O cinema de Ingmar Bergman: a construção dos elementos estilísticos e existencialistas em Gritos e Sussurros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellen Silvia Marques Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34263
https://orcid.org/0000-0002-2285-9321
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de elementos estilísticos visuais e sonoros de um exemplar da extensa obra cinematográfica de Ingmar Bergman, aproximando-os da teoria existencialista, buscando compreender como o cineasta realiza uma discussão sobre determinados conceitos filosóficos por meio de suas personagens, da narrativa empregada e da interação entre imagem e som. Para tanto, o recorte do trabalho estabeleceu como fonte primária o filme Gritos e Sussurros (1972), dado que seu conteúdo se caracteriza pelo retorno da aproximação do cineasta sueco ao existencialismo elaborado por Søren Kierkegaard, tornando-se um índice de exceção da predominância do existencialismo agnóstico que perdurou por quase vinte anos na filmografia bergmaniana, no período de 1963 a 1981. Primeiramente, procurou-se discutir alguns pressupostos de Marc Ferro para empreender uma análise sobre a mentalidade sueca, na qual estava impregnado o diretor, de acordo com o que foi buscado e evidenciado em sua cinematografia, salientando a influência da tradição romântica sueca e eslava, na literatura e pintura. Nesse sentido, foram explicitadas algumas coordenadas conceituais referentes às imagens pictóricas, à trilha sonora e aos fundamentos existencialistas. Logo, a partir da investigação dos elementos estilísticos abordados por Bergman, abriu-se uma cadeia de possibilidades que corroboram paralelos com a filosofia kierkegaardiana, demonstrando como as personagens se situam nos estádios do caminho da vida expostos pelo filósofo dinamarquês.
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Para tanto, o recorte do trabalho estabeleceu como fonte primária o filme Gritos e Sussurros (1972), dado que seu conteúdo se caracteriza pelo retorno da aproximação do cineasta sueco ao existencialismo elaborado por Søren Kierkegaard, tornando-se um índice de exceção da predominância do existencialismo agnóstico que perdurou por quase vinte anos na filmografia bergmaniana, no período de 1963 a 1981. Primeiramente, procurou-se discutir alguns pressupostos de Marc Ferro para empreender uma análise sobre a mentalidade sueca, na qual estava impregnado o diretor, de acordo com o que foi buscado e evidenciado em sua cinematografia, salientando a influência da tradição romântica sueca e eslava, na literatura e pintura. Nesse sentido, foram explicitadas algumas coordenadas conceituais referentes às imagens pictóricas, à trilha sonora e aos fundamentos existencialistas. Logo, a partir da investigação dos elementos estilísticos abordados por Bergman, abriu-se uma cadeia de possibilidades que corroboram paralelos com a filosofia kierkegaardiana, demonstrando como as personagens se situam nos estádios do caminho da vida expostos pelo filósofo dinamarquês.This research aims to analyze the creation of the audio and visual stylistic elements from a sample of the extensive cinematographic work of Ingmar Bergman, approaching them to the existentialist theory, seeking to understand how the filmmaker discusses certain philosophic concepts through his characters and narratives, and the interaction between image and audio. In order to do so, the scientific clipping established as the primary font was the movie Cries and Whispers (1972), considering that this work is distinguished by the return of the proximity between the swedish filmmaker and the existentialism of Søren Kierkegaard, becoming an exception amid the agnostic existentialism that prevailed during almost twenty years in bergman's filmography, between 1963 and 1981. Firstly the premises of Marc Ferro were discussed to analyze the swedish mentality, that permeated the director accordingly to what was pursued and applied in his cinematography, enhancing the influence of romantic swedish and slavic tradition, in literature and painting. In this regard, pictoric images, the soundtrack, conceptual coordinates and the existentialist foundations of the movie were analyzed. Therefore, from researching the stylistic elements brought up by Bergman, a chain of possibilities that relate his work to kierkegaardian philosophy, displaying how the characters stand in the stages of the life path exposed by the danish philosopher.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESBergman, Ingmar, 1918-Diretores e produtores de cinema - SuéciaCinema - EstéticaCinema - FilosofiaCinemaArtesCinemaEstiloIngmar BergmanExistencialismoO cinema de Ingmar Bergman: a construção dos elementos estilísticos e existencialistas em Gritos e Sussurrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertação_O cinema de Ingmar Bergman_Gritos e Sussurros.pdfdissertação_O cinema de Ingmar Bergman_Gritos e Sussurros.pdfapplication/pdf4183447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34263/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_O%20cinema%20de%20Ingmar%20Bergman_Gritos%20e%20Sussurros.pdf786ef29c3447946ffdb316deeaec6f4dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34263/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/342632020-10-10 11:59:50.33oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-10-10T14:59:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Cinema - Estética
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