As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karine de Souza Resende
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50972
Resumo: Uma das características da Sociedade da Informação é o uso intenso de tecnologias da informação e conhecimento. Diante desta realidade, novas competências são requeridas dos profissionais como o bibliotecário, que precisa adquirir e aplicar conhecimentos, habilidades e capacidades para responder às demandas de seus usuários em um cenário de intensas mudanças de natureza tecnológica e social. O objetivo geral deste estudo foi identificar as competências necessárias para o bibliotecário desempenhar seu trabalho nesta nova sociedade. O profissional é constantemente desafiado a enfrentar as transformações e garantir o domínio de competências adequadas para o trabalho em um ambiente marcado por mudanças contínuas. Assim, caracterizar as competências dos bibliotecários no contexto da contemporaneidade da sociedade da informação apresenta-se como o problema desta pesquisa, que se justifica pela relevância da temática para a área da Ciência da Informação e para a sociedade, sobretudo em razão da abordagem cooperar para a atuação no mercado de trabalho e educação contínua do bibliotecário. A pesquisa, de natureza descritiva e com abordagem quantitativa, envolveu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário e, para a análise de dados, estatística descritiva e análise estatística e fatorial. Este modelo foi construído com base em 44 assertivas que representam competências para o desempenho profissional do bibliotecário. As competências foram divididas em sete categorias: Pesquisa e Avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão, Tendências e Fundamentos da Profissão, Tecnologia, Serviços de Referência e de Informação e Qualidades Pessoais. O questionário foi aplicado em 94 bibliotecários atuantes na cidade de Belo Horizonte (MG). A estatística descritiva embasou a análise dos dados, com o cálculo de medidas de frequência, médias e desvios padrão. Com o uso do software SPSS Statistics, a análise fatorial foi utilizada para examinar a relação entre as competências do modelo. A pesquisa bibliográfica, resultou na identificação de modelos consolidados na literatura e viabilizou a adaptação de um modelo de competências para subsidiar a elaboração do questionário. Os principais resultados da pesquisa indicam que as dez competências mais valorizadas, na opinião dos profissionais, para desempenho profissional, estão nas categorias Qualidades pessoais, Pesquisa e avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão e Tendências e Fundamentos da Profissão. Por outro lado, as dez competências menos importantes, considerando-se as médias, estão quase todas na categoria Tecnologia, Pesquisa e Avaliação e Qualidades Pessoais. Além disso, na análise fatorial, o fator 1 sintetizou a maioria das competências do modelo proposto, o que resultou em 34 competências neste grupo. Todas as categorias foram contempladas com pelo menos uma competência nesse fator. Acredita-se que os resultados do estudo representam um retrato condizente com a realidade atual do trabalho dos bibliotecários e que a pesquisa contribuiu para a área de conhecimento relativa ao estudo das competências dos bibliotecários, pois os resultados obtidos permitem o reconhecimento de evidências necessárias para o seu desempenho profissional.
id UFMG_60a4e788c6024a2ac7b0defab8dc3938
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50972
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Rodrigues Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6523065261260011Dalgiza Andrade OliveiraElisângela Cristina AganetteFrederico Cesar Mafra Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5436810492064352Karine de Souza Resende2023-03-17T10:48:02Z2023-03-17T10:48:02Z2021-12-17http://hdl.handle.net/1843/50972Uma das características da Sociedade da Informação é o uso intenso de tecnologias da informação e conhecimento. Diante desta realidade, novas competências são requeridas dos profissionais como o bibliotecário, que precisa adquirir e aplicar conhecimentos, habilidades e capacidades para responder às demandas de seus usuários em um cenário de intensas mudanças de natureza tecnológica e social. O objetivo geral deste estudo foi identificar as competências necessárias para o bibliotecário desempenhar seu trabalho nesta nova sociedade. O profissional é constantemente desafiado a enfrentar as transformações e garantir o domínio de competências adequadas para o trabalho em um ambiente marcado por mudanças contínuas. Assim, caracterizar as competências dos bibliotecários no contexto da contemporaneidade da sociedade da informação apresenta-se como o problema desta pesquisa, que se justifica pela relevância da temática para a área da Ciência da Informação e para a sociedade, sobretudo em razão da abordagem cooperar para a atuação no mercado de trabalho e educação contínua do bibliotecário. A pesquisa, de natureza descritiva e com abordagem quantitativa, envolveu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário e, para a análise de dados, estatística descritiva e análise estatística e fatorial. Este modelo foi construído com base em 44 assertivas que representam competências para o desempenho profissional do bibliotecário. As competências foram divididas em sete categorias: Pesquisa e Avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão, Tendências e Fundamentos da Profissão, Tecnologia, Serviços de Referência e de Informação e Qualidades Pessoais. O questionário foi aplicado em 94 bibliotecários atuantes na cidade de Belo Horizonte (MG). A estatística descritiva embasou a análise dos dados, com o cálculo de medidas de frequência, médias e desvios padrão. Com o uso do software SPSS Statistics, a análise fatorial foi utilizada para examinar a relação entre as competências do modelo. A pesquisa bibliográfica, resultou na identificação de modelos consolidados na literatura e viabilizou a adaptação de um modelo de competências para subsidiar a elaboração do questionário. Os principais resultados da pesquisa indicam que as dez competências mais valorizadas, na opinião dos profissionais, para desempenho profissional, estão nas categorias Qualidades pessoais, Pesquisa e avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão e Tendências e Fundamentos da Profissão. Por outro lado, as dez competências menos importantes, considerando-se as médias, estão quase todas na categoria Tecnologia, Pesquisa e Avaliação e Qualidades Pessoais. Além disso, na análise fatorial, o fator 1 sintetizou a maioria das competências do modelo proposto, o que resultou em 34 competências neste grupo. Todas as categorias foram contempladas com pelo menos uma competência nesse fator. Acredita-se que os resultados do estudo representam um retrato condizente com a realidade atual do trabalho dos bibliotecários e que a pesquisa contribuiu para a área de conhecimento relativa ao estudo das competências dos bibliotecários, pois os resultados obtidos permitem o reconhecimento de evidências necessárias para o seu desempenho profissional.One of the characteristics of the Information Society is the intense use of information technologies and knowledge. In this reality, new competencies are required of professionals such as the librarian, who needs to acquire and apply knowledge, skills and abilities to respond to these demands in a scenario of intense technological and social changes. The general objective of the research was to identify the librarian’s competencies for their professional performance in this new society. The professional is constantly challenged to face the transformations and ensure appropriate skills for work in an environment marked by continuous changes. Thus, characterizing the competencies of librarians in the context of the contemporaneity of the Information Society is the problem of this research, which is justified by the relevance of the theme for the area of Information Science and society, mainly due to the approach to cooperate for the performance in the labor market and continuous education of the librarian. The descriptive research, with a quantitative approach, used for data collection the bibliographic research and a questionnaire and, for data analysis, descriptive statistics and factor analysis. This model was built with 44 statements that represent competencies for the professional performance of the librarian. The competencies they were divided into seven categories: Research and Evaluation, Continuing Education and Professional Development, Administration and Supervision, Trends and Fundamentals of the Profession, Technology, Reference services and Information and Personal Qualities. The questionnaire was applied to 94 librarians of the city of Belo Horizonte, Brazil. Descriptive statistics supported data analysis with the calculation of frequencies, means and standard deviations. With the software SPSS Statistics factor analysis was used to examine the relationships among the competencies of the model. The bibliographic research resulted in the identification of models consolidated in the literature and enabled the adaptation of a model of competencies model to support the preparation of the questionnaire. The main results of the research indicate that ten competencies most valued, in the opinion of professionals, are in the categories Personal qualities, Research and evaluation, Continuing Education and Professional Development, Administration and Supervision and Trends and Fundamentals of the Profession. On the other hand, the ten least important competencies, considering the averages, are almost all in the category Technology, Research and Evaluation and Personal Qualities. Moreover, in factor analysis, factor 1 synthesized the majority of competencies of the proposed model, which meant the grouping of 34 competencies in this group. All categories were contemplated with at least some competency in this factor. It is believed that the results of the study represent a picture consistent with the current reality of the work of librarians and that the research contributed to the area of knowledge related to the study of professional competency, because the results obtained allow the recognition of evidence necessary for their professional performance.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do ConhecimentoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoBibliotecáriosCompetência em informaçãoDesempenhoEstatística de bibliotecasEducação permanenteBibliotecáriosCompetênciaCompetência do bibliotecárioEstatística descritivaAnálise fatorialAs competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissionalThe librarian's competencies in Information Society: the professional's point of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_As competências do bibliotecário na sociedade da informação.pdfDissertação_As competências do bibliotecário na sociedade da informação.pdfapplication/pdf5193708https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50972/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_As%20compet%c3%aancias%20do%20bibliotec%c3%a1rio%20na%20sociedade%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdfd2fc2c4b307485a2ab7f3640e1840210MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50972/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/509722023-03-17 07:48:02.904oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-17T10:48:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The librarian's competencies in Information Society: the professional's point of view
title As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
spellingShingle As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
Karine de Souza Resende
Bibliotecários
Competência
Competência do bibliotecário
Estatística descritiva
Análise fatorial
Ciência da informação
Bibliotecários
Competência em informação
Desempenho
Estatística de bibliotecas
Educação permanente
title_short As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
title_full As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
title_fullStr As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
title_full_unstemmed As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
title_sort As competências do bibliotecário na Sociedade da Informação: o ponto de vista do profissional
author Karine de Souza Resende
author_facet Karine de Souza Resende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6523065261260011
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalgiza Andrade Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elisângela Cristina Aganette
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5436810492064352
dc.contributor.author.fl_str_mv Karine de Souza Resende
contributor_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
Dalgiza Andrade Oliveira
Elisângela Cristina Aganette
Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecários
Competência
Competência do bibliotecário
Estatística descritiva
Análise fatorial
topic Bibliotecários
Competência
Competência do bibliotecário
Estatística descritiva
Análise fatorial
Ciência da informação
Bibliotecários
Competência em informação
Desempenho
Estatística de bibliotecas
Educação permanente
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
Bibliotecários
Competência em informação
Desempenho
Estatística de bibliotecas
Educação permanente
description Uma das características da Sociedade da Informação é o uso intenso de tecnologias da informação e conhecimento. Diante desta realidade, novas competências são requeridas dos profissionais como o bibliotecário, que precisa adquirir e aplicar conhecimentos, habilidades e capacidades para responder às demandas de seus usuários em um cenário de intensas mudanças de natureza tecnológica e social. O objetivo geral deste estudo foi identificar as competências necessárias para o bibliotecário desempenhar seu trabalho nesta nova sociedade. O profissional é constantemente desafiado a enfrentar as transformações e garantir o domínio de competências adequadas para o trabalho em um ambiente marcado por mudanças contínuas. Assim, caracterizar as competências dos bibliotecários no contexto da contemporaneidade da sociedade da informação apresenta-se como o problema desta pesquisa, que se justifica pela relevância da temática para a área da Ciência da Informação e para a sociedade, sobretudo em razão da abordagem cooperar para a atuação no mercado de trabalho e educação contínua do bibliotecário. A pesquisa, de natureza descritiva e com abordagem quantitativa, envolveu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário e, para a análise de dados, estatística descritiva e análise estatística e fatorial. Este modelo foi construído com base em 44 assertivas que representam competências para o desempenho profissional do bibliotecário. As competências foram divididas em sete categorias: Pesquisa e Avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão, Tendências e Fundamentos da Profissão, Tecnologia, Serviços de Referência e de Informação e Qualidades Pessoais. O questionário foi aplicado em 94 bibliotecários atuantes na cidade de Belo Horizonte (MG). A estatística descritiva embasou a análise dos dados, com o cálculo de medidas de frequência, médias e desvios padrão. Com o uso do software SPSS Statistics, a análise fatorial foi utilizada para examinar a relação entre as competências do modelo. A pesquisa bibliográfica, resultou na identificação de modelos consolidados na literatura e viabilizou a adaptação de um modelo de competências para subsidiar a elaboração do questionário. Os principais resultados da pesquisa indicam que as dez competências mais valorizadas, na opinião dos profissionais, para desempenho profissional, estão nas categorias Qualidades pessoais, Pesquisa e avaliação, Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, Administração e Supervisão e Tendências e Fundamentos da Profissão. Por outro lado, as dez competências menos importantes, considerando-se as médias, estão quase todas na categoria Tecnologia, Pesquisa e Avaliação e Qualidades Pessoais. Além disso, na análise fatorial, o fator 1 sintetizou a maioria das competências do modelo proposto, o que resultou em 34 competências neste grupo. Todas as categorias foram contempladas com pelo menos uma competência nesse fator. Acredita-se que os resultados do estudo representam um retrato condizente com a realidade atual do trabalho dos bibliotecários e que a pesquisa contribuiu para a área de conhecimento relativa ao estudo das competências dos bibliotecários, pois os resultados obtidos permitem o reconhecimento de evidências necessárias para o seu desempenho profissional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-17T10:48:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-17T10:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50972
url http://hdl.handle.net/1843/50972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50972/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_As%20compet%c3%aancias%20do%20bibliotec%c3%a1rio%20na%20sociedade%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50972/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d2fc2c4b307485a2ab7f3640e1840210
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970973043982336