Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Cambraia Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/57523
Resumo: Introdução: O marketing de “substitutos do leite materno” (SLM), como fórmulas infantis e compostos lácteos, tem contribuído para o desmame precoce. As empresas de SLM têm se apropriado das mídias sociais para o marketing direto aos usuários, com ferramentas mais personalizadas e sofisticadas do que as comumente utilizadas nas mídias tradicionais. Em adição, o conteúdo gerado pelos usuários de mídias sociais por meio das marcações de empresas de SLM atua como forma de aumentar o alcance da publicidade desses produtos. Objetivo: Analisar a presença de marcas de SLM no Instagram no Brasil, tendo como perspectiva as páginas oficiais das empresas e o conteúdo gerado por usuários. Métodos: A amostra de marcas de SLM estudadas foi selecionada do portfólio das quatro empresas de SLM de maior presença no mercado brasileiro. Identificou-se 16 marcas que abrangiam 30 produtos de interesse: sete fórmulas infantis para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Dessas 16 marcas, oito (50%) possuíam páginas oficiais no Instagram: @aptanutribrasil, @milnutribrasil, @nestlenanlac, @nestleninho, @nestlenestonutri, @nestleneslac, @enfanutribr e @enfagrowbr. Essas páginas contemplam conteúdo sobre 16 produtos, sendo sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Para cada uma, coletou-se, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, as variáveis: nome da página, link da página, número de publicações, número de seguidores, número de marcações, presença de link que direciona para a compra de produtos, e data da primeira postagem. Em seguida, selecionou-se as postagens das páginas oficiais, coletando o link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Por fim, foram descritos os perfis dos usuários que marcaram as páginas das marcas de SLM em suas postagens, caracterizados em nome do usuário, link do perfil, número de publicações, número de seguidores, descrição do perfil, e tipo de página. As postagens desses usuários também foram caracterizadas segundo as variáveis: link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Resultados: Foram identificadas 529 postagens nas páginas das oito marcas de SLM, que somam 184.605 seguidores. A página @aptanutribrasil apresentou maior número de postagens (n = 232). Quanto ao número de seguidores, a página @nestleninho se destacou, com 131.198. Seis páginas de SLM (75%) possuíam em sua descrição links que direcionavam o usuário a sites externos que possibilitavam realizar a compra dos produtos. As postagens da página @nestleninho foram as com maior número de interações (15.939 curtidas e 3.386 comentários). Das oito páginas estudadas, foram selecionadas 1.656 marcações, realizadas por 1.175 usuários, que faziam referência às marcas de SLM de interesse no estudo. Essas marcações foram realizadas principalmente por perfis caracterizados como ‘conta pessoal’ (67,9%) e ‘conta comercial’ (24,5%). As marcações com maior média de curtidas foram de contas classificadas como 'informativo' (1.558,2), ‘profissional de saúde’ (1,481,9) e ‘conta pessoal’ (1.288,9), e de visualizações, as ‘contas pessoais’, com média de 27.777,4. Conclusão: O Instagram tem sido utilizado pelas marcas de SLM para ampliar o marketing de seus produtos e ter contato direto com os consumidores. Os usuários dessa mídia social também são responsáveis por disseminar conteúdo sobre esses produtos, aumentando o alcance das informações sobre SLM nesse meio.
id UFMG_28035d6cbc864dae57a8c4536553a2b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57523
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Martins Hortahttp://lattes.cnpq.br/4577697631876149Luana Caroline dos SantosLaís Amaral Maishttps://lattes.cnpq.br/2711395798999616Mônica Cambraia Barbosa2023-08-07T14:13:33Z2023-08-07T14:13:33Z2022-11-29http://hdl.handle.net/1843/57523Introdução: O marketing de “substitutos do leite materno” (SLM), como fórmulas infantis e compostos lácteos, tem contribuído para o desmame precoce. As empresas de SLM têm se apropriado das mídias sociais para o marketing direto aos usuários, com ferramentas mais personalizadas e sofisticadas do que as comumente utilizadas nas mídias tradicionais. Em adição, o conteúdo gerado pelos usuários de mídias sociais por meio das marcações de empresas de SLM atua como forma de aumentar o alcance da publicidade desses produtos. Objetivo: Analisar a presença de marcas de SLM no Instagram no Brasil, tendo como perspectiva as páginas oficiais das empresas e o conteúdo gerado por usuários. Métodos: A amostra de marcas de SLM estudadas foi selecionada do portfólio das quatro empresas de SLM de maior presença no mercado brasileiro. Identificou-se 16 marcas que abrangiam 30 produtos de interesse: sete fórmulas infantis para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Dessas 16 marcas, oito (50%) possuíam páginas oficiais no Instagram: @aptanutribrasil, @milnutribrasil, @nestlenanlac, @nestleninho, @nestlenestonutri, @nestleneslac, @enfanutribr e @enfagrowbr. Essas páginas contemplam conteúdo sobre 16 produtos, sendo sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Para cada uma, coletou-se, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, as variáveis: nome da página, link da página, número de publicações, número de seguidores, número de marcações, presença de link que direciona para a compra de produtos, e data da primeira postagem. Em seguida, selecionou-se as postagens das páginas oficiais, coletando o link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Por fim, foram descritos os perfis dos usuários que marcaram as páginas das marcas de SLM em suas postagens, caracterizados em nome do usuário, link do perfil, número de publicações, número de seguidores, descrição do perfil, e tipo de página. As postagens desses usuários também foram caracterizadas segundo as variáveis: link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Resultados: Foram identificadas 529 postagens nas páginas das oito marcas de SLM, que somam 184.605 seguidores. A página @aptanutribrasil apresentou maior número de postagens (n = 232). Quanto ao número de seguidores, a página @nestleninho se destacou, com 131.198. Seis páginas de SLM (75%) possuíam em sua descrição links que direcionavam o usuário a sites externos que possibilitavam realizar a compra dos produtos. As postagens da página @nestleninho foram as com maior número de interações (15.939 curtidas e 3.386 comentários). Das oito páginas estudadas, foram selecionadas 1.656 marcações, realizadas por 1.175 usuários, que faziam referência às marcas de SLM de interesse no estudo. Essas marcações foram realizadas principalmente por perfis caracterizados como ‘conta pessoal’ (67,9%) e ‘conta comercial’ (24,5%). As marcações com maior média de curtidas foram de contas classificadas como 'informativo' (1.558,2), ‘profissional de saúde’ (1,481,9) e ‘conta pessoal’ (1.288,9), e de visualizações, as ‘contas pessoais’, com média de 27.777,4. Conclusão: O Instagram tem sido utilizado pelas marcas de SLM para ampliar o marketing de seus produtos e ter contato direto com os consumidores. Os usuários dessa mídia social também são responsáveis por disseminar conteúdo sobre esses produtos, aumentando o alcance das informações sobre SLM nesse meio.Introduction: The marketing of “breast milk substitutes” (BMS), such as infant formulas and dairy compounds, has contributed to early weaning. SLM companies have appropriated social media for direct marketing to users, with more personalized and sophisticated tools than those commonly used in traditional media. In addition, the content generated by social media users through the tags of SLM companies acts as a way to increase the advertising reach of these products. Objective: To analyze the presence of SLM brands on Instagram in Brazil, from the perspective of the official pages of the companies and the content generated by users. Methods: The sample of studied SLM brands was selected from the portfolio of the four SLM companies with the greatest presence in the Brazilian market. We identified 16 brands covering 30 products of interest: seven infant formulas, seven infant follow-up formulas, seven infant follow-up formulas and 9 dairy compounds. Of these 16 brands, eight (50%) had official pages on Instagram: @aptanutribrasil, @milnutribrasil, @nestlenanlac, @nestlenaninho, @nestlenestonutri, @nestleneslac, @enfanutribr and @enfagrowbr. These pages include content on 16 products, seven of which are follow-up infant formulas for infants and nine dairy compounds. For each one, between November 2021 and January 2022, the variables were collected: page name, page link, number of publications, number of followers, number of tags, presence of a link that directs to the purchase of products, and date of first posting. Then, posts from official pages were selected, collecting the link, post date, caption, number of likes, number of comments, and number of views. Finally, the profiles of users who marked the pages of SLM brands in their posts were described, characterized by user name, profile link, number of publications, number of followers, profile description, and type of page. These users' posts were also characterized according to the variables: link, post date, caption, number of likes, number of comments, and number of views. Results: 529 posts were identified on the pages of the eight SLM brands, totaling 184,605 followers. The page @aptanutribrasil had the highest number of posts (n = 232). As for the number of followers, the @nestleninho page stood out, with 131,198. Six SLM pages (75%) had links in their description that directed the user to external sites that made it possible to purchase the products. The posts on the @nestleninho page were the ones with the highest number of interactions (15,939 likes and 3,386 comments). Of the eight pages studied, 1,656 tags were selected, made by 1,175 users, which referred to the SLM brands of interest in the study. These marks were made mainly by profiles characterized as 'personal account' (67.9%) and 'commercial account' (24.5%). The tags with the highest average number of likes were from accounts classified as 'informative' (1,558.2), 'health professional' (1,481.9) and 'personal account' (1,288.9), and views, 'personal accounts' ', with an average of 27,777.4. Conclusion: Instagram has been used by SLM brands to expand the marketing of their products and have direct contact with consumers. Users of this social media are also responsible for disseminating content about these products, increasing the reach of information about SLM in this environment.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e SaúdeUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAleitamento MaternoSubstitutos do Leite HumanoMídias SociaisMarketingDesmameDissertação AcadêmicaAleitamento maternoSubstitutos do leite maternoMídias sociaisMarketingMarketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?Digital marketing of breast milk substitutes in Brazil: how are the main brands present on instagram?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Mônica Cambraia Barbosa_V Final.pdfDissertação_Mônica Cambraia Barbosa_V Final.pdfapplication/pdf817440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_M%c3%b4nica%20Cambraia%20Barbosa_V%20Final.pdfc9b4bd4131f9048fa5a46b604604948dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/575232023-08-07 11:13:33.362oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-07T14:13:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Digital marketing of breast milk substitutes in Brazil: how are the main brands present on instagram?
title Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
spellingShingle Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
Mônica Cambraia Barbosa
Aleitamento materno
Substitutos do leite materno
Mídias sociais
Marketing
Aleitamento Materno
Substitutos do Leite Humano
Mídias Sociais
Marketing
Desmame
Dissertação Acadêmica
title_short Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
title_full Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
title_fullStr Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
title_full_unstemmed Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
title_sort Marketing digital de substitutos do leite materno no Brasil: como as principais marcas estão presentes no instagram?
author Mônica Cambraia Barbosa
author_facet Mônica Cambraia Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Martins Horta
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4577697631876149
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luana Caroline dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Laís Amaral Mais
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/2711395798999616
dc.contributor.author.fl_str_mv Mônica Cambraia Barbosa
contributor_str_mv Paula Martins Horta
Luana Caroline dos Santos
Laís Amaral Mais
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Substitutos do leite materno
Mídias sociais
Marketing
topic Aleitamento materno
Substitutos do leite materno
Mídias sociais
Marketing
Aleitamento Materno
Substitutos do Leite Humano
Mídias Sociais
Marketing
Desmame
Dissertação Acadêmica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aleitamento Materno
Substitutos do Leite Humano
Mídias Sociais
Marketing
Desmame
Dissertação Acadêmica
description Introdução: O marketing de “substitutos do leite materno” (SLM), como fórmulas infantis e compostos lácteos, tem contribuído para o desmame precoce. As empresas de SLM têm se apropriado das mídias sociais para o marketing direto aos usuários, com ferramentas mais personalizadas e sofisticadas do que as comumente utilizadas nas mídias tradicionais. Em adição, o conteúdo gerado pelos usuários de mídias sociais por meio das marcações de empresas de SLM atua como forma de aumentar o alcance da publicidade desses produtos. Objetivo: Analisar a presença de marcas de SLM no Instagram no Brasil, tendo como perspectiva as páginas oficiais das empresas e o conteúdo gerado por usuários. Métodos: A amostra de marcas de SLM estudadas foi selecionada do portfólio das quatro empresas de SLM de maior presença no mercado brasileiro. Identificou-se 16 marcas que abrangiam 30 produtos de interesse: sete fórmulas infantis para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para lactentes, sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Dessas 16 marcas, oito (50%) possuíam páginas oficiais no Instagram: @aptanutribrasil, @milnutribrasil, @nestlenanlac, @nestleninho, @nestlenestonutri, @nestleneslac, @enfanutribr e @enfagrowbr. Essas páginas contemplam conteúdo sobre 16 produtos, sendo sete fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância e 9 compostos lácteos. Para cada uma, coletou-se, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, as variáveis: nome da página, link da página, número de publicações, número de seguidores, número de marcações, presença de link que direciona para a compra de produtos, e data da primeira postagem. Em seguida, selecionou-se as postagens das páginas oficiais, coletando o link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Por fim, foram descritos os perfis dos usuários que marcaram as páginas das marcas de SLM em suas postagens, caracterizados em nome do usuário, link do perfil, número de publicações, número de seguidores, descrição do perfil, e tipo de página. As postagens desses usuários também foram caracterizadas segundo as variáveis: link, data da postagem, legenda, número de curtidas, número de comentários, e número de visualizações. Resultados: Foram identificadas 529 postagens nas páginas das oito marcas de SLM, que somam 184.605 seguidores. A página @aptanutribrasil apresentou maior número de postagens (n = 232). Quanto ao número de seguidores, a página @nestleninho se destacou, com 131.198. Seis páginas de SLM (75%) possuíam em sua descrição links que direcionavam o usuário a sites externos que possibilitavam realizar a compra dos produtos. As postagens da página @nestleninho foram as com maior número de interações (15.939 curtidas e 3.386 comentários). Das oito páginas estudadas, foram selecionadas 1.656 marcações, realizadas por 1.175 usuários, que faziam referência às marcas de SLM de interesse no estudo. Essas marcações foram realizadas principalmente por perfis caracterizados como ‘conta pessoal’ (67,9%) e ‘conta comercial’ (24,5%). As marcações com maior média de curtidas foram de contas classificadas como 'informativo' (1.558,2), ‘profissional de saúde’ (1,481,9) e ‘conta pessoal’ (1.288,9), e de visualizações, as ‘contas pessoais’, com média de 27.777,4. Conclusão: O Instagram tem sido utilizado pelas marcas de SLM para ampliar o marketing de seus produtos e ter contato direto com os consumidores. Os usuários dessa mídia social também são responsáveis por disseminar conteúdo sobre esses produtos, aumentando o alcance das informações sobre SLM nesse meio.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T14:13:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T14:13:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57523
url http://hdl.handle.net/1843/57523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_M%c3%b4nica%20Cambraia%20Barbosa_V%20Final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57523/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9b4bd4131f9048fa5a46b604604948d
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890636394397696