Revisão de textos: uma árdua tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beatriz do Socorro Trindade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ7P
Resumo: Qual é a tarefa de um revisor de textos? Fazer uma leitura minuciosa do mesmo, atentando para possíveis erros, além de conferir todas as páginas, partindo das pré-textuais, ou seja, da falsa folha de rosto, expediente, folha de rosto e página de créditos, todas comuns em uma obra. Em seguida quando houver dedicatórias, agradecimentos, epígrafes e listas. Na sequência vem o sumário, indispensável em toda obra e na orientação do leitor, depois o prefácio e/ou apresentação, os quais nem toda obra apresenta. Após as páginas pré-textuais, os elementos textuais, razão principal de uma publicação e que se referem à exposição do autor, em que ele coloca suas ideias e argumentos. Na sequência, os elementos pós-textuais, que são posfácio, referências, apêndice, anexo e índice, alguns obrigatórios, outros não. Por fim, tem-se o colofão. É nesse emaranhado de páginas que trabalha um revisor de livros, neste caso específico , incluindo aí as capas: primeira, segunda, terceira e quarta. Junte-se a isso as orelhas, cujos textos também são parte do trabalho de leitura do revisor. Essa é a trajetória de um revisor ao executar uma tarefa de leitura e que este trabalho propõe mostrar, trajetória que pode variar um pouco de acordo com cada editora e que, apesar das especificidades ou peculiaridades de cada uma, em um quesito elas têm objetivos comuns: obras atraentes, com textos bons, inteligíveis e prazerosos para seu público leitor.
id UFMG_24f44400078a6ee7801564ab53766f3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYQ7P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Lucia Peret Dell IsolaBeatriz do Socorro Trindade2019-08-14T20:25:23Z2019-08-14T20:25:23Z2011-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ7PQual é a tarefa de um revisor de textos? Fazer uma leitura minuciosa do mesmo, atentando para possíveis erros, além de conferir todas as páginas, partindo das pré-textuais, ou seja, da falsa folha de rosto, expediente, folha de rosto e página de créditos, todas comuns em uma obra. Em seguida quando houver dedicatórias, agradecimentos, epígrafes e listas. Na sequência vem o sumário, indispensável em toda obra e na orientação do leitor, depois o prefácio e/ou apresentação, os quais nem toda obra apresenta. Após as páginas pré-textuais, os elementos textuais, razão principal de uma publicação e que se referem à exposição do autor, em que ele coloca suas ideias e argumentos. Na sequência, os elementos pós-textuais, que são posfácio, referências, apêndice, anexo e índice, alguns obrigatórios, outros não. Por fim, tem-se o colofão. É nesse emaranhado de páginas que trabalha um revisor de livros, neste caso específico , incluindo aí as capas: primeira, segunda, terceira e quarta. Junte-se a isso as orelhas, cujos textos também são parte do trabalho de leitura do revisor. Essa é a trajetória de um revisor ao executar uma tarefa de leitura e que este trabalho propõe mostrar, trajetória que pode variar um pouco de acordo com cada editora e que, apesar das especificidades ou peculiaridades de cada uma, em um quesito elas têm objetivos comuns: obras atraentes, com textos bons, inteligíveis e prazerosos para seu público leitor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRevisão de textosEditoraçãoLivrosEditoraRevisão de textosRevisorRevisão de textos: uma árdua tarefainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbeatriz_do_socorro_trindade.pdfapplication/pdf58482093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ7P/1/beatriz_do_socorro_trindade.pdf1b6dabbd85524f0d12a097387297ba45MD51TEXTbeatriz_do_socorro_trindade.pdf.txtbeatriz_do_socorro_trindade.pdf.txtExtracted texttext/plain58606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ7P/2/beatriz_do_socorro_trindade.pdf.txt8e071de8a318912954bfa625b1dc88a2MD521843/BUBD-9GYQ7P2019-11-14 14:40:27.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYQ7PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:40:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão de textos: uma árdua tarefa
title Revisão de textos: uma árdua tarefa
spellingShingle Revisão de textos: uma árdua tarefa
Beatriz do Socorro Trindade
Livros
Editora
Revisão de textos
Revisor
Revisão de textos
Editoração
title_short Revisão de textos: uma árdua tarefa
title_full Revisão de textos: uma árdua tarefa
title_fullStr Revisão de textos: uma árdua tarefa
title_full_unstemmed Revisão de textos: uma árdua tarefa
title_sort Revisão de textos: uma árdua tarefa
author Beatriz do Socorro Trindade
author_facet Beatriz do Socorro Trindade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.contributor.author.fl_str_mv Beatriz do Socorro Trindade
contributor_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.subject.por.fl_str_mv Livros
Editora
Revisão de textos
Revisor
topic Livros
Editora
Revisão de textos
Revisor
Revisão de textos
Editoração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Revisão de textos
Editoração
description Qual é a tarefa de um revisor de textos? Fazer uma leitura minuciosa do mesmo, atentando para possíveis erros, além de conferir todas as páginas, partindo das pré-textuais, ou seja, da falsa folha de rosto, expediente, folha de rosto e página de créditos, todas comuns em uma obra. Em seguida quando houver dedicatórias, agradecimentos, epígrafes e listas. Na sequência vem o sumário, indispensável em toda obra e na orientação do leitor, depois o prefácio e/ou apresentação, os quais nem toda obra apresenta. Após as páginas pré-textuais, os elementos textuais, razão principal de uma publicação e que se referem à exposição do autor, em que ele coloca suas ideias e argumentos. Na sequência, os elementos pós-textuais, que são posfácio, referências, apêndice, anexo e índice, alguns obrigatórios, outros não. Por fim, tem-se o colofão. É nesse emaranhado de páginas que trabalha um revisor de livros, neste caso específico , incluindo aí as capas: primeira, segunda, terceira e quarta. Junte-se a isso as orelhas, cujos textos também são parte do trabalho de leitura do revisor. Essa é a trajetória de um revisor ao executar uma tarefa de leitura e que este trabalho propõe mostrar, trajetória que pode variar um pouco de acordo com cada editora e que, apesar das especificidades ou peculiaridades de cada uma, em um quesito elas têm objetivos comuns: obras atraentes, com textos bons, inteligíveis e prazerosos para seu público leitor.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:25:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ7P
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ7P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ7P/1/beatriz_do_socorro_trindade.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ7P/2/beatriz_do_socorro_trindade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b6dabbd85524f0d12a097387297ba45
8e071de8a318912954bfa625b1dc88a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971047439400960