A documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão do acervo artístico da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Martins Panisset
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2GCX
Resumo: A presente pesquisa de doutorado tem como propósito reafirmar e enfatizar a importância dos processos de documentação, e sua gestão integrada, como ferramentas indispensáveis para medidas de preservação de acervos. Para isso, apresenta protocolos para políticas de preservação, documentação e gestão de Acervo Artístico da UFMG. Este acervo, constituído ao longo da trajetória da UFMG, possui hoje aproximadamente 1500 objetos como pinturas e esculturas religiosas do século XVI ao XVII; pinturas e aquarelas de paisagens do século XIX e XX; pintura retratistas dos professores da UFMG; pinturas murais; estudos para painéis; esculturas, gravuras; fotografias; e livros de artistas produzidos nos séculos XX e XXI.Buscando problematizar a inserção e a formação de acervos nas universidades foi necessário discutir aspectos que envolvem a história e o desdobramento de ações que perspectivam o reconhecimento, a gestão, a salvaguarda e a necessidade de articulação nos âmbitos locais, nacionais e internacionais. Tais acervos, embora acumulados no âmbito da universidade, muitas vezes, não são formados na trajetória das atividades de pesquisas e do ensino. Diante de tais desafios, esta pesquisa objetiva estabelecer subsídios para a discussão da necessidade da documentação para reconhecimento e visibilidade dos acervos universitários, no caso principalmente nos acervos de arte. O reconhecimento deste importante patrimônio traz à tona a necessidade de estabelecimento de políticas de gestão no âmbito universitário e de um compromisso efetivo dos órgãos de direção na preservação destes acervos, perspectivando sua integração às ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão.Diante dos desafios do relacionamento entre teoria e prática nas questões relativas á documentação em museus, espera-se que esta tese contribua para aprofundamento do conhecimento sobre o tema. Na mesma direção, pretende-se também que esta pesquisa colabore com a aproximação entre as áreas da Conservação, Museologia, Ciência da Informação e Documentação.
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Este acervo, constituído ao longo da trajetória da UFMG, possui hoje aproximadamente 1500 objetos como pinturas e esculturas religiosas do século XVI ao XVII; pinturas e aquarelas de paisagens do século XIX e XX; pintura retratistas dos professores da UFMG; pinturas murais; estudos para painéis; esculturas, gravuras; fotografias; e livros de artistas produzidos nos séculos XX e XXI.Buscando problematizar a inserção e a formação de acervos nas universidades foi necessário discutir aspectos que envolvem a história e o desdobramento de ações que perspectivam o reconhecimento, a gestão, a salvaguarda e a necessidade de articulação nos âmbitos locais, nacionais e internacionais. Tais acervos, embora acumulados no âmbito da universidade, muitas vezes, não são formados na trajetória das atividades de pesquisas e do ensino. 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Na mesma direção, pretende-se também que esta pesquisa colabore com a aproximação entre as áreas da Conservação, Museologia, Ciência da Informação e Documentação.This PhD research aims to reaffirm and emphasize the relevance of documentation processes and their integrated management as indispensable tools for procedures in collection preservation. To this end, it presents protocols for preservation policies, documentation and management of the UFMG´s Artistic Collection. The collection constituted along the UFMG´ trajectory, currently has approximately 1500 objects such as paintings and religious sculptures from the 16th to the centuries, paintings and watercolors of 19th and 20th century landscapes; portrait of UFMG teachers; mural paintings; studies for panels; sculptures; engravings; photographs; and books of artists produced in the 20th and 21st centuries.In order to problematize the insertion and the formation of collections in the universities, it was necessary to discuss aspects that involve the history and the unfolding of actions that anticipate the recognition, the management, the safeguard and the necessity of articulation in the local, national and international scopes. Such collections, although accumulated within the university, are often not formed in the trajectory of research and teaching activities. Faced with such challenges, this research aims to establish subsidies for the discussion of the need for documentation for knowledge and visibility of university collections, in the case, especially the collections of art. The recognition of this important patrimony brings to the fore need to establish management policies in the university context and an effective commitment of the management bodies in the preservation of these collections, with a view to their integration into university actions of teaching, research and extension.Faced with the challenges of the relationship between theory and practice in matters related to documentation in museums, it is hoped that this thesis will contribute to the deepening of knowledge about the subject. In the same direction, it is also intended that this research collaborate with the approximation between the areas of Conservation, Museology, Information Science and Documentation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas Gerais Coleções de arteArte Conservação e restauraçãoMuseus Gestão de coleçõesPreservação de acervosProtocolos de documentaçãoAcervos universitáriosAcervos artísticosDocumentação em museusGestão de acervosA documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão do acervo artístico da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_ana_panisset_completa.pdfapplication/pdf252093779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BC2GCX/1/tese_ana_panisset_completa.pdfb9eb888ee85811b40edb23941d264d94MD511843/LOMC-BC2GCX2019-08-09 09:27:06.413oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BC2GCXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-09T12:27:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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