Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias. |
id |
UFMG_5b7a5b74958e2d5dbc2ec32399f5241b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C5GAB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
David Jose Ahouagi V de MagalhaesJorge Tadeu de Ramos NevesMauricio Guilherme Braganca2019-08-14T01:00:20Z2019-08-14T01:00:20Z2011-05-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GABEsta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesLogísticaCadeia de suprimentosRoteirizaçãoDistribuição físicaLogística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdfapplication/pdf3321913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/1/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdfaecb99cc2271d0aa443bb775f5b74613MD51TEXTmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtmonografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain132677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/2/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txtd992d595722a2f538159f9857426b85fMD521843/BUOS-9C5GAB2019-11-14 16:51:32.734oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C5GABRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:51:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
title |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
spellingShingle |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA Mauricio Guilherme Braganca Logística Cadeia de suprimentos Roteirização Distribuição física Logística Engenharia de transportes |
title_short |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
title_full |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
title_fullStr |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
title_full_unstemmed |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
title_sort |
Logística de distribuição: análise dos benefícios gerados pela implantação de um software de roteirizaçao de veículos na empresa Ideal Expresso LTDA |
author |
Mauricio Guilherme Braganca |
author_facet |
Mauricio Guilherme Braganca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
David Jose Ahouagi V de Magalhaes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jorge Tadeu de Ramos Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauricio Guilherme Braganca |
contributor_str_mv |
David Jose Ahouagi V de Magalhaes Jorge Tadeu de Ramos Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Cadeia de suprimentos Roteirização Distribuição física |
topic |
Logística Cadeia de suprimentos Roteirização Distribuição física Logística Engenharia de transportes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Logística Engenharia de transportes |
description |
Esta monografia tem como objetivo abordar a logística de distribuição de mercadorias e descrever uma visão geral do processo da cadeia de suprimentos. Sabe-se que a atividade de transportes e distribuição de mercadorias representa a maior parte dos custos das empresas; cientes dessa situação, os gestores desse setor empresarial, cada vez mais buscam alternativas para minimizar o custo logístico dessas atividades, com novas ferramentas e inovações tecnológicas; dentre essas ferramentas, encontra-se a roteirização. Nessa perspectiva o presente estudo tem como principal objetivo analisar a viabilidade do uso do software de roteirização BR inCity para as atividades de transporte e distribuição de mercadorias à empresa Ideal Expresso Ltda; e quais seriam os benefícios que ele pode trazer à empresa em estudo. Pretende-se também com esta análise avaliar o desempenho prático do Software Router, sistema acadêmico de roteirização estudado durante o curso de especialização, e analisar os resultados alcançados em decorrência da comparação de dados entre o processo atualmente utilizado na empresa e os resultados alcançados com a simulação no software BR inCity como também o resultado alcançado na simulação no software acadêmico Router desenvolvido por Ballou(2006). Para a realização da pesquisa foram adotados procedimentos como pesquisa documental, estudo de caso e observação participante, na qual, foram coletados dados reais do processo de distribuição da empresa estudada. Com a concretização do corpus pôde-se realizar uma simulação, em que se processou os dados no software BR inCty, e de igual forma, no programa Router. Foram gerados gráficos relativos à análise do tempo despendido para cada cliente e o tempo de deslocamento dos veículos, de uma forma bem didática e de fácil entendimento, proporcionando ao gestor da empresa, ou mesmo ao leitor uma possibilidade de análise bem significativa. O que se pôde constatar, após o processamento desses dados pelo sistema, foi que houve redução na frota, diminuiu-se a ociosidade dos veículos e não houve retrabalho, ou seja, retorno de mercadorias. O que evidenciou a viabilidade do uso dos softwares de routeirização, no estudo em questão, BR inCity e Router pela Ideal Expresso Ltda., e possivelmente, demais empresas que visam minimizar os custos logísticos das atividades de transportes e distribuição de mercadorias. Faz-se relevante ressaltar que, com a minimização dos custos, pôdese vislumbrar que a empresa passa a ter uma condição de renovação de sua frota a cada dois anos, com a compra de um novo veículo de porte médio; o que ampliaria e, consequentemente, melhoraria a sua dinâmica atividade de transportes e distribuição de mercadorias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T01:00:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T01:00:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GAB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/1/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GAB/2/monografia_mauricio_guilherme_bragan_a_ufmg_2011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aecb99cc2271d0aa443bb775f5b74613 d992d595722a2f538159f9857426b85f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971334047727616 |