O papel do enfermeiro na abordagem ao hipertenso durante a consulta de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GZL |
Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar na literatura científica o papel do enfermeiro junto ao paciente hipertenso durante a consulta de enfermagem. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). No levantamento preliminar realizado nas bases de dados selecionadas foi encontrado um total de 63 estudos. Da leitura dos títulos e resumos foram selecionados nove estudos. Após leitura na íntegra, o número de estudos diminuiu de nove para três. Para a elaboração desse estudo foi formulada a seguinte questão norteadora: qual é o papel do enfermeiro junto ao paciente hipertenso durante a consulta de enfermagem? Nos estudos analisados, o exame físico pautava-se basicamente na avaliação da pressão arterial e verificação do peso corporal. As enfermeiras descreviam a etapa de intervenções como sendo o momento para realização de orientações e encaminhamentos. A consulta de enfermagem era realizada individualmente e a abordagem coletiva era mínima. Nas atividades de educação em saúde observou-se o predomínio de orientações individuais e com enfoque na doença. Além disso, os estudos demonstram a presença de inúmeros fatores de risco (tabagismo, sedentarismo, hereditariedade, dislipidemia, etc) para as complicações da HAS e a dificuldade de adesão ao tratamento anti-hipertensivo, principalmente ao não-medicamentoso relacionado ao baixo nível de instrução escolar, renda familiar, estado civil, etc. Os autores mencionam que cabe ao enfermeiro, buscar estratégias que permitam maior adesão do paciente/cliente ao tratamento, como a realização de atividades de educação em saúde com enfoque e abrangência de aspectos que permitam conhecer atitudes, percepções, conhecimento e a prática do portador de hipertensão; incentivar a participação ativa dos hipertensos no tratamento; levar em consideração as dificuldades e necessidades da clientela; estabelecer adequada comunicação entre paciente e o profissional da saúde; trabalhar aspectos cognitivos e psicossociais dos usuários e, buscar o envolvimento da família no tratamento do portador de HAS. Este estudo mostrou que a consulta de enfermagem não tem sido realizada de forma sistemática e a observância de que há pouca regularidade nas atividades educativas. |
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Mercia de Paula LimaSelme Silqueira de MatosAide Ferreira FerrazAmanda dos Santos Campanha2019-08-11T04:17:38Z2019-08-11T04:17:38Z2012-10-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GZLO estudo teve como objetivo identificar na literatura científica o papel do enfermeiro junto ao paciente hipertenso durante a consulta de enfermagem. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). No levantamento preliminar realizado nas bases de dados selecionadas foi encontrado um total de 63 estudos. Da leitura dos títulos e resumos foram selecionados nove estudos. Após leitura na íntegra, o número de estudos diminuiu de nove para três. Para a elaboração desse estudo foi formulada a seguinte questão norteadora: qual é o papel do enfermeiro junto ao paciente hipertenso durante a consulta de enfermagem? Nos estudos analisados, o exame físico pautava-se basicamente na avaliação da pressão arterial e verificação do peso corporal. As enfermeiras descreviam a etapa de intervenções como sendo o momento para realização de orientações e encaminhamentos. A consulta de enfermagem era realizada individualmente e a abordagem coletiva era mínima. Nas atividades de educação em saúde observou-se o predomínio de orientações individuais e com enfoque na doença. Além disso, os estudos demonstram a presença de inúmeros fatores de risco (tabagismo, sedentarismo, hereditariedade, dislipidemia, etc) para as complicações da HAS e a dificuldade de adesão ao tratamento anti-hipertensivo, principalmente ao não-medicamentoso relacionado ao baixo nível de instrução escolar, renda familiar, estado civil, etc. Os autores mencionam que cabe ao enfermeiro, buscar estratégias que permitam maior adesão do paciente/cliente ao tratamento, como a realização de atividades de educação em saúde com enfoque e abrangência de aspectos que permitam conhecer atitudes, percepções, conhecimento e a prática do portador de hipertensão; incentivar a participação ativa dos hipertensos no tratamento; levar em consideração as dificuldades e necessidades da clientela; estabelecer adequada comunicação entre paciente e o profissional da saúde; trabalhar aspectos cognitivos e psicossociais dos usuários e, buscar o envolvimento da família no tratamento do portador de HAS. Este estudo mostrou que a consulta de enfermagem não tem sido realizada de forma sistemática e a observância de que há pouca regularidade nas atividades educativas.The study aimed to identify the scientific literature the role of the nurse with the hypertensive patient during nursing consultation. We conducted a literature databases in the Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). In the preliminary survey conducted in selected databases found a total of 63 studies. Reading the titles and abstracts were selected nine studies. After full reading, the number of studies decreased from three to nine. In carrying out this study was formulated the following question: what is the role of the nurse with the hypertensive patient during nursing consultations? In the studies reviewed, physical examination base itself is basically the blood pressure evaluation and verification of body weight. The nurses described the step of interventions as the time for completion of guidelines and referrals. The nursing consultation was carried out individually and collective approach was minimal. Education activities in health observed the predominance of individual orientations and focusing on disease. Furthermore, studies show the presence of various risk factors (smoking, physical inactivity, heredity, dyslipidemia, etc.) to the complications of hypertension and difficulty of adherence to antihypertensive treatment, especially to non-drug-related low level of education school, family income, marital status, etc.. The authors mention that it is the nurse, find strategies that allow greater patient compliance/customer treatment, as conducting education activities focusing on health and coverage of issues that enable knowing attitudes, perceptions, knowledge and practice of patients with hypertension ; encourage active participation in the treatment of hypertension; take into consideration the difficulties and needs of customers, to establish proper communication between patient and health professional, cognitive and psychosocial work's users, and seek the involvement of the family in the treatment of patients with hypertension . This study showed that the nursing consultation has not been carried out systematically and observe that there is little regularity in educational activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHipertensãoConsulta de enfermagemCuidados de enfermagemHipertensãoO papel do enfermeiro na abordagem ao hipertenso durante a consulta de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_amanda_vers_o_final_20_01_2013.pdfapplication/pdf439907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GZL/1/monografia_amanda_vers_o_final_20_01_2013.pdf3d625397c2123e9c736dabb19587e0a4MD51TEXTmonografia_amanda_vers_o_final_20_01_2013.pdf.txtmonografia_amanda_vers_o_final_20_01_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain67787https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GZL/2/monografia_amanda_vers_o_final_20_01_2013.pdf.txt0bf01fae7fc92f37598730fff03110c0MD521843/BUBD-9H3GZL2019-11-14 09:45:45.078oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3GZLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:45:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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