Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricio Guilherme Braganca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB
Resumo: Esta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias.
id UFMG_5b7a5b74958e2d5dbc2ec32399f5241b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C5GAB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling David Jose Ahouagi V de MagalhaesJorge Tadeu de Ramos NevesMauricio Guilherme Braganca2019-08-14T01:00:20Z2019-08-14T01:00:20Z2011-05-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GABEsta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesLogísticaCadeia de suprimentosRoteirizaçãoDistribuição físicaLogística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdfapplication/pdf3321913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/1/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdfaecb99cc2271d0aa443bb775f5b74613MD51TEXTmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain132677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/2/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtd992d595722a2f538159f9857426b85fMD521843/BUOS-9C5GAB2019-11-14 16:51:32.734oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C5GABRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:51:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
title Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
spellingShingle Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
Mauricio Guilherme Braganca
Logística
Cadeia de suprimentos
Roteirização
Distribuição física
Logística
Engenharia de transportes
title_short Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
title_full Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
title_fullStr Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
title_full_unstemmed Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
title_sort Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
author Mauricio Guilherme Braganca
author_facet Mauricio Guilherme Braganca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv David Jose Ahouagi V de Magalhaes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauricio Guilherme Braganca
contributor_str_mv David Jose Ahouagi V de Magalhaes
Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Cadeia de suprimentos
Roteirização
Distribuição física
topic Logística
Cadeia de suprimentos
Roteirização
Distribuição física
Logística
Engenharia de transportes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Logística
Engenharia de transportes
description Esta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T01:00:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T01:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/1/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/2/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aecb99cc2271d0aa443bb775f5b74613
d992d595722a2f538159f9857426b85f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971334047727616