seguida por uma semi-estruturada para pesquisar a História de Vida. Apenas alguns tópicos da história de cada um foram pesquisados: a trajetória escolar, a trajetória no trabalho e as queixas sobre a saúde ao longo dos 18 anos que separaram as duas pesquisas. Resultados e discussão: a análise e interpretação da releitura da dissertação de mestrado mostraram como o processo da Exclusão Social pode ter produzido os múltiplos impactos encontrados na pesquisa de 1990. A pesquisa atual mostrou que este processo excludente continuava atuando de várias formas adversas sobre a amostra, uma vez que foram identificados impactos negativos na trajetória escolar, na trajetória do trabalho ediversas reações psíquicas às situações estressantes, experimentadas ao longo da vida dos participantes, resultando em prejuízos enormes na inclusão social dos indivíduos da amostra. Além disso, provavelmente, essa história de fracassos causou prejuízos também nas estruturas psíquicas das pessoas. Entretanto, ao longo das entrevistas outros fatos relevantes se destacaram conforme relato espontâneo dos participantes, como por exemplo, um número importante de pessoasda comunidade envolvidas com o abuso de drogas e/ou tráfico foram assassinadas ou detidas em penitenciária. O entendimento sobre essas constatações, é que, além das influências da adolescência, período do ciclo de vida crítico para o desenvolvimento, por exemplo, da auto-estima, a droga, ao chegar à comunidade, encontrou um cenário propício para se multiplicar. Primeiramente porque se constituiu em uma possibilidade real de aumento da renda das pessoas as quais enfrentavam dificuldades de inclusão social o que poderia ser resolvido com o tráfico; em segundo lugar, como as pessoas tiveram impactosna estruturas psíquicas, provocadores de frustrações, ansiedade, depressão, angústia, raiva, a droga, poderia ser uma forma de aliviar esses sintomas e/ou encorajar os sujeitos. Mas, se de um lado o tráfico levava à disputa por espaços para aumentar a venda, por outro a dependência da droga levava o indivíduo a roubar, assaltar, vender bens de familiares para a compra da mesma. Ambos os caminhos geraram a violência no interior da própria comunidade que acabou em mortes e prisões de forma expressiva. A chegada das drogas em uma comunidade vitimizada pelo processo de Exclusão Social precipitou opróprio auto-extermínio de um segmento importante da própria comunidade formado por jovens. Em outras palavras, a Exclusão Social preparou o cenário de adversidades para que a entrada das drogas se encarregasse de acelerar o processo excludente ao colocar um fimna vida de grande número de jovens da comunidade. Conclusões: com este estudo foi possível identificar as possíveis origens da Exclusão Social e a associação dela com inúmeros fatores de risco que por sua vez podem ter produzido os múltiplos impactos biopsicossociais sobre a amostra estudada nos diferentes períodos do ciclo de vida. A constatação da existência de um processo evolutivo, articulado, justificou a denominação Síndrome da Exclusão Social para o quadro descritoe, este título, preenche uma lacuna existente na literatura quanto à definição desse quadro clínico tão freqüente, mas que ainda é tratado com muita indiferença. Essa definição dá maior consistência e visibilidade ao fenômeno ao mostrar como determinantes sociaispodem produzir impactos devastadores na saúde e intergeracionais. Ao mesmo tempo a denominação ainda é capaz de convergir para si a atenção de várias áreas do conhecimento para sua compreensão e uma melhor abordagem. Considerações finais: esse estudo aponta caminhos para a intervenção, prevenção e promoção de saúde. Ao descrever a evolução dos efeitos da Exclusão Social sobre os sujeitos nos diferentes momentos do ciclo de vida, o fenômeno tornou-se maiscompreensível e, portanto, factível de sofrer transformações.Introduction: This project started when I was still a medical student, and began to observe that underprivileged children got sick in a diffuse way, that is, various systems of their organism were affected simultaneously, including mental health. These observations continued in residence and in the practice of pediatrics, and later, in a child psychiatric outpatient clinic, where I found that, besides the diffuse sicknesses, the children were referred to the clinic mainly because of school difficulties. I decided that this thing should be dealt with in primary care, therefore, in the community and not in secondary care, as in the case of child psychiatry outpatient departments. Since then, I have been working in primary care where I did my first masters research in an underprivileged community. The objective was to describe the biopsychosocial profile of children who were in first grade, since, at the time (1990), many of them failed the school year and often dropped out of school at this grade. In this research I used the Case Study method and 39 children of the first grade in a public school were examined, chosen randomly out of 465 students in this grade. The findings showed that, before joining school, most of the children in the sample were exposed to multiple risk factors; on entry into first grade, most of them had been impacted in multiple aspects, thatis, in their physical, psychic and social health, and their families had many problems; three years later, in 1993, the children from the sample had been affected in their schooling. This study, therefore, contributed to the understanding of the causes of failure and school dropout from the point of view of child medicine. Justification: After the research above, which was the basis for intervention projects, I continued to work in the community. However, as I learned more of the local reality, I found that the school problems in general were no more than the symptoms of thephenomenon of social exclusion, a historical process which involved the people from the community. These observations reached into the first year of this decade when I decided to revisit my masters degree work and to check the participants in the 1990 survey who are adults today.Objectives: The objectives of this new research were to study the bio-psychosocial impacts of the social exclusion process on a group of people at different stages of their life cycles. Methods: The method chosen was Case Study and had two parts. The first part was reworking the masters dissertation and reinterpreting it from the point of view of pediatric psychiatry and child development theories, using the backdrop of social exclusion. In part two (2008), 26 interviews were held with 39 of the participants of the 1990 survey. This second part used open interviews, followed by a semi-structured interview to survey their life history. Only a few topics of the history of each one were surveyed: their school trajectory, their work and health problems during the 18 years between the two surveys. Results and Discussion: The analysis and interpretation of the reworking of the masters dissertation showed how the social exclusion process may have produced the multiple impacts found in the 1990 survey. The current survey showed that the exclusion process continued to adversely affect the subjects of the sample, since negative impacts were identified on the school trajectory, the work trajectory and the various psychic reactions to stress situations experienced throughout the life of the participants, resulting in enormouslosses in social inclusion of the individuals of the sample. Besides this, it is probable that this history of defeats also damaged the psychic structure of these people. However, during the interviews, other relevant factors stood out, according to spontaneous reports of the participants. For example, a significant number of people in the communityinvolved with drugs and/or drug trafficking were murdered or imprisoned. It became clear that a critical period in the life cycle, adolescence, provided a background which opened up the community for the multiplication of the use of drugs. In the first place, it was a real opportunity to increase income for people who faced difficulties for social inclusion; secondly, for people who had been impacted psychically, resulting in frustration, anxiety, depression, anguish, anger, drugs could be a way of relieving the symptoms and emboldening the users.If, on the one hand, drug trafficking led to struggles for opportunities to increase sales, on the other, drug dependence made individuals steel, rob, sell family belongings to buy drugs. Both brought violence into the community, which ended up in deaths and imprisonment on a significant scale. The arrival of drugs in a community which was the victim of socialexclusion brought about self-extermination to a significant part of the community made up of young people. In other words, social exclusion prepared a scenario of adversity for the entrance of drugs, which accelerated the exclusion process by ending the life of a large number of young people from the community. Conclusions: With this study, it was possible to identify possible origins of social exclusion and its association to many risk factors which may have produced the multiple biopsychosocial impacts on the population studied in the various periods of the life cycle. The discovery of a process that evolves and is articulated justified the name Social Exclusion Syndrome for the situation described. This name fills a gap in the literature for the definition of this frequent clinical situation, which is still treated with a lot of indifference.This definition gives greater consistency and visibility to the phenomenon by showing how social determinants can produce devastating impacts on health and between generations. At the same time the name can also attract the attention of various areas of knowledge for a better understanding and a better approach. Final considerations: this study indicates paths for intervention, prevention and health promotion. By describing the evolution of the effects of social exclusion of the subjects at different stages in their life cycle, the phenomenon became better understood and, therefore, more open to transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde escolarCondições sociaisIsolamento socialFatores socioeconômicosCarência psicossocialProblemas sociaisSaúde mentalFatores de riscoCondições SociaisSaúde MentalProblemas SociaisSaúde EscolarFatores de RiscoA síndrome da exclusão social: As origens, os fatores de risco, os múltiplos sintomas biopsicosociais ao longo dos períodos do ciclo de vida e os fatores perpetuadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALant_nio_benedito_lombardi.pdfapplication/pdf2531203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-856HYS/1/ant_nio_benedito_lombardi.pdf4c8fcacae99da4c40dd303b2f4ae5933MD51TEXTant_nio_benedito_lombardi.pdf.txtant_nio_benedito_lombardi.pdf.txtExtracted texttext/plain968126https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-856HYS/2/ant_nio_benedito_lombardi.pdf.txtaa7933ce115f28bd8d9d3b9989d25634MD521843/ECJS-856HYS2019-11-14 08:06:17.264oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-856HYSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:06:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Antonio Benedito Lombardi
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Desde então venho trabalhando em atenção primária onde realizei uma primeira pesquisa, em nível de mestrado, em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida que teve como finalidade descrever o perfil biopsicossocial de crianças que estavam na 1ª série, isto porque na época, ano de 1990, grande número delas era reprovada e evadia-se da escola nessa série. Naquela pesquisa empreguei o método Estudo de Caso e foram examinadas 39 crianças de 1ª serie de uma escola pública, escolhidas aleatoriamente entreas 465 que cursavam essa série. Os achados mostraram que: antes da entrada para a escola a maioria das crianças da amostra foi exposta a múltiplos fatores de risco; à entrada para a 1ª série a maioria apresentava-se multiplamente impactada, ou seja, com impactos na saúde física, psíquica e social e suas famílias apresentavam muitos problemas; três anos após, 1993, a amostra estava tendo prejuízos na inserção escolar. Este estudo, portanto, contribuiu para a compreensão das causas da repetência e evasão escolar na perspectiva da medicinade crianças. Justificativa: após a realização da pesquisa acima, a qual fundamentou projetos de intervenção, continuei trabalhando na comunidade. Mas, à medida que fui me inteirando cada vez mais da realidade local, constatei, porém, que os problemas escolares, em geral, nada mais eram do que um dos sintomas do fenômeno da Exclusão Social, um processo histórico que, na verdade, as pessoas da comunidade estavam envolvidas por ele. Essas observações se estenderam até os primeiros anos da década atual quando, então, decidi revisitar o trabalho de mestrado e também verificar como estavam os participantes da pesquisa de 1990, hoje adultos. Objetivos: os objetivos dessa nova pesquisa foram estudar os impactos biopsicossociais do processo da Exclusão Social sobre um grupo de pessoas em diferentes momentos dos seus ciclos de vida. Métodos: o método empregado, Estudo de Caso, constituiu-se de duas partes. Na parte I foi realizada a releitura da dissertação do mestrado cujos achados foram reinterpretados a partir da pediatria, psiquiatria e de teorias do desenvolvimento da criança, tendo como pano de fundo a Exclusão Social. Na parte II, realizada em 2008, foram entrevistados 26 dos 39 participantes da pesquisa de 1990. Nessa segunda parte o método empregado foi uma entrevista inicialmente aberta seguida por uma semi-estruturada para pesquisar a História de Vida. Apenas alguns tópicos da história de cada um foram pesquisados: a trajetória escolar, a trajetória no trabalho e as queixas sobre a saúde ao longo dos 18 anos que separaram as duas pesquisas. Resultados e discussão: a análise e interpretação da releitura da dissertação de mestrado mostraram como o processo da Exclusão Social pode ter produzido os múltiplos impactos encontrados na pesquisa de 1990. A pesquisa atual mostrou que este processo excludente continuava atuando de várias formas adversas sobre a amostra, uma vez que foram identificados impactos negativos na trajetória escolar, na trajetória do trabalho ediversas reações psíquicas às situações estressantes, experimentadas ao longo da vida dos participantes, resultando em prejuízos enormes na inclusão social dos indivíduos da amostra. Além disso, provavelmente, essa história de fracassos causou prejuízos também nas estruturas psíquicas das pessoas. Entretanto, ao longo das entrevistas outros fatos relevantes se destacaram conforme relato espontâneo dos participantes, como por exemplo, um número importante de pessoasda comunidade envolvidas com o abuso de drogas e/ou tráfico foram assassinadas ou detidas em penitenciária. 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