Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK |
Summary: | Este estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão. |
id |
UFMG_22189ba99e45cc43d520e921c55e2b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9TWQYK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vera Lucia de Carvalho Casa NovaClaudia Campos SoaresFlávio Luiz Teixeira de Sousa BoaventuraErnest Christian Bowes Junior2019-08-10T07:16:38Z2019-08-10T07:16:38Z2015-02-20http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYKEste estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão.This comparative study proposes an analysis of Roberto Drummond's works, specifically Sangue de Coca-cola, a novel that integrates his ''Coca-Cola circle'', along with what is presented in Rubens Gerchman's trajectory, from the 1960's on, an artist who narrates the Brazilians in a figurative way, subdued by the mass production and its consequential mythology. This study acknowledges that both were led by popular movements over questioning a political period that was the 1960 decade, reflected through common themes as the crowd, soccer, eroticism and carnaval. Thereby, they started to disturb a decade in virtue of such aesthetic and, although being distinct products, they share the same enthusiasm: the pop art. The study considers that pop art is not static and that it materializes itself through the interaction with other media and with culture. Under this premises, it is relevant to look at the contingency of pop literature as a precedent of: modern literature, some artistic movements from the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, the industrial production and of labor, within the means of mass communication. To designate Coca-Cola as the maximum representation of the North American cultural empire and of the globalized tendencies of the post-modern men, the study constitutes literature and pop art as an appropriate territory for thought concerning the contemporary behavior. Therefore, the transit between distinct discursive fields as Philosophy, Sociology and Literary Theory was presented, then, as the most suitable strategy for this discussion.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGerchman, Rubens , 1942Art popArte e literaturaDrummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretaçãoFicção brasileira Historia e criticaCoca-ColaPop ArtRoberto DrummondRubens GerchmanTransfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchmaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdfapplication/pdf1053551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/1/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf73163515bc7621018211cab943d3e4e6MD51TEXTtransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txttransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain244270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/2/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txtcd7072a8156f2729da7692e35d366454MD521843/ECAP-9TWQYK2019-11-14 04:21:15.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9TWQYKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:21:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
title |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
spellingShingle |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman Ernest Christian Bowes Junior Coca-Cola Pop Art Roberto Drummond Rubens Gerchman Gerchman, Rubens , 1942 Art pop Arte e literatura Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação Ficção brasileira Historia e critica |
title_short |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
title_full |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
title_fullStr |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
title_full_unstemmed |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
title_sort |
Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman |
author |
Ernest Christian Bowes Junior |
author_facet |
Ernest Christian Bowes Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Claudia Campos Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ernest Christian Bowes Junior |
contributor_str_mv |
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova Claudia Campos Soares Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coca-Cola Pop Art Roberto Drummond Rubens Gerchman |
topic |
Coca-Cola Pop Art Roberto Drummond Rubens Gerchman Gerchman, Rubens , 1942 Art pop Arte e literatura Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação Ficção brasileira Historia e critica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gerchman, Rubens , 1942 Art pop Arte e literatura Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação Ficção brasileira Historia e critica |
description |
Este estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T07:16:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T07:16:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/1/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/2/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73163515bc7621018211cab943d3e4e6 cd7072a8156f2729da7692e35d366454 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797970973189734400 |