Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman

Bibliographic Details
Main Author: Ernest Christian Bowes Junior
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK
Summary: Este estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão.
id UFMG_22189ba99e45cc43d520e921c55e2b0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9TWQYK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Lucia de Carvalho Casa NovaClaudia Campos SoaresFlávio Luiz Teixeira de Sousa BoaventuraErnest Christian Bowes Junior2019-08-10T07:16:38Z2019-08-10T07:16:38Z2015-02-20http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYKEste estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão.This comparative study proposes an analysis of Roberto Drummond's works, specifically Sangue de Coca-cola, a novel that integrates his ''Coca-Cola circle'', along with what is presented in Rubens Gerchman's trajectory, from the 1960's on, an artist who narrates the Brazilians in a figurative way, subdued by the mass production and its consequential mythology. This study acknowledges that both were led by popular movements over questioning a political period that was the 1960 decade, reflected through common themes as the crowd, soccer, eroticism and carnaval. Thereby, they started to disturb a decade in virtue of such aesthetic and, although being distinct products, they share the same enthusiasm: the pop art. The study considers that pop art is not static and that it materializes itself through the interaction with other media and with culture. Under this premises, it is relevant to look at the contingency of pop literature as a precedent of: modern literature, some artistic movements from the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, the industrial production and of labor, within the means of mass communication. To designate Coca-Cola as the maximum representation of the North American cultural empire and of the globalized tendencies of the post-modern men, the study constitutes literature and pop art as an appropriate territory for thought concerning the contemporary behavior. Therefore, the transit between distinct discursive fields as Philosophy, Sociology and Literary Theory was presented, then, as the most suitable strategy for this discussion.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGerchman, Rubens , 1942Art popArte e literaturaDrummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretaçãoFicção brasileira Historia e criticaCoca-ColaPop ArtRoberto DrummondRubens GerchmanTransfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchmaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdfapplication/pdf1053551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/1/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf73163515bc7621018211cab943d3e4e6MD51TEXTtransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txttransfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain244270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/2/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txtcd7072a8156f2729da7692e35d366454MD521843/ECAP-9TWQYK2019-11-14 04:21:15.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9TWQYKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:21:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
title Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
spellingShingle Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
Ernest Christian Bowes Junior
Coca-Cola
Pop Art
Roberto Drummond
Rubens Gerchman
Gerchman, Rubens , 1942
Art pop
Arte e literatura
Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação
Ficção brasileira Historia e critica
title_short Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
title_full Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
title_fullStr Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
title_full_unstemmed Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
title_sort Transfusão de coca cola: a contingência da cultura pop na obra de Roberto Drummond e nas telas de Rubens Gerchman
author Ernest Christian Bowes Junior
author_facet Ernest Christian Bowes Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Campos Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernest Christian Bowes Junior
contributor_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Claudia Campos Soares
Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Coca-Cola
Pop Art
Roberto Drummond
Rubens Gerchman
topic Coca-Cola
Pop Art
Roberto Drummond
Rubens Gerchman
Gerchman, Rubens , 1942
Art pop
Arte e literatura
Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação
Ficção brasileira Historia e critica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gerchman, Rubens , 1942
Art pop
Arte e literatura
Drummond, Roberto , 1939-2002 Sangue de coca-cola Crítica e interpretação
Ficção brasileira Historia e critica
description Este estudo comparado se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do autor -; além do que incursiona pela trajetória artística de Rubens Gerchman, a partir da década de 1960, cuja arte figurativa tematiza o homem brasileiro, subjugado pela produção em massa e sua consequente mitologia. O trabalho considera que ambos se deixaram conduzir pelos movimentos populares em meio a questionamentos do período político brasileiro por eles vivido, mediante a utilização de temas em comum, como a multidão, o futebol, o erotismo e o carnaval. Dessa forma, passaram a incomodar uma década ao explorar tal estética, e, apesar de empregarem linguagens artísticas distintas, compartilham entusiasticamente do mesmo movimento: a Pop Art. A pesquisa leva em consideração que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Partindo desse pressuposto, é pertinente olhar a contingência da literatura pop como procedente da literatura moderna, de alguns movimentos artísticos do final do século XIX e início do século XX, da produção industrial e do trabalho, junto aos meios de comunicação de massa. Ao nomear a Coca-Cola como representação máxima do império cultural norte-americano e das tendências globalizadas do homem pós-moderno, o trabalho constitui a literatura e a arte pop como um território apropriado para a reflexão sobre o comportamento contemporâneo. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:16:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9TWQYK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/1/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9TWQYK/2/transfusao_de_coca_cola_vers_o_final_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73163515bc7621018211cab943d3e4e6
cd7072a8156f2729da7692e35d366454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970973189734400