A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sintia Gomes Candido Alves Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.
id UFMG_36d8551cfd6b8299e7955a89ce0becde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edna Afonso ReisIlka Afonso ReisAloisio Joaquim Freitas RibeiroSintia Gomes Candido Alves Costa2019-08-09T21:26:18Z2019-08-09T21:26:18Z2011-08-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBMEste artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaMatemática Estudo e ensinoEnsino fundamentalParâmetros curriculares nacionaisLivros didáticosEstatísticaEnsino fundamentalParâmetros curriculares de matemáticaA estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_estat.._1__final.pdfapplication/pdf234830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/1/tcc_estat.._1__final.pdfcf98e6b92485b51f9926b0ca6c2acd4eMD51TEXTtcc_estat.._1__final.pdf.txttcc_estat.._1__final.pdf.txtExtracted texttext/plain37517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/2/tcc_estat.._1__final.pdf.txtfb0dd429de0ad647e4a0b86a95f466abMD521843/BUBD-9DFHBM2019-11-14 11:40:18.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DFHBMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:40:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
title A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
spellingShingle A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
Sintia Gomes Candido Alves Costa
Livros didáticos
Estatística
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares de matemática
Estatística
Matemática Estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares nacionais
title_short A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
title_full A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
title_fullStr A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
title_full_unstemmed A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
title_sort A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
author Sintia Gomes Candido Alves Costa
author_facet Sintia Gomes Candido Alves Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edna Afonso Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ilka Afonso Reis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Sintia Gomes Candido Alves Costa
contributor_str_mv Edna Afonso Reis
Ilka Afonso Reis
Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Estatística
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares de matemática
topic Livros didáticos
Estatística
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares de matemática
Estatística
Matemática Estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares nacionais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Estatística
Matemática Estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares nacionais
description Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:26:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/1/tcc_estat.._1__final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DFHBM/2/tcc_estat.._1__final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf98e6b92485b51f9926b0ca6c2acd4e
fb0dd429de0ad647e4a0b86a95f466ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677022129291264