Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37141 |
Resumo: | Dados recentes sobre o nascimento, a vida e a morte do compositor, teórico e performer carioca Lino José Nunes (1789-1847) e seu legado musical conhecido até o momento sugerem ser ele autor do cromatismo mais exacerbado nas Américas até, pelo menos, a primeira metade do século XIX. Este pioneirismo se torna ainda mais relevante ao descobrirmos que ele foi filho de ex-escrava e pai desconhecido. Seguindo e avançando os passos de outro afro-brasileiro – seu mestre, o Padre José Maurício Nunes Garcia, Lino José deixou obras nas searas popular e erudita e se destacou nos grupos musicais mais importantes da Primeira Regência Imperial no Rio de Janeiro. Este estudo analisa o estilo cromático de Lino José Nunes, que se revela nos níveis didático (o círculo das quintas), ornamental (notas e acordes de passagem), funcional (dominantes secundárias e acordes de empréstimo, modulações próximas e distantes) e na relação texto-música (o cromatismo como índice de tristeza e ansiedade). |
id |
UFMG_62648c23a1f28a0a4604ae3dfcd44197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37141 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-07-30T14:43:33Z2021-07-30T14:43:33Z20175111223179937http://hdl.handle.net/1843/37141Dados recentes sobre o nascimento, a vida e a morte do compositor, teórico e performer carioca Lino José Nunes (1789-1847) e seu legado musical conhecido até o momento sugerem ser ele autor do cromatismo mais exacerbado nas Américas até, pelo menos, a primeira metade do século XIX. Este pioneirismo se torna ainda mais relevante ao descobrirmos que ele foi filho de ex-escrava e pai desconhecido. Seguindo e avançando os passos de outro afro-brasileiro – seu mestre, o Padre José Maurício Nunes Garcia, Lino José deixou obras nas searas popular e erudita e se destacou nos grupos musicais mais importantes da Primeira Regência Imperial no Rio de Janeiro. Este estudo analisa o estilo cromático de Lino José Nunes, que se revela nos níveis didático (o círculo das quintas), ornamental (notas e acordes de passagem), funcional (dominantes secundárias e acordes de empréstimo, modulações próximas e distantes) e na relação texto-música (o cromatismo como índice de tristeza e ansiedade).Recent data on the birth, life and death of Brazilian composer, theorist and performer Lino José Nunes (1789-1847) and his musical legacy known to date suggest that he is the author of the most exacerbated chromaticism in the Americas until at least the first half of the nineteenth century. This pioneering spirit becomes even more significant when we discover that he was the son of a former slave and unknown father. Following in and advancing the footsteps of another mulatto - his master, Father José Maurício Nunes Garcia, Lino José left works in popular and classical fields and excelled in the most important music ensembles of the Brazilian First Empire in Rio de Janeiro. This study analyzes Lino José Nunes’s chromatic style which is revealed at pedagogical (the circle of fifths), ornamental (passing notes and chords), functional (secondary dominants, borrowed chords) and textpainting (chromaticism as sadness and anxiety indexes) levels.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTORevista VórtexAnálise musicalPerformance musicalLino José NunesCromatismo na música brasileiraTratados de música no BrasilModinhas brasileiras imperiaisLino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix?Lino josé nunes (1789-1847): an afro-brazilian would be the most chromatic composer of the americas up to mid-19th century?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/1854Fausto Borémapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37141/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALLino José Nunes (1789-1847) - um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das Américas até meados do século XIX.pdfLino José Nunes (1789-1847) - um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das Américas até meados do século XIX.pdfapplication/pdf656786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37141/2/Lino%20Jos%c3%a9%20Nunes%20%281789-1847%29%20-%20um%20afro-brasileiro%20seria%20o%20compositor%20mais%20crom%c3%a1tico%20das%20Am%c3%a9ricas%20at%c3%a9%20meados%20do%20s%c3%a9culo%20XIX.pdf98daa3ab19c53dc81e4401947c184844MD521843/371412021-07-30 11:43:33.655oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-30T14:43:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Lino josé nunes (1789-1847): an afro-brazilian would be the most chromatic composer of the americas up to mid-19th century? |
title |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
spellingShingle |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? Fausto Borém Lino José Nunes Cromatismo na música brasileira Tratados de música no Brasil Modinhas brasileiras imperiais Análise musical Performance musical |
title_short |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
title_full |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
title_fullStr |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
title_full_unstemmed |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
title_sort |
Lino josé nunes (1789-1847): um afro-brasileiro seria o compositor mais cromático das américas até meados do século xix? |
author |
Fausto Borém |
author_facet |
Fausto Borém |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fausto Borém |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lino José Nunes Cromatismo na música brasileira Tratados de música no Brasil Modinhas brasileiras imperiais |
topic |
Lino José Nunes Cromatismo na música brasileira Tratados de música no Brasil Modinhas brasileiras imperiais Análise musical Performance musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Análise musical Performance musical |
description |
Dados recentes sobre o nascimento, a vida e a morte do compositor, teórico e performer carioca Lino José Nunes (1789-1847) e seu legado musical conhecido até o momento sugerem ser ele autor do cromatismo mais exacerbado nas Américas até, pelo menos, a primeira metade do século XIX. Este pioneirismo se torna ainda mais relevante ao descobrirmos que ele foi filho de ex-escrava e pai desconhecido. Seguindo e avançando os passos de outro afro-brasileiro – seu mestre, o Padre José Maurício Nunes Garcia, Lino José deixou obras nas searas popular e erudita e se destacou nos grupos musicais mais importantes da Primeira Regência Imperial no Rio de Janeiro. Este estudo analisa o estilo cromático de Lino José Nunes, que se revela nos níveis didático (o círculo das quintas), ornamental (notas e acordes de passagem), funcional (dominantes secundárias e acordes de empréstimo, modulações próximas e distantes) e na relação texto-música (o cromatismo como índice de tristeza e ansiedade). |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-30T14:43:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-30T14:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37141 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
23179937 |
identifier_str_mv |
23179937 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Vórtex |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37141/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37141/2/Lino%20Jos%c3%a9%20Nunes%20%281789-1847%29%20-%20um%20afro-brasileiro%20seria%20o%20compositor%20mais%20crom%c3%a1tico%20das%20Am%c3%a9ricas%20at%c3%a9%20meados%20do%20s%c3%a9culo%20XIX.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 98daa3ab19c53dc81e4401947c184844 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971061161066496 |