Autonomia docente e avalia-BH: implicações das avaliações externas sobre o trabalho dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edneia Angelica Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACFFQP
Resumo: Esta pesquisa buscou apreender e analisar a percepção de docentes da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME/BH) sobre as implicações do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental da prefeitura (Avalia-BH) no trabalho dos professores e na sua autonomia. A implementação do Avalia-BH segue uma tendência de gestão educacional com foco em resultados de avaliações externas da aprendizagem dos alunos, que se efetiva, a nível federal, a partir da criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 1990 e, em Minas Gerais, através criação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), em 1992. Tais iniciativas, características do modelo de gestão New Public Management, propalam o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública através do estabelecimento de metas para as unidades escolares e do monitoramento do rendimento dos estudantes em avaliações externas. No âmbito da educação, o conceito de autonomia está vinculado à ideia de que o sentido do trabalho pedagógico deve ser dado pelos trabalhadores da educação e pela comunidade escolar, superando o controle dos órgãos centrais. A investigação organizou-se em três etapas: estudo bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. Foram observadas duas escolas e realizadas entrevistas com seis professores, um diretor, um vice-diretor e um dirigente sindical. Na análise dos dados coletados verificou-se a atribuição de, pelo menos, três sentidos à expressão autonomia docente: como liberdade que se exerce dentro de certos limites, como não-intromissão no trabalho em sala de aula e como competência profissional. A participação dos professores na definição dos rumos do processo pedagógico não foi considerada por nenhum dos entrevistados, evidenciando um afastamento dos docentes, em relação às decisões da escola. Um dos motivos apresentados para esse afastamento foi a dificuldade em reunir o coletivo de professores para discussões e deliberações. Apesar de se declararem com autonomia para realizar o seu trabalho, os entrevistados apontaram mecanismos de controle do trabalho pedagógico pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) através da obrigatoriedade de seguir as proposições curriculares da rede e as matrizes das avaliações externas; da interferência dos acompanhantes de escola nos planejamentos; da exigência de relatórios e do estabelecimento de metas e cobrança de resultados. No que diz respeito ao Avalia-BH, a pesquisa de campo constatou uma relação contraditória: ao mesmo tempo em que os entrevistados afirmam acreditar nas contribuições dessas provas para a melhoria da qualidade do ensino, tecem uma série de críticas ao sistema de avaliação e decidem pela não-aplicação do teste diagnóstico de agosto/2015. Dessa forma, a investigação aponta para um deslocamento das provas do Avalia-BH em relação ao fazer pedagógico cotidiano das escolas pesquisadas, evidenciando um processo de resistência dos professores às imposições do modelo de gestão focado em resultados.
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Tais iniciativas, características do modelo de gestão New Public Management, propalam o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública através do estabelecimento de metas para as unidades escolares e do monitoramento do rendimento dos estudantes em avaliações externas. No âmbito da educação, o conceito de autonomia está vinculado à ideia de que o sentido do trabalho pedagógico deve ser dado pelos trabalhadores da educação e pela comunidade escolar, superando o controle dos órgãos centrais. A investigação organizou-se em três etapas: estudo bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. Foram observadas duas escolas e realizadas entrevistas com seis professores, um diretor, um vice-diretor e um dirigente sindical. Na análise dos dados coletados verificou-se a atribuição de, pelo menos, três sentidos à expressão autonomia docente: como liberdade que se exerce dentro de certos limites, como não-intromissão no trabalho em sala de aula e como competência profissional. A participação dos professores na definição dos rumos do processo pedagógico não foi considerada por nenhum dos entrevistados, evidenciando um afastamento dos docentes, em relação às decisões da escola. Um dos motivos apresentados para esse afastamento foi a dificuldade em reunir o coletivo de professores para discussões e deliberações. Apesar de se declararem com autonomia para realizar o seu trabalho, os entrevistados apontaram mecanismos de controle do trabalho pedagógico pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) através da obrigatoriedade de seguir as proposições curriculares da rede e as matrizes das avaliações externas; da interferência dos acompanhantes de escola nos planejamentos; da exigência de relatórios e do estabelecimento de metas e cobrança de resultados. No que diz respeito ao Avalia-BH, a pesquisa de campo constatou uma relação contraditória: ao mesmo tempo em que os entrevistados afirmam acreditar nas contribuições dessas provas para a melhoria da qualidade do ensino, tecem uma série de críticas ao sistema de avaliação e decidem pela não-aplicação do teste diagnóstico de agosto/2015. Dessa forma, a investigação aponta para um deslocamento das provas do Avalia-BH em relação ao fazer pedagógico cotidiano das escolas pesquisadas, evidenciando um processo de resistência dos professores às imposições do modelo de gestão focado em resultados.This study aimed at apprehending and analyzing the perception of teachers from the Municipal Education System of Belo Horizonte (MES/BH) regarding the implications of the Municipal Elementary School Evaluation System (Avalia-BH) for the teachers work and autonomy. The establishment of the Avalia-BH follows an educational management trend focused in results of external evaluations of the students learning, which is held, at Federal level, with the creation of the Basic Education Evaluation System (BEES), in 1990 and, in Minas Gerais, by means of the creation of the Public Education Evaluation System of Minas Gerais (PEESMG), in 1992. Such actions, typical of the New Public Management model, disseminate the objective of improving the quality of the public education by means of the establishment of goals for the school units and the monitoring of the students performance in external evaluations. In the field of education, the concepct of autonomy is related to the idea that the meaning of the pedagogical work must be built by those who work with education and by the school community, overcoming the control of the core organizations. The investigation was organized in three steps: bibliographical study, documentary research and field research. Two schools were studied, and six teachers were interviewed, as well as a principal, a deputy director and an union leader. In the analysis of the collected data, the attribution of at least three meanings to the expression teaching autonomy were verified: liberty exercised within certain limits; not interfering with the work in class; and professional competence. The participation of the teachers in the definition of the paths of the pedagogical process was not considered by none of the interviewed individuals, what highlights an estrangement of the teachers from the decisions made in school. One of the reasons presented for such estrangement was the difficulty in gathering teachers for discussing and deliberating. In spite of the fact that the interviewed individuals declared themselves as being independent in work, they pointed out control mechanisms for the pedagogical work established by the Municipal Secretariat of Education (MSE) by means of the obligation of following the curricular propositions of the system and the syllabuses of the external evaluations; the requirement of reports and the establishment of goals and demanding of results. Concerning Avalia-BH, the field research verified a contradictory relation: while the interviewed individuals claim to believe in the contributions of such tests for the improvement of the quality in teaching, they criticize the evaluation system and decide not to assign the diagnosis test of August/2015. Thus, the investigation points out to an estrangement of the Avalia-BH tests from the everyday pedagogical practice in the studied schools, highlighting a resistance process of the teachers towards the imposition of the result-focused management model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores AvaliaçãoSistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)EducaçãoEducação e EstadoEscolas Organizacao e administracaoAvaliação educacionalQualidade da EducaçãoAvaliação EducacionalTrabalho DocenteAutonomia DocenteRede Municipal de Educação de Belo HorizonteAutonomia docente e avalia-BH: implicações das avaliações externas sobre o trabalho dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_edn_ia_ang_lica_gomes.pdfapplication/pdf1274051https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFFQP/1/disserta__o_edn_ia_ang_lica_gomes.pdf87df6da0aa709205decd8a70a6b504e0MD51TEXTdisserta__o_edn_ia_ang_lica_gomes.pdf.txtdisserta__o_edn_ia_ang_lica_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain439582https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFFQP/2/disserta__o_edn_ia_ang_lica_gomes.pdf.txt9178986cb86c78dd448c11e970bbaa97MD521843/BUBD-ACFFQP2019-11-14 05:12:18.89oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACFFQPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:12:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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