Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/54578 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews , a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literatura |
id |
UFMG_306c5215d1fcab2f1585d67aa901a78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54578 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-06-06T14:03:21Z2023-06-06T14:03:21Z201829344746710.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-46719844867http://hdl.handle.net/1843/54578Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews , a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literaturaThis article aims to understand the motivations of people to adopt sharing practices and collaborative consumption in tourism, specifically in two platforms with different proposals – AirBnb and CouchSurfing. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, using in-depth interviews with 20 consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results indicated that cost savings, expectation of building social bonds, expectation of shared cultural experiences, trust, reviews, utility, and search for learning and knowledge were positive motivational factors for using the platforms of shared hosting economy. The fear of suffering some kind of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged from the interviews as restrictive factors to the consumption. Such aspects had not yet been explored in the literature.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Turismo em Análise (RTA)TurismoEconomia compartilhadaConsumo (Economia)Economia compartilhadaCompartilhamentoConsumo colaborativoMotivações de consumoTurismoComportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o AirbnbConsumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnbComportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnbinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/142890/157134Luciana Alves Rodas VeraMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54578/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALComportamento do Consumidor na Economia.pdfComportamento do Consumidor na Economia.pdfapplication/pdf3496706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54578/2/Comportamento%20do%20Consumidor%20na%20Economia.pdf6a7239bd58d5404529cf8b1e674318b3MD521843/545782023-06-06 11:03:21.662oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-06T14:03:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Consumer’s behavior in sharing economy in tourism: a study on CouchSurfing and AirBnb Comportamiento del consumidor en la economía compartida en el turismo: un estudio sobre el CouchSurfing y el AirBnb |
title |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb Luciana Alves Rodas Vera Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
title_short |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_full |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
title_sort |
Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o Couchsurfing e o Airbnb |
author |
Luciana Alves Rodas Vera |
author_facet |
Luciana Alves Rodas Vera Marlusa de Sevilha Gosling |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Alves Rodas Vera Marlusa de Sevilha Gosling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo |
topic |
Economia compartilhada Compartilhamento Consumo colaborativo Motivações de consumo Turismo Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo Economia compartilhada Consumo (Economia) |
description |
Este artigo tem o objetivo de entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e consumo colaborativo no âmbito do turismo, especificamente em duas plataformas com propostas distintas – o AirBnb e o CouchSurfing. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, empregando entrevistas em profundidade com vinte consumidores do AirBnb e do CouchSurfing, e uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a economia de custos, a expectativa de construção de vínculos sociais, a expectativa de experiências culturais compartilhadas, a confiança, os reviews , a utilidade e a busca por aprendizado e conhecimento foram fatores motivadores positivos para o uso das plataformas de economia compartilhada de hospedagem. O medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o anfitrião e o receio de falta de privacidade emergiram das entrevistas como fatores restritivos ao consumo, sendo que tais aspectos ainda não haviam sido explorados pela literatura |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-06T14:03:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-06T14:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/54578 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
19844867 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v29i3p447-467 19844867 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/54578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise (RTA) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54578/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54578/2/Comportamento%20do%20Consumidor%20na%20Economia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 6a7239bd58d5404529cf8b1e674318b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797970985096314880 |