Efeitos de credibilidade no jornalismo de opinião: heterogeneidade e subjetividade na crítica política ao governo Temer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Magda de Lima Santiago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6ALJ5
Resumo: O objeto de estudo desta tese é o discurso de crítica política, no domínio do jornalismo de opinião, publicado em colunas na versão online de veículos da grande imprensa, durante o Governo Temer. Selecionamos para análise 12 artigos de seis colunistas das editorias de opinião ou de política, dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo (RJ) e O Tempo (MG) , veiculados entre março e maio de 2017. Esse período foi escolhido pela proximidade com duas grandes manifestações populares ocorridas em 15 de março e em 28 de abril, respectivamente. Em linhas gerais, buscamos observar, nos artigos selecionados, os aspectos ideológicos a partir das referências feitas ao governo vigente, à oposição e ao povo brasileiro. Do ponto de vista teórico-metodológico, examinamos, à luz da Análise do Discurso francesa, os recursos linguístico-discursivos mobilizados pelos autores desses textos para construir a credibilidade no discurso de opinião e, assim, convencer/persuadir os destinatários (leitores). Buscamos observar ainda a frequência de estratégias ligadas aos níveis de abrandamento das marcas do sujeito, o que acreditamos contribui, juntamente com a abundante heterogeneidade, para a construção do regime de veridicção e, por extensão, de credibilidade nesses artigos. Tomando por base a noção de efeitos de credibilidade relacionada por Charaudeau (2009; 2011) ao discurso midiático e ao discurso político, construímos um dispositivo individualizado de análise, que articula: a) categorias da semântica global de Maingueneau (2006; 2008b; 2015) a dêixis enunciativa, a tematização e o modo de enunciação; b) algumas formas de heterogeneidade discursiva (mostrada), propostas por Authier-Revuz (1984; 1990; 2004; 2006) as glosas, a pressuposição e a ironia e relidas por Maingueneau (1997) no seu diálogo com a pragmática de Ducrot (1987; 1988; 2009), sobretudo, com a teoria polifônica da enunciação deste último autor; c) elementos da teoria da argumentação na língua, também desenvolvida por Ducrot, tais como os índices de avaliação e as modalizações, que foram estudados, no Brasil, particularmente por Koch (1992; 2011) e que respondem, mais diretamente, pelos efeitos de subjetividade dos/nos textos. As análises, no geral, confirmam que a construção da credibilidade nos artigos selecionados está associada a efeitos de apagamento do posicionamento do locutor, obtidos, entre outros, pelos recursos da heterogeneidade mostrada. Além de não explicitarem a opinião do articulista, os artigos, em sua maioria, mostram que o jornalismo de opinião atual, em uma de suas grandes vertentes, a política, dedica-se pouco à situação do povo brasileiro.
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Tomando por base a noção de efeitos de credibilidade relacionada por Charaudeau (2009; 2011) ao discurso midiático e ao discurso político, construímos um dispositivo individualizado de análise, que articula: a) categorias da semântica global de Maingueneau (2006; 2008b; 2015) a dêixis enunciativa, a tematização e o modo de enunciação; b) algumas formas de heterogeneidade discursiva (mostrada), propostas por Authier-Revuz (1984; 1990; 2004; 2006) as glosas, a pressuposição e a ironia e relidas por Maingueneau (1997) no seu diálogo com a pragmática de Ducrot (1987; 1988; 2009), sobretudo, com a teoria polifônica da enunciação deste último autor; c) elementos da teoria da argumentação na língua, também desenvolvida por Ducrot, tais como os índices de avaliação e as modalizações, que foram estudados, no Brasil, particularmente por Koch (1992; 2011) e que respondem, mais diretamente, pelos efeitos de subjetividade dos/nos textos. As análises, no geral, confirmam que a construção da credibilidade nos artigos selecionados está associada a efeitos de apagamento do posicionamento do locutor, obtidos, entre outros, pelos recursos da heterogeneidade mostrada. Além de não explicitarem a opinião do articulista, os artigos, em sua maioria, mostram que o jornalismo de opinião atual, em uma de suas grandes vertentes, a política, dedica-se pouco à situação do povo brasileiro.The object of study of this dissertation is the discourse of political criticism in the domain of opinion journalism, published in columns of online mainstream print media, during the Temer Administration. We have selected twelve articles for analysis by six columnists of the Opinion or Politics sections of the newspapers Folha de S. Paulo, O Globo (RJ) and O Tempo (MG) circulated between March and May of 2017. This period was chosen for its proximity to two major demonstrations, on March 15 and April 28 respectively. In general, we have observed, in the articles selected, the ideological aspects from the references made to the current Administration, to the Opposition and to the Brazilian people. From the theoretical-methodological point of view, we have examined, in the light of the French Discourse Analysis, the linguistic-discursive resources mobilized by the authors of these texts to build credibility in opinion discourse and thus persuade the addressees (readers). We have also observed the frequency of strategies linked to the levels of softening of subject/enunciator markers, which we believe contributes, along with the abundant heterogeneity, to the construction of the regime of veridiction and, by extension, to the credibility of these articles. Based on the notion of effects of credibility, which Charaudeau (2009; 2011) has linked to the mediatic and political discourses, we have built a particularized analisys device which articulates: a) categories of the global semantics put forward by Maingueneau (2006, 2008b, 2015) enunciative deixis, thematization and mode of enunciation; b) some forms of (shown) discursive heterogeneity, proposed by Authier-Revuz (1984, 1990; 2004, 2006) glosses, pressuposition and irony and reread by Maingueneau (1997) in dialoguing with the pragmatics of Ducrot (1987, 1988, 2009), especially with the polyphonic theory of enunciation of the latter author; c) elements of the theory of argumentation in the language system, also developed by Ducrot, such as evaluation indexes and modalization, which were studied, in Brazil, by Koch (1992, 2011) in particular and which are more directly responsible for the effects of subjectivity of/in the texts. The analyses confirm that the construction of credibility in the articles selected is related to the effects of erasing the speaker's positioning, obtained mainly through the resources of shown heterogeneity. We also identified that, besides not making the columnist's opinion explicit, most of the articles analyzed show that current opinion journalism, in one of its major fields (politics), pays little attention to the situation of the Brazilian people.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiscurso políticoAnálise do discursoDiscurso jornalísticoBrasil Política e governoSemântica GlobalAnálise do DiscursoJornalismo de opiniãoefeitos de credibilidadeheterogeneidade mostradaEfeitos de credibilidade no jornalismo de opinião: heterogeneidade e subjetividade na crítica política ao governo Temerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1763d.pdfapplication/pdf2408206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6ALJ5/1/1763d.pdf614aa5000b151082364f7833518cde4aMD51TEXT1763d.pdf.txt1763d.pdf.txtExtracted texttext/plain684458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6ALJ5/2/1763d.pdf.txt128ff95d0911098e0c6fbaea4a18fb97MD521843/LETR-B6ALJ52019-11-14 09:47:21.593oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B6ALJ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:47:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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