Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV |
Resumo: | O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela. |
id |
UFMG_3ab9ec5d8d6b78c7085bcd4058d60ab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJDV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandra Maria Glória da SilvaMaria Aparecida de Almeida2019-08-14T16:34:54Z2019-08-14T16:34:54Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDVO interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisFamília EducaçãoEscolas Organização e administraçãoLar e escolaRelação família-escolaGestão democráticaParticipaçãoFamília e escola: parceiras no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdfapplication/pdf339577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/1/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf2e2c4f1e3d01b27cf767aef76013155cMD51TEXT01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain98941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/2/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt9ded81e127b53a4e8dc44f310f6045eeMD521843/BUBD-9ZCJDV2019-11-14 13:37:20.645oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJDVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:37:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
title |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem Maria Aparecida de Almeida Relação família-escola Gestão democrática Participação Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
author |
Maria Aparecida de Almeida |
author_facet |
Maria Aparecida de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Maria Glória da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Aparecida de Almeida |
contributor_str_mv |
Sandra Maria Glória da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação família-escola Gestão democrática Participação |
topic |
Relação família-escola Gestão democrática Participação Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T16:34:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T16:34:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/1/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJDV/2/01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e2c4f1e3d01b27cf767aef76013155c 9ded81e127b53a4e8dc44f310f6045ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676615101448192 |