"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N |
Resumo: | Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão. |
id |
UFMG_4f12c0879fe6bb63d1acfeded24a0bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-775K4N |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sabrina Sedlmayer PintoGraciela Ines Ravetti de GomezMaurício Salles de VasconcelosLuciana Mendes Velloso2019-08-09T15:12:51Z2019-08-09T15:12:51Z2007-09-14http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4NEm 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.En 2000, l´écrivain paulista Ferréz lance son deuxième livre et premier romance, Capão Pecado. Prose dont le récit destine à raconter la trajectoire de Rael, un jeune habitant de la zone sud paulista, plus spécifiquement la hyper-périphérie Capão Redondo. L´oeuvre semble avoir objectifs ambitieux: pas seulement exhiber les fractures sociales, la pauvreté, la violence et le délaissé publique en relation à cet adresse peu connu, comme, d´une façon plus souterrain, mais encore contondant,d´utiliser la littérature et son ancien format, le livre, comme une stratégie d´agglutiner les discours capables de suspendre les cristallisées opinions esthétiques de lecteur. Il y a en Capão Pecado une interférence des voix, d´autres qualités d´auteur, des images photographiques, que nous fait soupçonner d´une collectivité énonciative que ne se restreint pas seulement au livre en question.Cette recherche prétend, ainsi, investiguer dans quelle mesure Capão Pecado, encandré pour plusieurs critiques dans la hétérogène geration 90 ou, pour plusieurs d´autres, dans la Littérature Marginal, présente une jonction indissociable de la littérature avec d´autres moyens comme la photographie et, de quelle manière, se sert au discours collectif et civilisateur du mouvement activiste contemporain de la périphérie. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loïc Wacquant et Antonio Rafael Barbosa parmi d´autres, nous ont aidé,théoriquement, dans la lecture et la réflexion sur l´oeuvre en question.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura FilosofiaLiteratura marginalSemiótica e literaturaFerréz Capão Pecado LinguagemLiteratura e fotografiaFerréz Capão Pecado Crítica e interpretaçãoLiteratura e sociedadeCapão PecadoTeoria da LiteraturafotografiaLiteratura Marginal"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdfapplication/pdf7291913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/1/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf0dce324748ce78f12652b621a3a2a34aMD51TEXTdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtdisserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtExtracted texttext/plain226722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/2/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txtdaa763187e3a4b8e48a7d3d011301393MD521843/ECAP-775K4N2019-11-14 04:25:11.793oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-775K4NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:25:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
title |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
spellingShingle |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal Luciana Mendes Velloso Capão Pecado Teoria da Literatura fotografia Literatura Marginal Literatura Filosofia Literatura marginal Semiótica e literatura Ferréz Capão Pecado Linguagem Literatura e fotografia Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação Literatura e sociedade |
title_short |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
title_full |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
title_fullStr |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
title_full_unstemmed |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
title_sort |
"Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal |
author |
Luciana Mendes Velloso |
author_facet |
Luciana Mendes Velloso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabrina Sedlmayer Pinto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Graciela Ines Ravetti de Gomez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maurício Salles de Vasconcelos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Mendes Velloso |
contributor_str_mv |
Sabrina Sedlmayer Pinto Graciela Ines Ravetti de Gomez Maurício Salles de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capão Pecado Teoria da Literatura fotografia Literatura Marginal |
topic |
Capão Pecado Teoria da Literatura fotografia Literatura Marginal Literatura Filosofia Literatura marginal Semiótica e literatura Ferréz Capão Pecado Linguagem Literatura e fotografia Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação Literatura e sociedade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura Filosofia Literatura marginal Semiótica e literatura Ferréz Capão Pecado Linguagem Literatura e fotografia Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação Literatura e sociedade |
description |
Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T15:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T15:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/1/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-775K4N/2/disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dce324748ce78f12652b621a3a2a34a daa763187e3a4b8e48a7d3d011301393 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971366767493120 |