Rodízio intersetorial na escala de trabalho: visão da equipe de enfermagem em Unidade de Pronto Atendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Rocha Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bárbara Figueiredo Campos, Karla Rona da Silva, Alessandra Silva Lima Jardim, Lilian Machado Torres
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52830
https://orcid.org/0000-0002-2121-6797
https://orcid.org/0000-0003-0495-789X
https://orcid.org/0000-0002-7510-7078
Resumo: O rodízio das escalas de trabalho no atendimento à saúde tem por objetivos diminuir a sobrecarga de trabalho e possibilitar conhecimento das tarefas. Objetivou-se descrever a percepção dos enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o rodízio intersetorial na escala de trabalho em uma unidade brasileira de pronto atendimento. Investigação qualitativa que entrevistou 25 profissionais. Utilizou-se a análise do discurso no referencial de Minayo. Os resultados foram organizados em duas categorias: Percebendo as vantagens no rodízio de escala no processo de trabalho, e Vislumbrando a atuação individual e da equipe com o rodízio na escala. Os participantes evidenciam algumas vantagens, mas afirmam que, eventualmente, trabalham em escalas indesejáveis, o que pode comprometer a assistência prestada. Conclui-se que o rodízio é importante ferramenta gerencial que carece do envolvimento de todos para sua confecção, a fim de que os benefícios superem as desvantagens, para qualificar o cuidado assistencial, e melhorar o ambiente de trabalho.
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Os participantes evidenciam algumas vantagens, mas afirmam que, eventualmente, trabalham em escalas indesejáveis, o que pode comprometer a assistência prestada. Conclui-se que o rodízio é importante ferramenta gerencial que carece do envolvimento de todos para sua confecção, a fim de que os benefícios superem as desvantagens, para qualificar o cuidado assistencial, e melhorar o ambiente de trabalho.Rotating the workplace in health care aims to reduce the workload and enable knowledge of tasks. This study aimed to describe the perception of nursing team on the rotation of intersectoral work schedule in a Brazilian unit of emergency care. 25 professionals was interview in this qualitatite research. The discourse analysis in Minayo benchmark was use. The results were organized into two categories: Realizing advantages in scale rotation in the work process, and glimpsing the individual performance and team with caster on the scale. Participants addition to the advantages cited point that eventually work in undesirable scales, which may compromise the assistance. The conclusion was that the rotation is an important management tool that requires the involvement of all actors during their manufacture, so that the benefits outweigh the disadvantages, describing the assistance care and improving the working environment.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEspanhaENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINACongresso Ibero-americano em Investigação QualitativaSaúde PúblicaEnfermagemEquipe de EnfermagemEnfermagem em EmergênciaJornada de Trabalho em TurnosPesquisa qualitativaEnfermagemEquipe de EnfermagemEnfermagem em EmergênciaTrabalho em TurnosPesquisa qualitativaRodízio intersetorial na escala de trabalho: visão da equipe de enfermagem em Unidade de Pronto AtendimentoThe determination of workplace in view of the nursing team in a unit of emergency careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1227Jéssica Rocha FerreiraBárbara Figueiredo CamposKarla Rona da SilvaAlessandra Silva Lima JardimLilian Machado Torresapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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