Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Gabriel Silva Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bárbara Emanoele Costa Oliveira, Carolina Veloso Lima, Aline Araujo Sampaio, Mayara dos Santos Noronha, Renata Francine Oliveira, Efigênia Ferreira e Ferreira, Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/1413-81232018241.12202017
http://hdl.handle.net/1843/55088
Resumo: Avaliou-se a insatisfação com os servi ços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados e sua associação com variáveis con textuais e individuais. Foram utilizados os da dos do Levantamento Nacional de Saúde bucal realizado em 2010 e dados contextuais referentes aos municípios. Análises descritivas, bivariadas e multinível foram realizadas. Incluiu-se 1.989 ido sos. Destes, 11,2% dos idosos dentados e 22,1% dos edentados estavam insatisfeitos. Entre os den tados, a insatisfação foi associada com variáveis contextuais (localização do município, índice de desenvolvimento humano, Índice de GINI, pre sença de Centro de Especialidades Odontológicas e cobertura das equipes de saúde bucal) e indivi duais pertencentes à atenção à saúde e condições de saúde bucal. Para os idosos edentados, não foi identificado associação com variáveis contextuais. Apenas o motivo do uso do serviço e a satisfação com dentes e boca foram associados. Identificou-se uma prevalência considerável de insatisfação com os serviços, sendo maior entre os idosos edentados. Entre os idosos dentados, foi observado associação com variáveis contextuais
id UFMG_13b05b5686a790878dbeb4494c5eeb2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/55088
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-19T10:50:55Z2023-06-19T10:50:55Z2019-01241147158https://doi.org/10.1590/1413-81232018241.1220201714138123http://hdl.handle.net/1843/55088Avaliou-se a insatisfação com os servi ços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados e sua associação com variáveis con textuais e individuais. Foram utilizados os da dos do Levantamento Nacional de Saúde bucal realizado em 2010 e dados contextuais referentes aos municípios. Análises descritivas, bivariadas e multinível foram realizadas. Incluiu-se 1.989 ido sos. Destes, 11,2% dos idosos dentados e 22,1% dos edentados estavam insatisfeitos. Entre os den tados, a insatisfação foi associada com variáveis contextuais (localização do município, índice de desenvolvimento humano, Índice de GINI, pre sença de Centro de Especialidades Odontológicas e cobertura das equipes de saúde bucal) e indivi duais pertencentes à atenção à saúde e condições de saúde bucal. Para os idosos edentados, não foi identificado associação com variáveis contextuais. Apenas o motivo do uso do serviço e a satisfação com dentes e boca foram associados. Identificou-se uma prevalência considerável de insatisfação com os serviços, sendo maior entre os idosos edentados. Entre os idosos dentados, foi observado associação com variáveis contextuaisThe scope of this study was to evaluate dissatisfaction with dental services among dentate and edentulous elderly Brazilians and its associ ation with contextual and individual variables. The data from the National Oral Health Survey conducted in 2010 and contextual variables relat ed to cities were used. Descriptive, bivariate and multilevel analysis was conducted among 1,989 elderly individuals. Of these, 11.2% of dentate and 22.1% of edentulous elderly people were dis satisfied. Among the dentate individuals, dissatis faction was associated with contextual variables (location of municipality, human development index, GINI Index, the presence of Dental Spe cialty Centers and the coverage of oral health in public service) and persons related to health care and oral health conditions. For the edentulous individuals, no associated contextual variables were identified. Only the motive for the use of the service and satisfaction with teeth and mouth were associated with dissatisfaction with dental services. A considerable prevalence of dissatisfac tion with the services was identified, being higher among edentulous elderly Brazilians. Among den tate elderly Brazilians, an association with con textual variables was detectedFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVAFAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIACiência & Saúde ColetivaSatisfação do PacienteAssistência OdontológicaQualidade da assistência à saúdeIdosoSaúde bucalsInsatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinívelDissatisfaction with dental services among dentate and edentulous elderly brazilians: a multilevel analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/csc/a/QMbmkG4G9TRdyHdHWj3GHcd/abstract/?lang=ptJoão Gabriel Silva SouzaBárbara Emanoele Costa OliveiraCarolina Veloso LimaAline Araujo SampaioMayara dos Santos NoronhaRenata Francine OliveiraEfigênia Ferreira e FerreiraAndrea Maria Eleutério de Barros Lima Martinsapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55088/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALInsatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados análise multinível.pdfInsatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados análise multinível.pdfapplication/pdf121167https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55088/2/Insatisfa%c3%a7%c3%a3o%20com%20os%20servi%c3%a7os%20odontol%c3%b3gicos%20entre%20idosos%20brasileiros%20dentados%20e%20edentados%20%20an%c3%a1lise%20multin%c3%advel.pdf30e05ff6cb956d26ac9b7ac9dcede2dbMD521843/550882023-06-19 07:50:56.294oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-19T10:50:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Dissatisfaction with dental services among dentate and edentulous elderly brazilians: a multilevel analysis
title Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
spellingShingle Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
João Gabriel Silva Souza
s
Satisfação do Paciente
Assistência Odontológica
Qualidade da assistência à saúde
Idoso
Saúde bucal
title_short Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
title_full Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
title_fullStr Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
title_full_unstemmed Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
title_sort Insatisfação com os serviços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados: análise multinível
author João Gabriel Silva Souza
author_facet João Gabriel Silva Souza
Bárbara Emanoele Costa Oliveira
Carolina Veloso Lima
Aline Araujo Sampaio
Mayara dos Santos Noronha
Renata Francine Oliveira
Efigênia Ferreira e Ferreira
Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
author_role author
author2 Bárbara Emanoele Costa Oliveira
Carolina Veloso Lima
Aline Araujo Sampaio
Mayara dos Santos Noronha
Renata Francine Oliveira
Efigênia Ferreira e Ferreira
Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv João Gabriel Silva Souza
Bárbara Emanoele Costa Oliveira
Carolina Veloso Lima
Aline Araujo Sampaio
Mayara dos Santos Noronha
Renata Francine Oliveira
Efigênia Ferreira e Ferreira
Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins
dc.subject.por.fl_str_mv s
topic s
Satisfação do Paciente
Assistência Odontológica
Qualidade da assistência à saúde
Idoso
Saúde bucal
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Satisfação do Paciente
Assistência Odontológica
Qualidade da assistência à saúde
Idoso
Saúde bucal
description Avaliou-se a insatisfação com os servi ços odontológicos entre idosos brasileiros dentados e edentados e sua associação com variáveis con textuais e individuais. Foram utilizados os da dos do Levantamento Nacional de Saúde bucal realizado em 2010 e dados contextuais referentes aos municípios. Análises descritivas, bivariadas e multinível foram realizadas. Incluiu-se 1.989 ido sos. Destes, 11,2% dos idosos dentados e 22,1% dos edentados estavam insatisfeitos. Entre os den tados, a insatisfação foi associada com variáveis contextuais (localização do município, índice de desenvolvimento humano, Índice de GINI, pre sença de Centro de Especialidades Odontológicas e cobertura das equipes de saúde bucal) e indivi duais pertencentes à atenção à saúde e condições de saúde bucal. Para os idosos edentados, não foi identificado associação com variáveis contextuais. Apenas o motivo do uso do serviço e a satisfação com dentes e boca foram associados. Identificou-se uma prevalência considerável de insatisfação com os serviços, sendo maior entre os idosos edentados. Entre os idosos dentados, foi observado associação com variáveis contextuais
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T10:50:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T10:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/55088
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1413-81232018241.12202017
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 14138123
url https://doi.org/10.1590/1413-81232018241.12202017
http://hdl.handle.net/1843/55088
identifier_str_mv 14138123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
FAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55088/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55088/2/Insatisfa%c3%a7%c3%a3o%20com%20os%20servi%c3%a7os%20odontol%c3%b3gicos%20entre%20idosos%20brasileiros%20dentados%20e%20edentados%20%20an%c3%a1lise%20multin%c3%advel.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
30e05ff6cb956d26ac9b7ac9dcede2db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970965897936896