"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Mendes Velloso
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N
Resumo: Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.
id UFMG_4f12c0879fe6bb63d1acfeded24a0bb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-775K4N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sabrina Sedlmayer PintoGraciela Ines Ravetti de GomezMaurício Salles de VasconcelosLuciana Mendes Velloso2019-08-09T15:12:51Z2019-08-09T15:12:51Z2007-09-14http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4NEm 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.En 2000, l´écrivain paulista Ferréz lance son deuxième livre et premier romance, Capão Pecado. Prose dont le récit destine à raconter la trajectoire de Rael, un jeune habitant de la zone sud paulista, plus spécifiquement la hyper-périphérie Capão Redondo. L´oeuvre semble avoir objectifs ambitieux: pas seulement exhiber les fractures sociales, la pauvreté, la violence et le délaissé publique en relation à cet adresse peu connu, comme, d´une façon plus souterrain, mais encore contondant,d´utiliser la littérature et son ancien format, le livre, comme une stratégie d´agglutiner les discours capables de suspendre les cristallisées opinions esthétiques de lecteur. Il y a en Capão Pecado une interférence des voix, d´autres qualités d´auteur, des images photographiques, que nous fait soupçonner d´une collectivité énonciative que ne se restreint pas seulement au livre en question.Cette recherche prétend, ainsi, investiguer dans quelle mesure Capão Pecado, encandré pour plusieurs critiques dans la hétérogène geration 90 ou, pour plusieurs d´autres, dans la Littérature Marginal, présente une jonction indissociable de la littérature avec d´autres moyens comme la photographie et, de quelle manière, se sert au discours collectif et civilisateur du mouvement activiste contemporain de la périphérie. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loïc Wacquant et Antonio Rafael Barbosa parmi d´autres, nous ont aidé,théoriquement, dans la lecture et la réflexion sur l´oeuvre en question.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura FilosofiaLiteratura marginalSemiótica e literaturaFerréz Capão Pecado LinguagemLiteratura e fotografiaFerréz Capão Pecado Crítica e interpretaçãoLiteratura e sociedadeCapão PecadoTeoria da LiteraturafotografiaLiteratura Marginal"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdfapplication/pdf7291913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/1/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf0dce324748ce78f12652b621a3a2a34aMD51TEXTdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtExtracted texttext/plain226722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/2/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtdaa763187e3a4b8e48a7d3d011301393MD521843/ECAP-775K4N2019-11-14 04:25:11.793oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-775K4NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:25:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
title "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
spellingShingle "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
Luciana Mendes Velloso
Capão Pecado
Teoria da Literatura
fotografia
Literatura Marginal
Literatura Filosofia
Literatura marginal
Semiótica e literatura
Ferréz Capão Pecado Linguagem
Literatura e fotografia
Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação
Literatura e sociedade
title_short "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
title_full "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
title_fullStr "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
title_full_unstemmed "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
title_sort "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
author Luciana Mendes Velloso
author_facet Luciana Mendes Velloso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graciela Ines Ravetti de Gomez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maurício Salles de Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Mendes Velloso
contributor_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
Graciela Ines Ravetti de Gomez
Maurício Salles de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Capão Pecado
Teoria da Literatura
fotografia
Literatura Marginal
topic Capão Pecado
Teoria da Literatura
fotografia
Literatura Marginal
Literatura Filosofia
Literatura marginal
Semiótica e literatura
Ferréz Capão Pecado Linguagem
Literatura e fotografia
Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação
Literatura e sociedade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura Filosofia
Literatura marginal
Semiótica e literatura
Ferréz Capão Pecado Linguagem
Literatura e fotografia
Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação
Literatura e sociedade
description Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/1/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/2/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dce324748ce78f12652b621a3a2a34a
daa763187e3a4b8e48a7d3d011301393
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971366767493120