Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144 http://hdl.handle.net/1843/51522 https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 |
Resumo: | Estudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Os resultados de tal avaliação serão publicados futuramente. |
id |
UFMG_62a84590f9854ffc3faf083aea9721b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51522 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-03T20:58:57Z2023-04-03T20:58:57Z2017-09-062250144160https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p1441518-2924http://hdl.handle.net/1843/51522https://orcid.org/0000-0003-0503-3031Estudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Os resultados de tal avaliação serão publicados futuramente.Empirical studies have suggested limitations on the form of application of gamification mechanics in the context of online education. These mechanics have been applied without reference to a theoretical model dedicated to this type of education. The objective of the paper is to propose a model for a gamified platform for online education that contributes to a more participatory learning, taking into account the different student profiles. Based on literature review about approaches to gamification systems design, a set of steps was followed in order to develop a generic model for a framework dedicated to online education. The model proposed is based on the Educational Gamification Design Principles proposed by Dicheva et al. (2015). The model may contribute to the promotion of participatory learning, taking into account the different student profiles. The results of such evaluation will be published in the future.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoGamificaçãoEnsino à distânciaGamificaçãoEADGamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativaGamification in online education: proposal for a participatory learning modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p144Fabiana Bigão SilvaMarcello Peixoto Baxapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51522/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALGamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativaGamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativaapplication/pdf877128https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51522/2/Gamifica%c3%a7%c3%a3o%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20online%3a%20proposta%20de%20modelo%20para%20a%20aprendizagem%20participativa273a944e621d26adf3aeaf589c722a93MD521843/515222023-04-03 18:03:39.185oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-03T21:03:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Gamification in online education: proposal for a participatory learning model |
title |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
spellingShingle |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa Fabiana Bigão Silva Gamificação EAD Gamificação Ensino à distância |
title_short |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
title_full |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
title_fullStr |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
title_full_unstemmed |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
title_sort |
Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa |
author |
Fabiana Bigão Silva |
author_facet |
Fabiana Bigão Silva Marcello Peixoto Bax |
author_role |
author |
author2 |
Marcello Peixoto Bax |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiana Bigão Silva Marcello Peixoto Bax |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação EAD |
topic |
Gamificação EAD Gamificação Ensino à distância |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação Ensino à distância |
description |
Estudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Os resultados de tal avaliação serão publicados futuramente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-03T20:58:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-03T20:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51522 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-2924 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 |
url |
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144 http://hdl.handle.net/1843/51522 https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 |
identifier_str_mv |
1518-2924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51522/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51522/2/Gamifica%c3%a7%c3%a3o%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20online%3a%20proposta%20de%20modelo%20para%20a%20aprendizagem%20participativa |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 273a944e621d26adf3aeaf589c722a93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801677008310108160 |