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Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaMaria Aparecida Boaventura de Deus2019-08-11T15:03:49Z2019-08-11T15:03:49Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXPWAO presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração e estruturação do Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública municipal, analisando os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa de sua elaboração. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece no inciso I do artigo 12 que as instituições de ensino elaborem coletiva e de forma democrática sua proposta pedagógica. O PPP é relevante porque direciona os princípios e normas da ação pedagógica, mesmo com muito empenho o mesmo ainda não se tornou um instrumento na prática do cotidiano escolar. Esta análise foi fundamentada por meio de pesquisas bibliográficas e estudo do PPP da Escola Estadual João de Barro. Destaca-se que nesta instituição foram encontrados vários desafios na execução do seu PPP. Muito se questiona quais são os empecilhos que uma instituição enfrenta para que o PPP possa ser construído coletivamente e vivenciado. É necessário avaliar os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa ativamente na elaboração do mesmo. Será que um dos motivos seria uma relação antidemocrática dos gestores com os demais segmentos? Será que a realidade social dos educandos também pode estar interferindo nesta não participação? Enfatiza-se que o Projeto Político Pedagógico deve ser o ponto norteador de todas as atividades da escola. Nesta perspectiva, sua elaboração e adaptação se fazem flexível, sendo condição para consolidação da identidade da instituição. É o fio condutor de todas as ações, buscando a autonomia da escola, a fim de transformá-la num espaço que garanta a construção do conhecimento, a valorização do ser humano e a preparação básica do aluno para o exercício pleno da cidadania. Desde que, as soluções propostas e os caminhos apontados como mais eficientes sejam oriundos da participação, da ação-reflexão e da interação de toda comunidade escolar. De forma que o PPP seja avaliado periodicamente, garantindo que toda a comunidade escolar conheça os objetivos da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoParticipação da comunidade escolarGestão democráticaProjeto Político PedagógicoGestão democrática: compromisso coletivo e participativo na construção do Projeto Político Pedagógico - PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_versao_final_maria_aparecida_boaventura_de_deus__1_.pdfapplication/pdf293608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXPWA/1/tcc_versao_final_maria_aparecida_boaventura_de_deus__1_.pdfe2a260bb07272da0400a63dfd96f39aaMD51TEXTtcc_versao_final_maria_aparecida_boaventura_de_deus__1_.pdf.txttcc_versao_final_maria_aparecida_boaventura_de_deus__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain134820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXPWA/2/tcc_versao_final_maria_aparecida_boaventura_de_deus__1_.pdf.txtb66cfd78137db77dffc7dc9e4d28fdb6MD521843/BUBD-9WXPWA2019-11-14 11:49:05.03oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WXPWARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:49:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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