Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2023 |
Format: | Doctoral thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/51611 |
Summary: | A presente tese tem como objetivo compreender como o filósofo esloveno Slavoj Zizek se apropria do conceito de encarnação de Deus elaborado por Hegel. Para tal objetivo, procuramos evidenciar a importância do conceito de encarnação para a história do cristianismo, bem como sua apropriação e centralidade para a teologia cristã. A partir disso, fomos capazes de nos voltar para o pensamento do filósofo esloveno Slavoj Žižek e averiguar como ele entende o conceito de encarnação para pensar o cristianismo. A noção de encarnação de Deus será pensada pelo filósofo de maneira literal, de forma que, nessa leitura, o cristianismo manteria uma proposta ateia em seu núcleo, pois seria a única religião em que Deus, de fato, morre, uma vez que Ele, ao encarnar, estaria se esvaziando completamente e assumindo plenamente a natureza humana. Ao nos determos nos textos de Žižek sobre o tema da religião, fomos capazes de analisar como o conceito de encarnação de Deus e os temas da filosofia da religião de Hegel apareciam na obra de Žižek. Em diversos momentos, Žižek se diz apoiar em uma leitura hegeliana sobre o conceito de encarnação e, nesse ponto, fomos capazes de perceber como a leitura Žižekiana sobre o tema da encarnação em Hegel é frágil e, várias vezes, equivocada e confusa. Ao tentar se apoiar nas formulações hegelianas e também nas propostas da psicanálise freudiana e lacaniana, Hegel é deixado de lado e é dada uma primazia para o pensamento lacaniano. A leitura de Žižek sobre o tema da encarnação de Deus extravasa o sentido meramente teológico, pois o filósofo esloveno vê o cristianismo como um forte discurso que sustenta muito da visão de mundo ocidental, e por isso ele procura dar ênfase à análise e crítica da religião cristã. No entanto, a leitura de Žižek sobre o tema da encarnação faz surgir diversos problemas, principalmente em relação às questões teológicas sobre as quais Žižek procura fundamentar a sua proposta acerca do cristianismo, e por tentar fundamentar sua proposta na filosofia hegeliana, não consegue fazer uma leitura que condiz com a proposta do filósofo alemão sobre o tema da encarnação. Concluímos nosso trabalho evidenciando que Žižek faz um uso bastante selecionado dos textos hegelianos sobre o tema da religião e que Žižek apresenta apenas resquícios de Hegel sobre a temática religiosa, pois o filósofo esloveno ignora de maneira deliberada o tema da ressurreição, que é central no cristianismo e central para Hegel. O diálogo entre Hegel e Žižek sobre o tema da encarnação de Deus mostra que Žižek não propõe, de fato, um diálogo com Hegel, mas faz um uso instrumental de Hegel e do cristianismo para discorrer sobre o tema da encarnação de Deus. |
id |
UFMG_5960b65ee8c8816e2a2a4f768eb62bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51611 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Leonardo Alves Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3902921444520629Joãosinho BeckenkampCarlos Roberto DrawinMirian Monteiro KussumiManuel Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3529545789104989Fabiano Veliq Barbosa2023-04-05T13:41:08Z2023-04-05T13:41:08Z2023-02-27http://hdl.handle.net/1843/51611A presente tese tem como objetivo compreender como o filósofo esloveno Slavoj Zizek se apropria do conceito de encarnação de Deus elaborado por Hegel. Para tal objetivo, procuramos evidenciar a importância do conceito de encarnação para a história do cristianismo, bem como sua apropriação e centralidade para a teologia cristã. A partir disso, fomos capazes de nos voltar para o pensamento do filósofo esloveno Slavoj Žižek e averiguar como ele entende o conceito de encarnação para pensar o cristianismo. A noção de encarnação de Deus será pensada pelo filósofo de maneira literal, de forma que, nessa leitura, o cristianismo manteria uma proposta ateia em seu núcleo, pois seria a única religião em que Deus, de fato, morre, uma vez que Ele, ao encarnar, estaria se esvaziando completamente e assumindo plenamente a natureza humana. Ao nos determos nos textos de Žižek sobre o tema da religião, fomos capazes de analisar como o conceito de encarnação de Deus e os temas da filosofia da religião de Hegel apareciam na obra de Žižek. Em diversos momentos, Žižek se diz apoiar em uma leitura hegeliana sobre o conceito de encarnação e, nesse ponto, fomos capazes de perceber como a leitura Žižekiana sobre o tema da encarnação em Hegel é frágil e, várias vezes, equivocada e confusa. Ao tentar se apoiar nas formulações hegelianas e também nas propostas da psicanálise freudiana e lacaniana, Hegel é deixado de lado e é dada uma primazia para o pensamento lacaniano. A leitura de Žižek sobre o tema da encarnação de Deus extravasa o sentido meramente teológico, pois o filósofo esloveno vê o cristianismo como um forte discurso que sustenta muito da visão de mundo ocidental, e por isso ele procura dar ênfase à análise e crítica da religião cristã. No entanto, a leitura de Žižek sobre o tema da encarnação faz surgir diversos problemas, principalmente em relação às questões teológicas sobre as quais Žižek procura fundamentar a sua proposta acerca do cristianismo, e por tentar fundamentar sua proposta na filosofia hegeliana, não consegue fazer uma leitura que condiz com a proposta do filósofo alemão sobre o tema da encarnação. Concluímos nosso trabalho evidenciando que Žižek faz um uso bastante selecionado dos textos hegelianos sobre o tema da religião e que Žižek apresenta apenas resquícios de Hegel sobre a temática religiosa, pois o filósofo esloveno ignora de maneira deliberada o tema da ressurreição, que é central no cristianismo e central para Hegel. O diálogo entre Hegel e Žižek sobre o tema da encarnação de Deus mostra que Žižek não propõe, de fato, um diálogo com Hegel, mas faz um uso instrumental de Hegel e do cristianismo para discorrer sobre o tema da encarnação de Deus.The present thesis aims to understand how the Slovenian philosopher Slavoj Žižek appropriates the concept of the incarnation of God elaborated by Hegel. To this end, we seek to highlight the importance of the concept of incarnation for the history of Christianity, as well as its appropriation and centrality for Christian theology. From this history of the concept of the incarnation of God, we were able to turn to the thought of the Slovenian philosopher Slavoj Žižek and find out how he understands the concept of incarnation to think about Christianity. The notion of the incarnation of God will be thought of by the philosopher in a literal way, so that in this reading Christianity would maintain at its core an atheistic proposal, as it would be the only religion in which God actually dies, since God, when incarnating, he would be emptying himself completely and fully assuming human nature. By focusing on Žižek's texts on the theme of religion, we were able to analyze how the concept of the incarnation of God and the themes of Hegel's philosophy of religion appeared in Žižek's work. At various times Žižek claims to rely on a Hegelian reading of the concept of incarnation and at this point we were able to perceive how the Žižek ian reading on the theme of incarnation in Hegel is fragile and several times mistaken and confused. When trying to rely on Hegelian formulations and also on the proposals of Freudian and Lacanian psychoanalysis, Hegel is left aside and primacy is given to Lacanian thought. Žižek's reading on the theme of the incarnation of God goes beyond the merely theological sense, as the Slovenian philosopher sees Christianity as a strong discourse that sustains much of the Western worldview, and for that reason he seeks to emphasize the analysis and criticism of religion. Christian. However, Žižek's reading on the theme of incarnation raises several problems, mainly in relation to theological issues on which Žižek seeks to base his proposal on Christianity, and because he tries to base his proposal on Hegelian philosophy, he fails to make a reading that matches with the proposal of the German philosopher on the theme of the incarnation.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesReligião - TesesTeologia - TesesHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831Zizek, Slavoj, 1949-EncarnaçãoHegelZizekDeusEles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese versao final_13-03-2023.pdfTese versao final_13-03-2023.pdfTese corrigida Fabiano Veliqapplication/pdf1661983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/4/Tese%20versao%20final_13-03-2023.pdf28e9b7a98c56814edebb027aa8cb546dMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/516112023-04-05 10:41:08.775oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-05T13:41:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
title |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
spellingShingle |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel Fabiano Veliq Barbosa Encarnação Hegel Zizek Deus Filosofia - Teses Religião - Teses Teologia - Teses Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 Zizek, Slavoj, 1949- |
title_short |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
title_full |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
title_fullStr |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
title_full_unstemmed |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
title_sort |
Eles não sabem o que não querem saber : a apropriação Zizekiana do conceito de “encarnação de Deus” de Hegel |
author |
Fabiano Veliq Barbosa |
author_facet |
Fabiano Veliq Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leonardo Alves Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3902921444520629 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Joãosinho Beckenkamp |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carlos Roberto Drawin |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mirian Monteiro Kussumi |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Manuel Moreira da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3529545789104989 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiano Veliq Barbosa |
contributor_str_mv |
Leonardo Alves Vieira Joãosinho Beckenkamp Carlos Roberto Drawin Mirian Monteiro Kussumi Manuel Moreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Encarnação Hegel Zizek Deus |
topic |
Encarnação Hegel Zizek Deus Filosofia - Teses Religião - Teses Teologia - Teses Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 Zizek, Slavoj, 1949- |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Filosofia - Teses Religião - Teses Teologia - Teses Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 Zizek, Slavoj, 1949- |
description |
A presente tese tem como objetivo compreender como o filósofo esloveno Slavoj Zizek se apropria do conceito de encarnação de Deus elaborado por Hegel. Para tal objetivo, procuramos evidenciar a importância do conceito de encarnação para a história do cristianismo, bem como sua apropriação e centralidade para a teologia cristã. A partir disso, fomos capazes de nos voltar para o pensamento do filósofo esloveno Slavoj Žižek e averiguar como ele entende o conceito de encarnação para pensar o cristianismo. A noção de encarnação de Deus será pensada pelo filósofo de maneira literal, de forma que, nessa leitura, o cristianismo manteria uma proposta ateia em seu núcleo, pois seria a única religião em que Deus, de fato, morre, uma vez que Ele, ao encarnar, estaria se esvaziando completamente e assumindo plenamente a natureza humana. Ao nos determos nos textos de Žižek sobre o tema da religião, fomos capazes de analisar como o conceito de encarnação de Deus e os temas da filosofia da religião de Hegel apareciam na obra de Žižek. Em diversos momentos, Žižek se diz apoiar em uma leitura hegeliana sobre o conceito de encarnação e, nesse ponto, fomos capazes de perceber como a leitura Žižekiana sobre o tema da encarnação em Hegel é frágil e, várias vezes, equivocada e confusa. Ao tentar se apoiar nas formulações hegelianas e também nas propostas da psicanálise freudiana e lacaniana, Hegel é deixado de lado e é dada uma primazia para o pensamento lacaniano. A leitura de Žižek sobre o tema da encarnação de Deus extravasa o sentido meramente teológico, pois o filósofo esloveno vê o cristianismo como um forte discurso que sustenta muito da visão de mundo ocidental, e por isso ele procura dar ênfase à análise e crítica da religião cristã. No entanto, a leitura de Žižek sobre o tema da encarnação faz surgir diversos problemas, principalmente em relação às questões teológicas sobre as quais Žižek procura fundamentar a sua proposta acerca do cristianismo, e por tentar fundamentar sua proposta na filosofia hegeliana, não consegue fazer uma leitura que condiz com a proposta do filósofo alemão sobre o tema da encarnação. Concluímos nosso trabalho evidenciando que Žižek faz um uso bastante selecionado dos textos hegelianos sobre o tema da religião e que Žižek apresenta apenas resquícios de Hegel sobre a temática religiosa, pois o filósofo esloveno ignora de maneira deliberada o tema da ressurreição, que é central no cristianismo e central para Hegel. O diálogo entre Hegel e Žižek sobre o tema da encarnação de Deus mostra que Žižek não propõe, de fato, um diálogo com Hegel, mas faz um uso instrumental de Hegel e do cristianismo para discorrer sobre o tema da encarnação de Deus. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-05T13:41:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-05T13:41:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51611 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/4/Tese%20versao%20final_13-03-2023.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/5/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51611/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e9b7a98c56814edebb027aa8cb546d cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971105815724032 |