Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alicia Maricel Oliveira Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933PUJ
Resumo: Apesar do direito ao ocio/recreación receber um amplo reconhecimento em tratados internacionais, são poucas as discussões na América Latina a seu respeito. O fato de estar presente em diversas Constituições latino-americanas suscitou o questionamento sobre a forma como este direito abordado em cada uma. Refletindo sobre esta realidade, os seguintes questionamentos foram feitos: Quais os significados atribuídos ao lazer e termos afins como descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es), quandose considera a língua espanhola em Constituições de países latinoamericanos? Com quais enfoques, abrangências e especificidades este direito tratado? Quando estas temátiicas são consideradas no contexto destes documentos, a quem se pretende contemplar? Neste estudo exploratório foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental. A revisão da literatura abordou os temas centrais deste trabalho (lazer, Constituições, direitos sociais e América Latina), assim como um levantamento sobre a América Latina que contribuísse a entender a conjuntura em que se encontravam os documentos a serem analisados, procurando contextualizar a pesquisa no campo que se pretendeu trabalhar. A pesquisa documental iniciou-se com a seleção das Constituições latino-americanas para estudo, considerando-se os critérios: a) apresentar algum dos termos de referência em seu conteúdo (lazer, descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es)); b) e colocada em vigor a partir de 1990. Chegou-se ao total de sete Constituições dos seguintes países: Colômbia (1991), Paraguai (1992), Peru (1993), Venezuela (1999), Equador (2008), Bolívia (2009) e República Dominicana (2010). Em seguida, buscou-se compreender os significados de lazer e termos afins presentes nestes textos Constitucionais por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados mostraram que os significados mais recorrentes atribuídos ao ocio/recreación relacionam-se: 1) ao trabalho, como fator compensador; 2) educação, com um caráter formativo e de desenvolvimento da pessoa; 3) ao esporte, por ser citado de forma a diferenciar o profissional de outras manifestações ligadas saúde, bem-estar e participação; 4) e qualidade de vida, na qual o ocio/recreación considerado componente desta, e quandoentendido como um direito fundamental da pessoa. Outros significados também se fizeram presentes destacando-se o ocio/recreación como elemento auxiliar da reabilitação social e como parte de toda uma forma de pensamento que visa o desenvolvimento fundado em princípios diferentes da lógica capitalista. Também ficaram evidenciados os sujeitos beneficiados pelo direito ao ocio/recreación, dentre os quais se destacaram os trabalhadores formais e as crianças, jovens e idosos.
id UFMG_27a0e3f8bf4b888553a66bd3d303652b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-933PUJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Christianne Luce GomesMarcus Aurelio Taborda de OliveiraVania de Fatima Noronha AlvesAlicia Maricel Oliveira Ramos2019-08-14T10:05:16Z2019-08-14T10:05:16Z2012-03-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933PUJApesar do direito ao ocio/recreación receber um amplo reconhecimento em tratados internacionais, são poucas as discussões na América Latina a seu respeito. O fato de estar presente em diversas Constituições latino-americanas suscitou o questionamento sobre a forma como este direito abordado em cada uma. Refletindo sobre esta realidade, os seguintes questionamentos foram feitos: Quais os significados atribuídos ao lazer e termos afins como descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es), quandose considera a língua espanhola em Constituições de países latinoamericanos? Com quais enfoques, abrangências e especificidades este direito tratado? Quando estas temátiicas são consideradas no contexto destes documentos, a quem se pretende contemplar? Neste estudo exploratório foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental. A revisão da literatura abordou os temas centrais deste trabalho (lazer, Constituições, direitos sociais e América Latina), assim como um levantamento sobre a América Latina que contribuísse a entender a conjuntura em que se encontravam os documentos a serem analisados, procurando contextualizar a pesquisa no campo que se pretendeu trabalhar. A pesquisa documental iniciou-se com a seleção das Constituições latino-americanas para estudo, considerando-se os critérios: a) apresentar algum dos termos de referência em seu conteúdo (lazer, descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es)); b) e colocada em vigor a partir de 1990. Chegou-se ao total de sete Constituições dos seguintes países: Colômbia (1991), Paraguai (1992), Peru (1993), Venezuela (1999), Equador (2008), Bolívia (2009) e República Dominicana (2010). Em seguida, buscou-se compreender os significados de lazer e termos afins presentes nestes textos Constitucionais por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados mostraram que os significados mais recorrentes atribuídos ao ocio/recreación relacionam-se: 1) ao trabalho, como fator compensador; 2) educação, com um caráter formativo e de desenvolvimento da pessoa; 3) ao esporte, por ser citado de forma a diferenciar o profissional de outras manifestações ligadas saúde, bem-estar e participação; 4) e qualidade de vida, na qual o ocio/recreación considerado componente desta, e quandoentendido como um direito fundamental da pessoa. Outros significados também se fizeram presentes destacando-se o ocio/recreación como elemento auxiliar da reabilitação social e como parte de toda uma forma de pensamento que visa o desenvolvimento fundado em princípios diferentes da lógica capitalista. Também ficaram evidenciados os sujeitos beneficiados pelo direito ao ocio/recreación, dentre os quais se destacaram os trabalhadores formais e as crianças, jovens e idosos.Despite the fact that this subject is largely acknowledged in internationaltreaties, few are the discussions pertaining to the right to leisure in LatinAmerica. Since it is cited in many Latin American constitutions, the issue of how this right is dealt with in each one was brought forth. Thinking about this reality gave rise to the following questions: What are the meanings that are attributed to leisure - and related terms, such as descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre and vacación(es), when one considers the Spanish language in constitutions of Latin American countries? With what approach, specificity and to what extent is this right discussed? When these subjects are considered in the context of such documents, which groups of people do they intend to takeinto consideration? In this exploratory study, a bibliographical and a documental research were conducted. The bibliographical research addressed the central themes of this dissertation (leisure, constitutions, social rights and Latin America). In addition, it served to gather facts about Latin America, which contributed to the better understanding of the conjunction in which the analyzed documents were inserted, and about social and historical questions of the context in which these documents were produced, with the goal to contextualize the research within the field in which it was intended. The documental research began with the selection of Latin American constitutions that: a) had some of thereference terms in its contents (leisure, descanso, ocio, recreación,recreativo(a), tiempo libre and vacación(es)); b) came into effect from 1990 onwards. A total of seven constitutions, from the following countries, were used: Colombia (1991), Paraguay (1992), Peru (1993), Venezuela (1999), Equator (2008), Bolivia (2009) and Dominican Republic (2010). The following step consisted on revealing, by content analysis, the meaning of leisure and related terms found in such constitutional texts. The reached results demonstrate that the recurring meanings attributed to leisure correspond to: 1) a compensating factor, related to work; 2) a part of character formation and development, related to education; 3) a differentiation from professional sport and manifestations ofsport that are connected to health, well-being and inclusion; 4) quality of life, of which leisure is considered a component, and when its also considered a fundamental right. Other meanings were also found. For instance, leisure may be an aid in social rehabilitation or part of a thought form that aims for development based on principals that are different from those of capitalism. The groups of people who benefit from leisure also became evident. The ones who stood out consisted of formal employees, children, adolescents and the elderly.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLazerRecreaciónAmérica LatinaLazerOcioOs significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdfapplication/pdf1777925https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933PUJ/1/alicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdff500492b1c97c374485251914c6bb032MD51TEXTalicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdf.txtalicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain354526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933PUJ/2/alicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdf.txt6cd20ac7ccde560a70f5eef338b42a9dMD521843/BUOS-933PUJ2020-01-29 17:30:07.171oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-933PUJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T20:30:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
title Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
spellingShingle Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
Alicia Maricel Oliveira Ramos
Recreación
América Latina
Lazer
Ocio
Lazer
title_short Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
title_full Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
title_fullStr Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
title_full_unstemmed Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
title_sort Os significados de ocio/recreación nas constituições de países latino-americanos de língua espanhola
author Alicia Maricel Oliveira Ramos
author_facet Alicia Maricel Oliveira Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Christianne Luce Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vania de Fatima Noronha Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Alicia Maricel Oliveira Ramos
contributor_str_mv Christianne Luce Gomes
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Vania de Fatima Noronha Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Recreación
América Latina
Lazer
Ocio
topic Recreación
América Latina
Lazer
Ocio
Lazer
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lazer
description Apesar do direito ao ocio/recreación receber um amplo reconhecimento em tratados internacionais, são poucas as discussões na América Latina a seu respeito. O fato de estar presente em diversas Constituições latino-americanas suscitou o questionamento sobre a forma como este direito abordado em cada uma. Refletindo sobre esta realidade, os seguintes questionamentos foram feitos: Quais os significados atribuídos ao lazer e termos afins como descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es), quandose considera a língua espanhola em Constituições de países latinoamericanos? Com quais enfoques, abrangências e especificidades este direito tratado? Quando estas temátiicas são consideradas no contexto destes documentos, a quem se pretende contemplar? Neste estudo exploratório foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental. A revisão da literatura abordou os temas centrais deste trabalho (lazer, Constituições, direitos sociais e América Latina), assim como um levantamento sobre a América Latina que contribuísse a entender a conjuntura em que se encontravam os documentos a serem analisados, procurando contextualizar a pesquisa no campo que se pretendeu trabalhar. A pesquisa documental iniciou-se com a seleção das Constituições latino-americanas para estudo, considerando-se os critérios: a) apresentar algum dos termos de referência em seu conteúdo (lazer, descanso, ocio, recreación, recreativo (a), tiempo libre e vacación(es)); b) e colocada em vigor a partir de 1990. Chegou-se ao total de sete Constituições dos seguintes países: Colômbia (1991), Paraguai (1992), Peru (1993), Venezuela (1999), Equador (2008), Bolívia (2009) e República Dominicana (2010). Em seguida, buscou-se compreender os significados de lazer e termos afins presentes nestes textos Constitucionais por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados mostraram que os significados mais recorrentes atribuídos ao ocio/recreación relacionam-se: 1) ao trabalho, como fator compensador; 2) educação, com um caráter formativo e de desenvolvimento da pessoa; 3) ao esporte, por ser citado de forma a diferenciar o profissional de outras manifestações ligadas saúde, bem-estar e participação; 4) e qualidade de vida, na qual o ocio/recreación considerado componente desta, e quandoentendido como um direito fundamental da pessoa. Outros significados também se fizeram presentes destacando-se o ocio/recreación como elemento auxiliar da reabilitação social e como parte de toda uma forma de pensamento que visa o desenvolvimento fundado em princípios diferentes da lógica capitalista. Também ficaram evidenciados os sujeitos beneficiados pelo direito ao ocio/recreación, dentre os quais se destacaram os trabalhadores formais e as crianças, jovens e idosos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:05:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:05:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933PUJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933PUJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933PUJ/1/alicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933PUJ/2/alicia_ramos___dissertacao_mestrado_em_lazer_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f500492b1c97c374485251914c6bb032
6cd20ac7ccde560a70f5eef338b42a9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970978079244288