Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Aparecida de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
Resumo: O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.
id UFMG_3ab9ec5d8d6b78c7085bcd4058d60ab9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJDV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Maria Glória da SilvaMaria Aparecida de Almeida2019-08-14T16:34:54Z2019-08-14T16:34:54Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDVO interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisFamília EducaçãoEscolas Organização e administraçãoLar e escolaRelação família-escolaGestão democráticaParticipaçãoFamília e escola: parceiras no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdfapplication/pdf339577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/1/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf2e2c4f1e3d01b27cf767aef76013155cMD51TEXT01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain98941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/2/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt9ded81e127b53a4e8dc44f310f6045eeMD521843/BUBD-9ZCJDV2019-11-14 13:37:20.645oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJDVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:37:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
title Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
Maria Aparecida de Almeida
Relação família-escola
Gestão democrática
Participação
Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
title_full Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
title_sort Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
author Maria Aparecida de Almeida
author_facet Maria Aparecida de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Maria Glória da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Aparecida de Almeida
contributor_str_mv Sandra Maria Glória da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Gestão democrática
Participação
topic Relação família-escola
Gestão democrática
Participação
Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:34:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:34:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/1/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/2/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e2c4f1e3d01b27cf767aef76013155c
9ded81e127b53a4e8dc44f310f6045ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676615101448192