O encontro entre a educação formal e não formal no Programa Escola Integrada: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Campos e Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WJ4W
Resumo: As parcerias entre as organizações não governamentais (ONGs) e as escolas públicas têm crescido acentuadamente no Brasil. Em Belo Horizonte, o Programa Escola Integrada (PEI) é um exemplo de política pública que propõe a construção de parcerias entre as escolas e os projetos já existentes, indicando, assim, um encontro entre a educação formal e a educação não formal. Diante desse cenário, este estudo busca investigar como se deu o processo de construção da parceria entre as ONGs e o PEI e quais as mudanças que ocorrem nas práticas educativas de uma ONG quando esta passa a atuar em um programa desenvolvido na escola formal. Assim, através de entrevistas e de observações participantes, este trabalho demarcou quais os elementos que se aproximam e quais os que se distanciam das práticas educativas desenvolvidas na escola e de que maneira essas aproximações e distanciamentos se articulam no sentido de ampliar as possibilidades educativas no contexto da Educação Integral. As análises dos dados apontam que a frequência das crianças no projeto, as condições de trabalho dos sujeitos da ONG e da escola, a relação construída entre educador e educando, a autonomia, as formas de participação, a relação com a (in)disciplina, a dialogicidade e as interfaces com a família e a comunidade são alguns pontos que aparecem tanto em termos de tensões quanto em termos de avanços e possibilidades.
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