Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Rios Scherrer
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RFFO-7KTP9T
Resumo: A detecção de conglomerados no espaço-tempo tem como objetivo a delimitação de uma região geográfica em determinado tempo na qual a hipótese de ocorrência aleatória de um evento pontual é rejeitada. Tal informação é de extrema relevância em estudos epidemiológicos. Este estudo apresenta dois métodos de detecção de conglomerados espaço-temporais nos quais a estrutura de vizinhança espaço-temporal é definida a partir de um grafo interconectado e agregada ao processo de crescimento e busca de conglomerados. Esse procedimento possibilita a detecção de conglomerados espaço-temporais de geometria arbitrária (não-cilíndrica). Os métodos tradicionais de varredura espaço-temporal se restringem à geometria de busca a conglomerados com geometria cilíndrica, resultando em uma detecção parcial ou superestimação do conglomerado e apresenta alto poder nesse contexto. Uma avaliação do poder de detecção dos métodos abordados neste estudo para conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e arbitrária é realizada via dados simulados e reais. Nos dados reais, utilizou-se a ocorrência de casos de câncer cerebral no Novo México e registrado pelo Departamento de Saúde do Novo México no ano de 1973 a 1991. Também utilizou-se a ocorrência de casos reais de Dengue em Vitória, Espírito Santo, registrados pela Vigilância Epidemiológica de Vitória nos meses de janeiro a dezembro de 2006. Restrições durante o processo de crescimento dos conglomerados são sugeridas para evitar tamanho excessivo e geometria muito irregular.
id UFMG_3e9f5e78520ae0a01ac76f525f6feb7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RFFO-7KTP9T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcelo Azevedo CostaRenato Martins AssuncaoMarcos Antonio da Cunha SantosMichel Ferreira da SilvaLuciano Rios Scherrer2019-08-10T10:44:23Z2019-08-10T10:44:23Z2007-10-24http://hdl.handle.net/1843/RFFO-7KTP9TA detecção de conglomerados no espaço-tempo tem como objetivo a delimitação de uma região geográfica em determinado tempo na qual a hipótese de ocorrência aleatória de um evento pontual é rejeitada. Tal informação é de extrema relevância em estudos epidemiológicos. Este estudo apresenta dois métodos de detecção de conglomerados espaço-temporais nos quais a estrutura de vizinhança espaço-temporal é definida a partir de um grafo interconectado e agregada ao processo de crescimento e busca de conglomerados. Esse procedimento possibilita a detecção de conglomerados espaço-temporais de geometria arbitrária (não-cilíndrica). Os métodos tradicionais de varredura espaço-temporal se restringem à geometria de busca a conglomerados com geometria cilíndrica, resultando em uma detecção parcial ou superestimação do conglomerado e apresenta alto poder nesse contexto. Uma avaliação do poder de detecção dos métodos abordados neste estudo para conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e arbitrária é realizada via dados simulados e reais. Nos dados reais, utilizou-se a ocorrência de casos de câncer cerebral no Novo México e registrado pelo Departamento de Saúde do Novo México no ano de 1973 a 1991. Também utilizou-se a ocorrência de casos reais de Dengue em Vitória, Espírito Santo, registrados pela Vigilância Epidemiológica de Vitória nos meses de janeiro a dezembro de 2006. Restrições durante o processo de crescimento dos conglomerados são sugeridas para evitar tamanho excessivo e geometria muito irregular.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaEpidemiologia PesquisaAnalise por conglomeradosConglomeradosDetecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_luciano.pdfapplication/pdf2587828https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RFFO-7KTP9T/1/dissertacao_luciano.pdf0eb81ce467313cfc2f8bacb35ed4d8cbMD51TEXTdissertacao_luciano.pdf.txtdissertacao_luciano.pdf.txtExtracted texttext/plain177434https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RFFO-7KTP9T/2/dissertacao_luciano.pdf.txt3199ab22878bd992af00c6d5b41bffc6MD521843/RFFO-7KTP9T2019-11-14 06:37:59.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/RFFO-7KTP9TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:37:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
title Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
spellingShingle Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
Luciano Rios Scherrer
Conglomerados
Estatística
Epidemiologia Pesquisa
Analise por conglomerados
title_short Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
title_full Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
title_fullStr Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
title_full_unstemmed Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
title_sort Detecção de conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e não-cilíndrica
author Luciano Rios Scherrer
author_facet Luciano Rios Scherrer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelo Azevedo Costa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Renato Martins Assuncao
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Antonio da Cunha Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Michel Ferreira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Rios Scherrer
contributor_str_mv Marcelo Azevedo Costa
Renato Martins Assuncao
Marcos Antonio da Cunha Santos
Michel Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conglomerados
topic Conglomerados
Estatística
Epidemiologia Pesquisa
Analise por conglomerados
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Estatística
Epidemiologia Pesquisa
Analise por conglomerados
description A detecção de conglomerados no espaço-tempo tem como objetivo a delimitação de uma região geográfica em determinado tempo na qual a hipótese de ocorrência aleatória de um evento pontual é rejeitada. Tal informação é de extrema relevância em estudos epidemiológicos. Este estudo apresenta dois métodos de detecção de conglomerados espaço-temporais nos quais a estrutura de vizinhança espaço-temporal é definida a partir de um grafo interconectado e agregada ao processo de crescimento e busca de conglomerados. Esse procedimento possibilita a detecção de conglomerados espaço-temporais de geometria arbitrária (não-cilíndrica). Os métodos tradicionais de varredura espaço-temporal se restringem à geometria de busca a conglomerados com geometria cilíndrica, resultando em uma detecção parcial ou superestimação do conglomerado e apresenta alto poder nesse contexto. Uma avaliação do poder de detecção dos métodos abordados neste estudo para conglomerados espaço-temporais com geometria cilíndrica e arbitrária é realizada via dados simulados e reais. Nos dados reais, utilizou-se a ocorrência de casos de câncer cerebral no Novo México e registrado pelo Departamento de Saúde do Novo México no ano de 1973 a 1991. Também utilizou-se a ocorrência de casos reais de Dengue em Vitória, Espírito Santo, registrados pela Vigilância Epidemiológica de Vitória nos meses de janeiro a dezembro de 2006. Restrições durante o processo de crescimento dos conglomerados são sugeridas para evitar tamanho excessivo e geometria muito irregular.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:44:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:44:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RFFO-7KTP9T
url http://hdl.handle.net/1843/RFFO-7KTP9T
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RFFO-7KTP9T/1/dissertacao_luciano.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RFFO-7KTP9T/2/dissertacao_luciano.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0eb81ce467313cfc2f8bacb35ed4d8cb
3199ab22878bd992af00c6d5b41bffc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971206884818944